Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas por que as esponjas recebem o nome de poríferos?

Perguntado por: Catarina Magalhães Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

a) As esponjas são animais aquáticos, predominantemente marinhos, mas também encontradas em ambientes de água doce. As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas?

Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais.

Por que as esponjas recebem o nome de poríferos?

Poríferos (do latim: porus — poro — e ferre — possuidor) são animais que apresentam um corpo rico em poros. Esses poros garantem a entrada da água pelo corpo do animal, sendo essa uma característica importante, pois é da água que retiram as partículas orgânicas necessárias para a sua nutrição.

Onde vivem as esponjas do mar?

Há cerca de 5 mil espécies, ou tipos, de esponjas. A maioria vive no oceano, mas algumas vivem em água doce.

Qual é a importância ambiental das esponjas do mar?

As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.

ZOOLOGIA - PORÍFEROS (ESPONJAS)

36 questões relacionadas encontradas

Qual a importância econômica da esponja?

Importância econômica dos poríferos

Os poríferos são animais de grande valor comercial. Algumas esponjas, por exemplo, produzem compostos que apresentam potencial antibacteriano e anti-inflamatório.

Qual a importância medicinal dos poríferos?

Poríferos e tunicados, em especial, são fontes potenciais de compostos bioativos. O pesquisador acentua que “esses grupos também têm importância estrutural em diversos ecossistemas e são uma das prioridades globais no estudo da biodiversidade marinha”.

Qual é o reino da esponja do mar?

Porifera (do latim porus, poro + ferre, possuir) é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Como se alimentam as esponjas do mar?

A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.

Onde as esponjas se fixam?

Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas.

Porque as esponjas são chamadas de?

Eles são chamados de poríferos porque possuem vários poros por todo o corpo e possuem diversos formatos (vaso, tubo e barril), tamanhos e cores.

Por que os poríferos são classificados como animais?

Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia.

Porque a alimentação das esponjas é chamada de filtração?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas por que as esponjas recebem o nome de poríferos cite a função dos coanócitos e das espículas em uma esponja?

a) As esponjas são animais aquáticos, predominantemente marinhos, mas também encontradas em ambientes de água doce. As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).

Em que ambiente poríferos e cnidários são encontrados?

Os cnidários ou celenterados são animais aquáticos encontrados em água doce e salgada, sendo a maioria das espécies marinha. Diferentemente das esponjas, esses animais destacam-se por apresentarem tecidos verdadeiros. Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles.

Onde são encontrados os pinacócitos?

Os pinacócitos são células de revestimento que formam a pinacoderme nas esponjas. Têm forma poligonal, são finas, coriáceas e estreitamente ligadas.

Como as esponjas se alimentam e fazem a digestão?

Como não possuem sistema digestório, a digestão dos poríferos acontece de forma intracelular. Se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é uma abertura maior.

Qual é a forma de nutrição dos poríferos?

Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.

Quanto tempo dura esponja do mar?

Embora não se saiba muito sobre a vida das esponjas, acredita-se que são os primeiros animais que evoluíram na Terra, ajudando os ecossistemas marinhos. Estima-se que algumas espécies podem viver mais de 2.300 anos.

O que são poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

O que são as esponjas do mar?

O que são esponjas do mar

As esponjas do mar, fazem parte do filo dos espongiários. São animais que tem como principal característica a presença de poros pelo corpo. Não possuem tecidos verdeiros nem órgãos verdadeiros e por isso, são considerados os animais mais simples.

Qual a relação das esponjas com a produção de medicamentos?

Um agente capaz de interferir na produção deles é, então, fundamental para a obtenção de medicamentos para a cura. Os pesquisadores também descobriram, em algumas espécies de esponjas, substâncias que diminuem a produção de óxido nítrico, tão essencial quanto tóxico para as células humanas.

Quando um Porífero morre?

Quando das condições ambientais desfavoráveis, as esponjas podem morrer, mas deixar a sua gêmula em estado latente, até que as condições se tornem favoráveis; assim os arqueócitos saem da gêmula e podem se organizar em novas esponjas.

Qual é a importância econômica e ecológica dos poríferos e cnidários?

Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.

Artigo anterior
Quais os critérios para hemodiálise?
Artigo seguinte
Como é feita a destilação da água?