Em que inciso do artigo 386 do CPP ser a sentença absolutória afasta eventual responsabilidade civil?

Perguntado por: Madalena Benedita Simões Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

INCISOS III E V DO ARTIGO 386 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. AMBOS FUNDAMENTOS QUE NÃO REPERCUTEM NAS ESFERAS CIVIL E ADMINISTRATIVA. 1. A absolvição criminal somente tem repercussão nas instâncias civil e administrativa quando a sentença penal absolutória afasta a existência do fato (art.

Em que inciso do artigo 386 do CPP ser a sentença absolutória afasta eventual responsabilidade civil explique?

Existem alguns casos em que a sentença criminal absolutória faz coisa julgada no cível, como no caso do inciso I do artigo 386 do CPC (estar provada a inexistência do fato), ou quando o réu comprovadamente não foi o autor do crime conforme o artigo 66 do CPC, pois nesses casos houve um pronunciamento, mesmo este sendo ...

Em que caso a sentença absolutória impede a propositura da ação civil?

Segundo o CPP, a sentença absolutória no juízo criminal impede a propositura da ação civil para reparação de eventuais danos resultantes do fato, uma vez que seria contraditório absolver o agente na esfera criminal e processá-lo no âmbito cível.

Quando a ação penal Absolutoria faz coisa julgada no civil?

A sentença penal absolutória faz coisa julgada no juízo cível, nos casos em que o juízo criminal afirma a inexistência material do fato típico ou exclui sua autoria, tornando preclusa a responsabilização civil, bem como na hipótese de reconhecida ocorrência de alguma das causas excludentes de antijuridicidade.

Quando a absolvição penal afasta o processo administrativo?

Quanto à terceira hipótese - absolvição ou ausência de culpabilidade penal - a absolvição criminal não produz efeito algum nos âmbitos civis e administrativos, sendo que a Administração poderá ajuizar ação de regresso de indenização e condená-lo à infração disciplinar administrativa, já que houve apenas a declaração de ...

QUANDO PEDIR A ABSOLVIÇÃO COM BASE NO ART. 386 DO CPP

38 questões relacionadas encontradas

Quando eventual decisão penal repercute no processo administrativo?

Decisão penal pode ser usada em absolvição administrativa, diz ministro. Apesar de as esferas penal e administrativa serem independentes, quando, na instância penal, for negada a autoria do delito ou ficar patente a inexistência do fato em discussão, o desfecho do caso deve repercutir na seara administrativa.

Quais os reflexos da sentença penal de absolvição na esfera administrativa?

A sentença penal absolutória que reconhece a ocorrência de causa excludente de ilicitude (estado de necessidade) faz coisa julgada no âmbito administrativo, sendo incabível a manutenção de pena de demissão baseada exclusivamente em fato que se reconheceu, em decisão transitada em julgado, como lícito.

Faz coisa julgada em âmbito cível?

Faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. Art.

Quais os efeitos da sentença penal condenatória no âmbito da responsabilidade civil e os da absolutória?

A regra geral é que a sentença penal condenatória vincula a esfera cível, como já vimos. Já a sentença penal absolutória geralmente não vincula a esfera cível, sendo que responsabilidade penal e civil permanecem independentes, conforme previsão do artigo 935 do Código Civil: Art. 935.

Quais as decisões que não fazem coisa julgada Permitindo-se a propositura da ação civil?

Não produzem coisa julgada no cível: · A Absolvição por não estar provada existencia do fato, conforme artigo 386, inciso II do Código de Processo Penal. · A Absolvição por não constituir o fato ilícito penal, nos termos do artigo 386, inciso III do Código de Processo Penal.

Quando a sentença penal absolutória não faz coisa julgada no civil?

Como regra, a sentença penal absolutória (definitiva ou sumária) não faz coisa julgada no cível. Significa dizer que, salvo casos excepcionais, a sentença penal não produzirá efeito extrapenal algum, ou seja, é irrelevante para fins não penais.

O que é sentença penal absolutória?

Absolutórias são as sentenças que julgam improcedente a pretensão punitiva. A sentença é, então, absolutória quando se julga improcedente a acusação e ocorre nas hipóteses mencionadas no art. 386 do CPP.

