Está à procura ou está à procura?

Perguntado por: Rebeca Lia Santos de Pires  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

Para melhor entendimento, é preciso lembrar que locuções adverbiais, prepositivas ou conjuntivas devem ter indicador de crase. Veja o exemplo: “Estou à procura de emprego”, por ser formada por uma palavra feminina (procura), é obrigatório o uso da crase.

Estão a procura tem crase?

A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.

Quando se deve usar a crase?

A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.

Estou à base de?

«À base de, com acento no a», locução prepositiva, que significa: `fundamentalmente por´, tem um sentido diferente de `a base de´, sem acento no a, que significa `a parte inferior´, `o apoio de´. Assim, a sua frase deveria ser escrita: `O medicamento é feito à base de plantas´.

Como escrever a ele?

Crase é “fusão” de duas vogais iguais, geralmente da preposição a com o artigo definido feminino (a). O acento grave sobre o a não é crase, mas indica a ocorrência de crase. Teremos àantes de palavra feminina se antes de equivalente masculino tivermos ao (preposição + artigo masculino).

LORENA CHAVES - A Procura de um par

34 questões relacionadas encontradas

Quanto à ela ou a ela?

2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Faz menção A ou A?

Faz-se menção ao futuro. Por isso, não cabe o há, que indica tempo passado. Vamos à segunda: A multa foi imposta há três dias. Paira conotação de passado: aqui só cabe o há, que pode ser substituído por faz.

Estou à base ou a base?

Sempre que for uma locução prepositiva cuja preposição “a” aparece no início da locução e termina com “de”, o correto é usar crase. Então o correto é usar “à base de” com crase. O significado do “à base de” neste caso é “fundamentalmente por”.

Estou à espera ou à espera?

A expressão «Estar à espera» é seguida da preposição de. Note-se que com o verbo esperar, porém, se não usa a preposição. Diz-se «Espero que tudo corra bem», mas «Estou à espera de que tudo corra bem».

Quando o uso da crase é facultativo?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

É correto usar crase entre números?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Vai à busca ou vai em busca?

A preposição a empregar deveria ter sido de. Diz-se, portanto, em em busca de..., tal como à procura de.... Quanto aos verbos correspondentes (buscar e procurar), estes usam-se sem preposição, uma vez que são transitivos directos: «buscar aventuras», «procurar aventuras».

Esta Ou está?

As palavras esta e está são pronunciadas de forma diferente. Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

Está procurando ou estar procurando?

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Estava à espera tem crase?

Nas locuções prepositivas a crase ocorre em: à roda de, à beira de, à espera de, à cata de, à vista de, à semelhança de, à guisa de, à razão de, etc... Encontrei-o à beira da falência. Permaneceu à espera de outra chamada.

É acerca ou a cerca?

Acerca de – Mesmo que “sobre”; A cerca de – Indica distância aproximada; Há cerca de – Indica tempo aproximado percorrido ou quantidade de algo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Tem crase às Segundas-feiras?

No entanto, para que a frase fique correta, deverá usar à ou às (em vez do artigo/determinante definido a) a preceder segunda(s)-feira(s), porque é a presença da preposição a [que aqui ocorre na contração/crase à(s)= a (prep.)

Estou à altura?

estar à altura de alguma coisa, ser capaz de; ter ânimo, conhecimentos ou competência para resolver ou enfrentar uma situação. «Quem vai saber se estou se estou à altura de ser primeiro-ministro é o eleitorado» [...].

Tem crase em a água?

TERRA – A palavra “terra” não admite crase quando se opõe a “bordo”, à “água”. Quando não se opõe a “bordo”, à “água”, usa-se a crase quando possível.

Faz rápida menção a?

Significado de aludes: Flexão de aludir. Que faz rápida menção a; refere-se.

O que ele ou ela faz?

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”. ... Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular.

Faz ou faz?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Tem crase antes de a sua?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Quanto à data ou quanto à data?

A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].

Artigo anterior
Como tirar manchas de espinhas com arroz?
Artigo seguinte
Qual a melhor posição para dormir para quem tem escoliose?