Estou a tanto tempo ou estou há tanto tempo?

Perguntado por: Flávio Rui Rodrigues Simões  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

A forma correta é “ muito tempo”.
O verbo “haver” substitui o verbo “fazer”, quando se refere a tempo passado.

Estou a muito tempo ou há muito tempo?

Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.

Está a mais tempo ou está há mais tempo?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Estou a pouco tempo ou estou há pouco tempo?

Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo. A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.

Qual a diferença entre a tempo e há tempo?

A tempo significa em / com tempo. Há tempo, de sua vez, corresponde a faz tempo.

AJUDA ME ARMANDO FILHO

32 questões relacionadas encontradas

O que significa há um tempo?

HÁ TEMPO = O verbo haver em há tempo indica tempo decorrido e pode ser substituído por faz: Estamos morando em Aracaju há tempo.

Qual o correto em tempo ou a tempo?

A locução "a tempo" significa "na hora certa", "no momento oportuno". Também podemos usar "em tempo". Portanto, a construção estaria correta assim: "Os policiais não chegaram A TEMPO de prender o assaltante".

Como se escreve a poucos dias?

A expressão a pouco é sinônima de dentro de pouco tempo, em breve, dentro em breve, logo, daqui a instantes etc. A preposição a é utilizada para indicar tempo futuro. Espere por ela, ela chegará daqui a pouco. Estamos a poucos dias da volta às aulas.

Como se escreve há algum tempo ou a algum tempo?

A forma correta é “há muito tempo”.

O verbo “haver” substitui o verbo “fazer”, quando se refere a tempo passado. Ex¹: Faz muito tempo que não falo com ela. Ex²: Há muito tempo não falo com ela.

Como se escreve daqui a pouco ou daqui há pouco?

CONCLUSÃO. Concluindo com a certeza de que você não voltará a ter dúvidas quando a frase tiver ideia de tempo, não esqueça de que o “há” somente olha para o passado e não combina com o “daqui”. Por fim, lembre-se de que, quando quiser se referir a um tempo curto, que ainda acontecerá, o certo é “daqui A pouco”.

Como se escreve a mais tempo?

Há mais significa, basicamente, que “existe(m) mais”; pode ter o sentido de “decorrido determinado tempo para trás” – tempo passado.

É amais ou a mais?

A expressão a mais é usada também para acrescentar uma informação a algo que já tinha sito dito anteriormente, sendo sinônimo de além disso, além do mais, aliás, ademais. A mais, não via nenhum motivo para explicar minhas escolhas. A mais, já não há mais nada para ser falado.

Como saber se a frase está correta?

FLiP: corretor ortográfico e sintático

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

Estou a muitos anos?

Há muitos anos atrás é uma expressão redundante. O correto é: há muitos anos. Dica! Para saber se é correto escrever há, substitua há por faz e verifique se mantém o sentido.

Como há muito tempo?

Como há muito tempo ou como a muito tempo ?
  1. Quando usar “como há muito tempo”: Quando vc fala de algo que já ocorreu. ...
  2. Quando usar “como a muito tempo”: (1) NUNCA !!!!! ...
  3. Quando usar “como a” Quando vc compara algo. ...
  4. NOTA TECNOLÓGICA. ...
  5. (AINDA) NEM TUDO SE SABE !!!

Como se escreve a anos ou há anos?

Quando escrever “há anos” ou “a anos”?
  1. Há anos.
  2. OBS: Os verbos haver e fazer, quando estão indicando tempo passado, não devem ser colocados no plural. O haver também não vai para o plural quando adota o sentido de “existir”. Exemplos:
  3. A anos.

Faz um tempo ou há um tempo?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Quando se utiliza o há?

A: A mãe foi a pé. Á: A água está fria. À: Hoje à noite iremos à praia. Há: Há quantos anos não te via!
...
Ocorre também quando o verbo haver indica tempo passado, sendo sinônimo de faz ou tem:
  1. Há quanto tempo!
  2. Há muitos anos que não te via.
  3. Estou esperando há vinte minutos.
  4. Já sou veterinária há quatro anos.
  5. ...

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Como se escreve a poucos minutos?

Há pouco é utilizado para indicar tempo decorrido, algo que aconteceu no passado. Exemplo: Ele passou aqui há pouco procurando por você. A pouco é utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, algo que acontecerá no futuro.

Como escrever a um tempo atrás?

Você já sabe que ambas as frases estão incorretas, pois não se usa "atrás" em uma frase com o verbo "há" no sentido de tempo transcorrido. Portanto, nunca use "há tanto tempo atrás ou há tempo atrás". Prefira sempre usar "há tanto tempo ou há tempo".

O que quer dizer a expressão anos a fio?

Não existe propriamente a locução “anos a fio”. O que há é a locução “a fio”, que significa “seguidamente, sem interrupção, sem descanso”, e que pode vir acompanhada de medidas de tempo variadas: “horas a fio”, “dias a fio”, “semanas a fio” etc.

O que acontece ao mesmo tempo?

Significado de Concomitante

adjetivo Que acontece ao mesmo tempo que outra coisa; simultâneo.

Como se usa o termo em tempo?

em tempo: «expondo-se a; correndo o perigo de; ex.: "atravessou com o sinal fechado, em tempo de ser atropelado"». em tempo: «oportunamente».

Porque há tempo para todas as coisas?

Em Eclesiastes 3:1, diz que Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Por isto devemos entender que o tempo e dado a nos de graça por Deus, no entanto, ele e tão valioso que não tem preço.

Artigo anterior
O que são linfonodos benignos?
Artigo seguinte
Qual a fortuna de Jorge Paulo?