Será possível propor ação civil ex delicto mesmo que a sentença penal absolutória reconheça categoricamente que o réu não praticou o ato criminoso?

66 Não obstante a sentença absolutória no juízo criminal, a ação civil poderá ser proposta quando não tiver sido, categoricamente, reconhecida a inexistência material do fato. Art.

O que diz o artigo 386 do CPP?

386, III; 397, III e 415, III); absolvição pela prova de que o réu não é autor ou partícipe (386, IV e 415, II) e absolvição pelo reconhecimento de excludente de ilicitude ou de culpabilidade (art.

Quando usar o artigo 386 e 397 do CPP?

- artigo 397, CPP: pedido de absolvição sumária, realizado em sede de resposta à acusação. Não será utilizado no procedimento do júri; - artigo 386, CPP: pedido de absolvição, após a instrução criminal, realizado em sede de memoriais ou debates orais e, no caso do júri, em sessão plenária.

Quais são as hipóteses em que a sentença penal absolutória não impede a propositura da ação de indenização na esfera civil?

Se houver sentença absolutória no juízo criminal, a ação civil não poderá ser proposta em nenhuma hipótese, mesmo que não tenha sido categoricamente reconhecida a inexistência material do fato.

Qual o efeito da sentença penal condenatória no juízo cível competente para julgar responsabilidade civil?

A sentença penal condenatória transitada em julgado funciona como um título executivo judicial no juízo cível, dispensando a proposição de ação civil de conhecimento. Nesse caso, no âmbito civil, não se discute mais o que se deve (an debeatur) e sim o quanto é devido (quantum debeatur).

O que se entende por sentença penal e quais seus efeitos?

A sentença penal em sentido estrito é aquela que põe fim ao processo com resolução de mérito, absolvendo ou condenando o réu das imputações que lhe são feitas pela denúncia ou queixa-crime, após cumpridas todas as etapas do procedimento previsto em lei.

O que são os efeitos civis?

São as penas trazidas do bojo do Código Penal e Processo penal. Agora o que pouca gente sabe, ou mesmo busca na seara da justiça são os efeitos cíveis de uma condenação, tais como reparação de danos morais, materiais, estéticos e pensionamentos em virtude do crime cometido.

O que é coisa julgada no Processo Civil?

O conceito de coisa julgada está previsto no artigo 502 do Código de Processo Civil, que a descreve como sendo uma autoridade que impede a modificação ou discussão de decisão de mérito da qual não cabe mais recursos.

Quando se opera a coisa julgada?

“A coisa julgada formal opera-se em relação a qualquer sentença a partir do momento em que precluir o direito do interessado em impugná-la internamente à relação processual”. Como preclusão que é, não deve ser confundida com a figura (e o regime) da coisa julgada (material)”.

Qual a parte da sentença que faz coisa julgada?

Somente a parte dispositiva da sentença é alcançada pela coisa julgada material. Os fundamentos de fato e de direito em que se baseou a sentença não são atingidos pela coisa julgada e podem ser reapreciados em outra ação (art. 469 do CPC).

Quais situações a sentença judicial faz coisa julgada no processo administrativo?

Faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. Art.

É possível que o servidor venha a ser punido na esfera penal mas absolvido de eventual sanção administrativa?

A absolvição do servidor público na esfera penal, por falta de provas, não impede a sua punição, em sede administrativa, pelos mesmos fatos. A condenação do servidor público na esfera penal vincula a Administração Pública, quanto à autoria e à materialidade dos fatos, para fins de aplicação da sanção administrativa.

Quando o servidor for absolvido por falta de prova no processo criminal através de sentença transitado em julgado haverá repercussão do processo administrativo?

Diante da sentença de absolvição por falta de provas, ditada pela Lei 8112/90, o servidor, ainda assim estará sujeito ao processo administrativo disciplinar pelos mesmos fatos a que respondeu criminalmente.

Artigo anterior
Como aumentar a capacidade de um ímã?
Artigo seguinte
Quais as principais matérias estudar para participar de um processo seletivo?