Esta é um verbo intransitivo?

Perguntado por: Guilherme Pinto  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.

Esta é transitivo ou intransitivo?

verbo transitivo indireto e predicativo Permanecer, durante um tempo, em determinada situação: após o jogo, esteve sempre deitado; estava em último ao deixar o campeonato. Etimologia (origem da palavra estar). Do latim stare.

Quais são verbos intransitivos?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Esta é que tipo de verbo?

O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.

Como saber se o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Como identificar um verbo intransitivo? | Prof. Carol Mendonça

34 questões relacionadas encontradas

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Esta é verbo de ação?

Resposta: Sim. 'Estar' é um verbo de estado.

Esta é verbo de ligação?

Os verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, continuar, ficar, parecer, andar, viver, achar, encontrar, tornar-se, é, seria etc. ... Pela simples função de ligar uma qualidade ao sujeito da oração os verbos de ligação têm esse nome. O passarinho estava triste pela manhã.

Esta é um verbo significativo?

Veja como o verbo estar pode deixar de ser verbo de ligação e ganhar outras funções. ... Logo, os verbos significativos ou nocionais compõem o predicado verbal, ou verbo nominal, e o de ligação, o predicado nominal.

São exemplos de verbos transitivos?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto.
...
Exemplos de verbos transitivos
  • Verbo comer;
  • Verbo querer;
  • Verbo acreditar;
  • Verbo lembrar;
  • Verbo emprestar;
  • Verbo agradecer.

Qual frase tem um verbo intransitivo?

Exemplos de frases com verbos intransitivos:

Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.

Quais são os transitivos indiretos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto. O objeto indireto pode ser representado por substantivo, palavra substantivada, oração (oração subordinada substantiva objetiva indireta) ou pronome oblíquo.

Qual a transitividade do verbo ficar?

Significado de Ficar

verbo predicativo, transitivo indireto e intransitivo Permanecer, alojar-se, continuar em um lugar: ficava sempre em casa; fiquei uma semana no hospital; ficamos ali. ... verbo transitivo indireto Fazer companhia, permanecer junto de alguém: ficou morando com a avó; ficou comigo no hospital.

Esta existe?

As palavras esta e está existem na língua portuguesa e estão corretas. Apesar de serem parecidas, são palavras diferentes que devem ser usadas em situações diferentes.

O que é um está?

Significado de Está

substantivo deverbal Ação de estar; expressão de um estado temporário: a casa está à venda? Ação de possuir uma condição temporária: ela está com tuberculose.

Quais verbos não são significativos?

Verbos não significativos, também conhecidos como estáticos, pelo menos na terminologia inglesa, são os que indicam estado, qualidades e condições, como ser, estar, andar, ficar, permanecer (todos estes também chamados verbos de ligação ou copulativos, por ligarem um predicativo ao seu sujeito), mas também ter, na ...

Quais verbos de estado?

* Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.

Quais são os verbos de estado?

Os verbos de estado que compõem predicativos são chamados copulativos: ser, estar, permanecer, ficar, etc. Os linguistas preferem dizer que o sujeito de uma frase copulativa não é argumento do verbo copulativo: «Maria é dona de uma loja de cosméticos.» «Marta anda triste.»

Quais são os verbos de ação?

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Qual são os verbos de ação?

Os verbos de ação possuem significado próprio e revelam algo que está sendo realizado pelo sujeito, dentro da frase. ... Alguns exemplos de verbo de ação são: sair, bater, ir, vir, beber, gritar, entre outros. O verbo de ação tem, no mínimo, um argumento, ou seja, algo que lhe complete o significado.

Quais verbos de ação?

Um verbo é um verbo de ação quando é caracterizado por uma atividade expressa por um sujeito agente, ou seja, ele indica um “fazer” por parte do sujeito, ele age, realiza ações.
...
Exemplos de verbos de ação:
  • Desejar.
  • Cair.
  • Jogar.
  • Pedir.
  • Pensar.
  • Esticar.
  • Derreter.
  • Adaptar.

O que é um verbo transitivo indireto exemplos?

Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.

Como diferenciar um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é regência nominal e exemplos?

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

O que é transitividade verbal 7 ano?

Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.

Artigo anterior
Qual o tamanho do pé de boldo?
Artigo seguinte
Quem quase matou o Naruto?