Está ligada a ou a?

Perguntado por: Luciana Carlota Assunção Nunes Garcia  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Vejamos: 1) Se empregarmos o verbo ligar com valor de «unir/pôr em comunicação», então a preposição regida é a («ligar a alguma coisa»): a. «Ela ligou a borracha ao lápis com cola.»

Está relacionada à ou a?

Apenas ocorre crase quando há a presença da preposição e do artigo definido feminino: a (preposição) + a (artigo definido feminino) = à. Na locução em relação a, já está presente a preposição a.

Estou há ou a?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Quem resiste A ou A?

No seu sentido pleno, o verbo resistir pede por complemento a preposição a: «resistir a ...». Se vier acompanhado de uma palavra feminina, haverá crase nesse a: « Resistir à paixão ...»

É igual a tem acento?

A dúvida é: A nossa reivindicação é igual a ou à dos aposentados? A resposta é: A nossa reivindicação é igual à dos aposentados. Devemos usar o acento grave indicativo da crase sempre que ocorre a fusão de duas vogais iguais. O caso mais conhecido é o da contração da preposição "a" com o artigo definido "a".

ESTAR, ESTÁ ou ESTA? Aprenda a diferença e saiba usá-los corretamente || Aula de Português

41 questões relacionadas encontradas

É igual a ou igual a?

Vejamos: igual é um adjetivo que exige a preposição a (Quem é igual, é igual a algo). Freiras é um substantivo feminino que exige o artigo as, então: Eu sou igual às freiras.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Qual a transitividade do verbo resistir?

Significado de Resistir

verbo transitivo indireto Opor força à força; defender-se: resistir aos ataques do inimigo. [Figurado] Conservar-se firme, não sucumbir, não ceder: resistir à fadiga, à tentação.

Quais são os casos especiais de crase?

Casos especiais e facultativos do uso da crase
  • - Nas circunstâncias em que a palavra distância estiver determinada, o uso da crase será obrigatório. ...
  • - No sentido de chão firme, opondo-se a bordo, o uso da crase não é recomendado; ...
  • Retornamos à terra de meus avós há três meses.

Onde cabe a crase?

Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a ou com o a do início dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo.

Sou cliente há anos ou a anos?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Quando usar o há em uma frase?

Quando usar o "há" Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

Faz três dias ou fazem três dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Está a tem crase?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

O que se refere à?

No que diz respeito a: 1 no que diz respeito a, no que respeita a, no que concerne a, quanto a, relativamente a, em relação a, com relação a, em referência a, com respeito a, a respeito do, no que toca a, no que está relacionado com, no tocante a, no que tange a, sobre, acerca, no que corresponde a.

Que pertence a tem crase?

O verbo "pertencer" constrói-se com a preposição "a". Se o complemento (pertence a algo, ou a alguém) for feminino, teremos crase.

Quais os casos especiais na indicação do uso da crase facultativa?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

O que é crase e exemplos?

O que é a crase:

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é o substantivo de resistir?

Significado de Resistência

substantivo feminino Ação ou efeito de resistir, de não ceder nem sucumbir.

O que é resistiu?

Opor resistência, não ceder.

É resistir ou resisti?

Resisti vem do verbo resistir. O mesmo que: durai, durei, defendi, defendei, subsisti, conservei, conservai, evitai, evitei.

É igual a mim ou igual a eu?

Por exemplo: 'Meu filho faz igual eu'. Neste caso, subentende-se que meu filho faz igual eu faço. Ou seja, por se tratar de um verbo o elemento oculto, é exigível o uso do pronome reto 'eu', e não do seu correspondente oblíquo.

Quando usar igual ou iguais?

Iguais é o plural de igual. O mesmo que: afins, conformes, análogos, congêneres, correspondentes, idênticos, invariáveis, semelhantes.

Sou tem acento?

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.

Artigo anterior
Como funciona o sensor de imagem?
Artigo seguinte
Qual o valor da taxa do CDI hoje?