Estou a muitos anos?

Perguntado por: Isabel Daniela Baptista Figueiredo Vieira  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Estou a muito tempo ou há muito tempo?

Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.

Estou a dias ou há dias?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Estou a dez anos ou estou há dez anos?

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».

Estou a pouco tempo ou há pouco tempo?

“Há pouco” sempre será usado quando se tratar do verbo haver com a ideia de tempo passado. Nesse caso, haver pode ser substituído pelo verbo fazer.

ESTOU A MUITOS ANOS TREINANDO PRA COMPETIR | CORTANDO IDEIAS

31 questões relacionadas encontradas

Como se escreve há algum tempo ou a algum tempo?

A forma correta é “há muito tempo”.

O verbo “haver” substitui o verbo “fazer”, quando se refere a tempo passado. Ex¹: Faz muito tempo que não falo com ela. Ex²: Há muito tempo não falo com ela.

Como se escreve a poucos dias?

A expressão a pouco é sinônima de dentro de pouco tempo, em breve, dentro em breve, logo, daqui a instantes etc. A preposição a é utilizada para indicar tempo futuro. Espere por ela, ela chegará daqui a pouco. Estamos a poucos dias da volta às aulas.

Como escrever a 10 anos?

A expressão há dez anos, sem o advérbio atrás, é a forma mais correta. A expressão há dez anos atrás, embora redundante, é a mais utilizada pelos falantes.

Como se escreve a 7 anos?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Como escrever a dez anos?

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Como se escreve a dias?

Estou há dias, a dias ou à dias?
  1. Pergunta: Bom dia Prof. Dílson. ...
  2. Resposta: Na frase apresentada há a indicação de tempo decorrido, que deve ser representada por haver.
  3. fazer, na terceira pessoa do singular. Ademais, não se usa crase se o.
  4. a.
  5. – Estou há dias ensaiando para falar com você.

Estou a uma hora ou há uma hora?

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” ... É sempre bom lembrar que se deve evitar o uso do advérbio atrás com o verbo haver, criando um pleonasmo na tentativa de reforçar a ideia de passado. Deve-se dizer: há uma hora ou uma hora atrás.

Qual a diferença entre a Ou há?

A dica mais importante para entender a diferença entre eles é lembrar que HÁ com agá é verbo (forma do verbo HAVER) e por isso pode ser substituído por outro verbo. ... Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.

Está a quanto tempo ou está há quanto tempo?

Há ou a na expressão de tempo. Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Como há muito tempo?

Como há muito tempo ou como a muito tempo ?
  1. Quando usar “como há muito tempo”: Quando vc fala de algo que já ocorreu. ...
  2. Quando usar “como a muito tempo”: (1) NUNCA !!!!! ...
  3. Quando usar “como a” Quando vc compara algo. ...
  4. NOTA TECNOLÓGICA. ...
  5. (AINDA) NEM TUDO SE SABE !!!

Que dura há muito tempo?

Que dura muito tempo: 1 durável, duradeiro, longo, contínuo, duradoiro, durador, eterno, imperecível, infindável, longevo, perdurável, perenal, perene, permanente, perpétuo, prolongado, sempiterno.

Como se escreve a 5 anos atrás?

Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.

Como se escreve a 20 anos atrás?

Embora seja comumente utilizada pelos falantes da língua portuguesa, a expressão há vinte anos atrás é considerada como um pleonasmo vicioso. A expressão correta é há vinte anos.

Qual o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Foi a um ano atrás?

Há um ano atrás: Está errado, pois, "Há" indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o "atrás". Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração. Exemplos: “Há um ano que não bebo cerveja.”

Como escrever a um tempo atrás?

Você já sabe que ambas as frases estão incorretas, pois não se usa "atrás" em uma frase com o verbo "há" no sentido de tempo transcorrido. Portanto, nunca use "há tanto tempo atrás ou há tempo atrás". Prefira sempre usar "há tanto tempo ou há tempo".

Como escrever a tempo?

A locução "a tempo" significa "na hora certa", "no momento oportuno". Também podemos usar "em tempo". Portanto, a construção estaria correta assim: "Os policiais não chegaram A TEMPO de prender o assaltante".

Estou a pouco tempo?

Há pouco é utilizado para indicar tempo decorrido, algo que aconteceu no passado. Exemplo: Ele passou aqui há pouco procurando por você. A pouco é utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, algo que acontecerá no futuro.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Faz dois anos ou fazem dois anos?

Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.

Artigo anterior
O que ajuda a diminuir a barriga?
Artigo seguinte
Qual o raio de um sensor de presença?