Em que pese os argumentos ou em que pesem os argumentos?

Perguntado por: Mário Sousa de Teixeira  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 5/5 (72 avaliações)

Moral da história: como o verbo concorda com o sujeito, "pesar" deve ser flexionado no plural ("Em que pesem os argumentos do ministro, o presidente Lula deve..."; "Em que pesem as irreprocháveis observações do articulista, a banca optou por não anular a questão, o que compromete a reputação da instituição").

Em que se pese em que se pesem?

Exemplos: Em que pesem as suas contradições, a melhor tese ainda é a dele. A máquina estatal mostra-se ineficiente, em que pesem os esforços do governo. Em que pesem as dificuldades do momento, ele não recuará.

Em que pesem as ou em que pese as?

A expressão em que pese a, escrita com a preposição a, apresenta um significado diferente das expressões em que pese e em que pesem, escritas sem a preposição a. Em que pese a é sinônima de: por mais que desagrade a, ainda que lhe custe. Em que pese e em que pesem são sinônimas de: apesar de, ainda que, não obstante.

Em que pese ser ou em que pese seja?

A expressão em que pese a, escrita com a preposição a, é uma locução prepositiva concessiva invariável. Portanto, o verbo pesar deve ficar sempre no singular. Usada para se referir a pessoas, indica que algo é custoso, desagrada, causa pesar, dor, incômodo a alguém.

Como usar o qual seja?

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Argumentos e contra-argumentos

25 questões relacionadas encontradas

O que pode substituir o Apesar de?

1 a despeito de, não obstante, independentemente de, sem embargo de, nada obstante, malgrado. Exemplo: Apesar de tudo, sinto que nosso esforço valeu a pena! Apesar de que: 2 ainda que, embora, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, conquanto.

Em que pese as alegações tem crase?

O motivo é simples: se algo pesa a alguém e esse alguém é representado por uma palavra feminina que exige o artigo definido (feminino, é óbvio), ocorre crase (ou seja, fusão) da preposição "a" (de "pesar a alguém") com o artigo.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

O que substitui ainda que?

1 mesmo que, ainda quando, mesmo na eventualidade de que. Exemplo: Quero uma vida plena, ainda que diferente do que planejei. Embora: 2 embora, apesar de, não obstante, a despeito de, independentemente de, sem embargo de, conquanto, posto que.

O que significa a expressão posto que?

Significado de Posto que

locução conjuntiva Locução usada no sentido concessivo: ainda que; se bem que; embora; apesar de: ele não fez a prova, posto que tivesse estudado. expressão Indica a razão, a causa, o motivo de; dado que; visto que; pois; porque: o acordo foi firmado, posto que agrada a todos.

Que não obstante?

O que é Não Obstante:

Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

O que quer dizer a expressão no que tange?

Significado de Tange

substantivo deverbal Ação do verbo tanger; ação de dizer respeito a ou estar relacionado com: no que tange à medicina, não há médico mais competente.

O que substitui o pronome que?

Sinônimo de que
  1. Como pronome interrogativo: 1 qual. ...
  2. Como pronome relativo: 2 o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. Como pronome relativo: 3 o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. Como advérbio: 4 quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. Como preposição: 5 de. ...
  6. Como preposição: ...
  7. Como conjunção causal: ...
  8. Como conjunção comparativa:

Onde em que no qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

Quando usar no e em?

Os valores das preposições

No 1º caso, a preposição do relaciona as palavras chega e batente, indicando uma ideia de procedência. Já no 2º caso, a preposição de relaciona as palavras corrente e ouro, explicitando a matéria da qual é feita a corrente.

Tem vírgula antes de a qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual é o correto haja vista ou haja visto?

HAJA VISTA ou HAJA VISTO? A forma correta da expressão usada com o sentido de “veja”, “basta ver”, “considerando-se”, “tendo em conta”, “tendo em vista” é “haja vista”, locução verbal invariável, que não admite flexão de gênero nem de número, qualquer que seja o elemento a que se refira.

Pode trocar embora por Apesar de?

28 sinônimos de embora para 4 sentidos da palavra embora: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.

Qual a ideia de apesar?

Significado de Apesar

[Gramática] Assinala uma ideia de oposição em relação ao outro segmento do enunciado, ocasionando uma possível quebra de expectativa. Etimologia (origem da palavra apesar). A + pesar.

O que pode substituir a palavra no entanto?

Entretanto; durante isto; neste meio tempo; contudo; ainda assim. Todavia, não obstante.

Como evitar usar o quê?

Queísmo: 5 dicas práticas para não repetir o “QUE”
  1. 1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ...
  2. 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ...
  3. 3) Inverta a ordem da frase. ...
  4. 4) Use o pronome oblíquo. ...
  5. 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ...
  6. Exercício para combater o queísmo.

O que pode ser substituído por quê?

O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

Como usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Artigo anterior
O que significa parte credora?
Artigo seguinte
Quantas toneladas de carne a China importa do Brasil?