Está sujeito a tem crase?

Perguntado por: David Mateus Garcia  |  Última atualização: 21. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

Sujeito a multa ou sujeito à multa? Depende. A expressão é sujeito a, onde aparece claramente a preposição "a". Se a palavra que se seguir for empregada em sentido genérico, isto é, não for determinada por artigo nem pelos demonstrativos “aquele”, “aquela” ou “aquilo” e seus plurais, não haverá como ocorrer crase.

Está sujeito a crase?

Segue um exemplo: 1-O infrator está sujeito a multa. 2-O infrator está sujeito à multa de R$ 100,00. Em ambas as frases, há a preposição “a” (quem está sujeito, está sujeito A algo).

Tem crase antes do sujeito?

Não se usa crase diante de vocábulo que exerça a função de sujeito nem diante de objeto direto: Quando se aproximava a tarde, a moça largava as roupas secando.

Estava sujeito a sanções penais tem crase?

Se, genericamente, construirmos – O usuário está sujeito a multa –, a crase deixa de ocorrer porque não se trata de multa definida: sujeito a qualquer multa. Crase haverá agora: O usuário está sujeito à multa de R$ 200,00.

Está a tem crase?

Um ótimo recurso para comprovar o uso ou não da crase é substituir o substantivo feminino por um masculino. Se o "a" se transformar em "ao", há crase. Há crase em "àquele(s)", "àquela(s)" e "àquilo" se esses pronomes puderem ser trocados, respectivamente, por "a este(s)", "a esta(s)" e "a isto".

QUANDO USAR A CRASE: SAIBA AS REGRAS | QUER QUE EU DESENHE?

15 questões relacionadas encontradas

Quanto a ou a?

Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o a será craseado – lembrando que crase é a junção da preposição a com o artigo definido a (s). Exemplos: Quanto à proposta de trabalho, terei de recusá-la.

Está a Ou está a?

á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).

Como se escreve sujeito a multa?

A palavra, quando tomada em seu sentido genérico, não admite o uso de artigo definido, motivo pelo qual nem sempre ocorre crase antes de palavras femininas precedidas de preposição "a". Exemplos disso são construções como: "sujeito a multa", "escrever a tinta", "doação a instituição beneficente" e tantas outras.

Está sujeito a alterações?

Quando algo está "sujeito a alteração", significa que as condições, termos ou informações podem ser modificados sem aviso prévio.

Está associado a ou a?

O verbo associar pede a preposição "a" (regência)para se ligar ao seu complemento. Associar "a" ( algo ou alguém).

Como saber se a crase ou não?

A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

Foi submetido a tem crase?

Antes do Artigo Indefinido [Uma]: Foi submetido a uma cirurgia. Exceção: Quando "uma" designa hora: Chegou à uma hora (verif: ao meio-dia). Antes das Formas de Tratamento: Escreverei a Vossa Excelência.

Foi a feira tem crase?

Observe que o verbo ir requer a preposição a e o substantivo cidade pede o artigo a. 1. Preposição a + artigos a, as: Fui à feira ontem.

Por que separado?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Porque por quê ou porquê?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

O que significa sujeito a multa?

Substantivo feminino antecedido do artigo definido, no singular (a) ou no plural (as). Ex.: "Seu carro está sujeito à multa prevista em Lei" (sujeito a + a multa = sujeito à multa) ou "O infrator estará sujeito às penalidades constantes do artigo X do Código Penal" (sujeito a + as penalidades = sujeito às penalidades).

Onde está o sujeito?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

O que é sujeito à disponibilidade?

"Na realidade essa frase é um artifício utilizado para isentar o prestador de serviço do compromisso da entrega do produto, pois quando a empresa condiciona a entrega mediante disponibilidade no estoque, consegue driblar a Legislação e de certa forma, esquivando-se de cumprir a entrega."

Como escrever sujeito a Guincho?

A frase do topo escrita corretamente fica assim: Residente na Rua Joana Sartóri. Não estacione! Sujeito a GUINCHO. Nada pode estar sujeito a um objeto que, neste caso, é o guincho, mas sim a uma ação, que seria a de guinchamento.

Está sujeito sinônimo?

5 suscetível, passível, exposto, vulnerável, capaz. Exemplo: Este projeto está sujeito a alterações, conforme o orçamento disponível. Que está predisposto ou inclinado a algo: 6 predisposto, disposto, inclinado, propenso, tendente, habituado, atreito, treito.

Como usar a palavra sujeito?

O sujeito pode ser pessoa, coisa ou animal que pratica ou sofre a ação verbal.
  1. Sujeito é um termo essencial da oração, aquele sobre o qual se declara alguma coisa. ...
  2. O que é o sujeito? ...
  3. Celina está cansada de trabalhar. ...
  4. Ela está cansada de trabalhar. ...
  5. Celina está cansada de trabalhar. ...
  6. As minhas férias acabam de começar.

Está a sua espera tem crase?

Locuções adverbiais femininas “À maneira de”, “À moda de”, “À custa de”, “À procura de”, “À espera de”, “À medida que” e “À proporção que” são sempre craseadas. Destacamos “À moda” porque é um caso raro em que a crase pode anteceder um nome masculino, como na frase Fiz um gol à Neymar — Fiz um gol à (moda de) Neymar.

Tem crase em a vista?

Hoje, contudo, o modo mais apropriado de escrever é venda à vista. Temos aí uma falsa crase. O acento se justifica para evitar possível ambiguidade, isto é, duplicidade de sentido.

Artigo anterior
Qual a diferença entre crosta e litosfera?
Artigo seguinte
Qual objetivo de trabalhar o numeral 2 na educação infantil?