Em que situações o psicólogo deve preservar o sigilo profissional?
Perguntado por: Débora Adriana de Nogueira | Última atualização: 23. April 2025Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)
Situações em que os direitos fundamentais da pessoa atendida ou de terceiros são colocados em risco se enquadram naquelas em que pode haver quebra de sigilo por parte do psicólogo. Por exemplo, quando as informações indicam haver risco para a pessoa atendida ou para outras pessoas.
Em que situações o sigilo profissional deve ser exposto?
LEGISLAÇÃO SOBRE SIGILO PROFISSIONAL
Seu art. 82 traz como dever dos profissionais “manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal”(7:82).
Em que situações o psicólogo pode quebrar o sigilo?
O Artigo 10° considera a possibilidade de decidir pela quebra do sigilo quando ocorre um conflito entre o artigo 9° e as afirmações dos princípios fundamentais propostos no Código, ou seja, entre manter o sigilo ou manter outras garantias fundamentais da(o) usuária(o) ou de terceiras(os).
É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional?
Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
Qual a importância do sigilo na profissão de psicólogo?
É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional . Isso significa, de forma simples, que o psicólogo não pode expor aquilo que é relatado num atendimento psicológico.
A QUEBRA DO SIGILO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO -trechos da live
Por que manter o sigilo do paciente é importante?
Qual é a importância do sigilo médico? O sigilo médico assegura que os dados pessoais dos pacientes não sejam compartilhados sem o seu devido consentimento. Essa lógica está ancorada em outro princípio ético, que protege a autonomia do paciente.
Qual a importância da ética e do sigilo profissional?
Seguir boas normas de conduta é importante tanto para os colaboradores de uma empresa quanto para a própria corporação. Um profissional sem ética pode prejudicar não só sua carreira pessoal, mas também a imagem da instituição para a qual trabalha.
Pode abraçar o psicólogo?
Abraços! O psicólogo precisa ser isento, ou seja, não ser amigo e nem ter nenhum grau de parentesco ou profissional com o paciente, para não ter a sua avaliação distorcida por sentimentos e vivências anteriores. Boa tarde! O relacionamento entre o psicólogo e o paciente é terapêutico e não de amizade.
Quanto ao sigilo profissional é possível afirmar que?
Em se tratando de Sigilo Profissional é CORRETO afirmar que:
O Sigilo Profissional trata de resguardar informações acerca do histórico de trabalho do funcionário, em suas passagens por outras empresas.
Qual deve ser a conduta de um psicólogo?
- Respeitar e promover a liberdade. ...
- Promover saúde e qualidade de vida. ...
- Exercitar a responsabilidade social. ...
- Universalizar o acesso da população às informações. ...
- Rejeitar situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada. ...
- Eliminar opressão, exploração e violência. ...
- Analisar criticamente a realidade. ...
- Aprimorar-se continuamente.
Quais os limites do sigilo entre psicólogo e paciente?
Olá, o psicólogo não pode contar o que você disse em terapia, de acordo com o sigilo previsto no código de ética. Mesmo nas situações onde o sigilo pode ser quebrado, não necessariamente o psicólogo vai falar o que você disse, mas sim trabalhar para preservar a sua vida ou de outra pessoa que esteja em risco.
Quais os tipos de quebra de sigilo?
A quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal constitui poder inerente à competência investigatória de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI.
Quais as consequências da quebra de sigilo profissional?
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa. Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.
Em quais circunstâncias o sigilo profissional pode ser quebrado de acordo com o código de ética na área da saúde?
O sigilo profissional é um direito do paciente, e é obrigação do médico mantê-lo, podendo, portanto, só ser quebrado com o aval por escrito do paciente ou em situações permitidas por lei.
Quais as exceções do sigilo profissional?
Exceções do Sigilo Profissional
A mesma exceção é assegurada nos casos de ameaça à honra e à autodefesa do advogado, quando este é ameaçado pelo seu próprio cliente.
O que diz o Código de Ética sobre sigilo e quebra de sigilo?
Art. 18. A quebra de sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízos aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.
O que significa manter sigilo profissional?
O sigilo profissional trata de uma informação a ser protegida, impõe uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a não informar a matéria sigilosa.
O que diz o Código de ética sobre o sigilo profissional?
Art. 25. O sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo, porém sempre restrito ao interesse da causa. Art.
O que é privacidade segredo profissional?
O sigilo e a privacidade referem-se à maneira pela qual os profissionais devem tratar as informações colhidas no atendimento. A confidencialidade diz respeito à atitude requerida dos profissionais para lidar com as informações advindas desse relacionamento.
Que psicólogo não pode atender?
Para responder a questão “quem o psicólogo não pode atender?”, basta saber que se trata de qualquer pessoa que é próxima de alguma maneira do profissional. Isso inclui amigos, parentes e quaisquer outras pessoas com contatos prévios.
Quando o psicólogo se apega ao paciente?
É completamente normal desenvolver um forte apego ao seu terapeuta durante o processo de terapia. A relação terapêutica é projetada para ser um espaço seguro e confiável, onde você pode explorar seus pensamentos, sentimentos e experiências profundas.
Qual o máximo de pacientes que um psicólogo pode ter?
Durante uma jornada de trabalho de seis (6) horas, a(o) psicóloga(o) deverá realizar um máximo de oito (8) atendimentos, reservando-se tempo para construção de projeto terapêutico, discussão de caso e reuniões de equipe, seguindo o princípio da Integralidade.
O que é o sigilo profissional e qual a pena em caso de descumprimento?
Art. 154 do Código Penal - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.
Quais são os 4 princípios da ética profissional?
A ética profissional está fundamentada na ideia de que os profissionais devem agir de acordo com um conjunto de valores e princípios estabelecidos pela sociedade e pela organização em que estão inseridos. Esses valores incluem honestidade, integridade, respeito, responsabilidade e justiça.
O que é considerado falta de ética profissional?
Negligência com o trabalho
Ao não cumprir com suas responsabilidades e atribuições, o colaborador está negligenciando o trabalho para o qual foi contratado. Este comportamento fere a ética profissional, causando prejuízos à companhia.
Quem é mais rico Microsoft ou Sony?
Como montar um processo BPMN?