Em que fase da vida a depressão é mais comum?

Perguntado por: Diana Vera Simões Brito  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

Dos 7 aos 12 anos, a doença tem mais chances de ocorrer e é um período em que já há capacidade de verbalizar o sofrimento — apesar de não entendê-lo. No período seguinte, dos 8 anos até a pré-adolescência, a criança já consegue interpretar os sentimentos.

Qual a faixa etária mais atingida pela depressão?

Apesar de associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade.

Porque a depressão é mais comum em jovens?

A depressão na adolescência é muito comum justamente porque é um momento no qual o jovem sofre tanto com fatores internos de autoestima e autoaceitação, como todos os fatores externos. O terreno é fértil para a doença aflorar, mas isso não significa que todos os jovens têm depressão.

Quais são as fases de uma depressão?

A depressão pode ocorrer de diversas formas e graus de intensidade, podendo passar por estágios de depressão leve, moderada e severa. Esta última é conhecida como depressão profunda, considerada a fase mais grave da doença.

Qual o sexo que tem mais depressão?

O índice de mulheres com depressão é duas vezes maior do que em homens. Mas por que isso acontece? Neste Dia Internacional da Mulher, buscamos trazer algumas informações que ajudam a explicar a maior ocorrência do transtorno no sexo feminino.

Depressão é traço comum entre os jovens que tiram a própria vida - Jornal Futura - Canal Futura

15 questões relacionadas encontradas

Porque mulheres sofrem mais de depressão?

Biologicamente, a alta incidência feminina da depressão também pode ser explicada pelas diversas variações hormonais que as mulheres sofrem ao longo da vida. O ciclo menstrual, a gravidez e a menopausa, episódios de importantes alterações hormonais, seriam os principais responsáveis.

Quem sofre mais com a depressão?

Entre os jovens de 14 a 25 anos, as mulheres têm duas vezes mais probabilidade de ter depressão do que os homens. Durante o trabalho, os cientistas mostraram que a inflamação afeta a resposta do cérebro em relação a recompensas de forma diferente em homens e mulheres.

Quanto tempo dura uma depressão grave?

Não existe um tempo médio para a durabilidade da depressão. Ela pode durar meses ou anos. A durabilidade da doença está associada a vários fatores, como intensidade, demora em buscar o tratamento, falta de apoio de familiares e amigos, genética, existência de outras doenças, dentre outros.

Como agem as pessoas com depressão?

A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como por exemplo desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente. Além disso, é comum os pacientes apresentarem transtornos de sono e apetite no começo da depressão. A depressão é uma doença volúvel.

Como saber se a depressão é grave?

Depressão grave: os sintomas podem ser falta de apetite, dificuldade em dormir, falta de interesse e prazer nas atividades sociais, sensação de cansaço e falta de concentração. Os movimentos e o raciocínio são mais lentos, em alguns casos a pessoa fica agitada e ansiosa.

Como a depressão afeta os jovens?

Em geral, a depressão afeta o humor, o pensamento, a disposição e/ ou o comportamento de uma pessoa, mas normalmente há uma combinação de vários sintomas. Uma pessoa jovem deprimida pode mostrar-se triste, melancólica ou preocupada.

Porque a depressão está aumentando no Brasil?

Talvez o fator mais importante esteja no fato de que nas últimas décadas vivenciamos muitas mudanças em relação as questões psicológicas e sociais, e com isso o ser humano está mais em risco de desenvolver as depressões.

Qual a porcentagem de depressão nos jovens?

É uma situação comum: estima-se que, no mundo inteiro, de 10% a 20% dos adolescentes vivenciem a depressão.

Qual a faixa etária mais atingida pela ansiedade?

No geral, a idade média para desenvolver algum distúrbio de ansiedade é 21 anos. Até os 3 anos de idade, é normal que a criança não saiba lidar com a separação de casa ou dos pais. Mais tarde, se a sensação de medo e insegurança se mantém, o quadro precisa ser tratado.

Qual a faixa etária que mais sofre com ansiedade?

A faixa etária mais afetada varia entre 55 e 74 anos.

Qual o lugar mais depressivo do mundo?

Janeiro branco: Brasil está entre os países com maior número de casos de depressão e ansiedade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%.

Quem tem depressão pode ficar louco?

Não leva à loucura, mas com certeza, causa grande prejuízos e de vida para a pessoa, pois em graus ao extremo, a pessoa deixa de trabalhar, de sair, de se relacionar, enfim, ela se isola e muitas vezes, deixa de viver, pois tem medo de desencadear crises sérias fora de casa.

O que a depressão causa no corpo?

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

Quem tem depressão também sorri?

Sim, pessoas com depressão conseguem rir. Porém, rir não é o mesmo que se sentir feliz. Expressa-se felicidade e tristeza de diversas formas, levar a sério um processo depressivo é o melhor caminho sempre.

Como a depressão pode levar à morte?

Ambas as situações podem implicar em morte, mas a mais conhecida é o suicídio, pois deprimida a pessoa é afetada em seu propósito de viver e com isso, levantar da cama perde o sentido, como tudo o mais em sua volta. Implicando num afastamento do cotidiano.

Como a depressão pode matar?

Nos casos mais graves, a depressão pode representar sérios riscos à vida do paciente. Além de tentativas de suicídio, há outros fatores bastante perigosos. “Com a falta de alimentação, obviamente, haverá danos à saúde, como anemia”, exemplifica o dr. Louzã.

Quanto tempo uma pessoa com depressão ficou internada?

Quanto tempo dura uma internação psiquiátrica para depressão? O tempo de internação do indivíduo com depressão varia de acordo com o que vai ser necessário para estabilizar o quadro e o tempo necessário para tratar o paciente. Podendo esse tempo ser reduzido ou prolongado de acordo com o seu estado clínico.

Quantos jovens têm depressão hoje em dia?

Um em cada 4 adolescentes em todo o mundo está “experimentando sintomas de depressão clinicamente elevados, enquanto 1 em cada 5 jovens está experimentando sintomas de ansiedade clinicamente elevados.”

Qual a taxa de depressão no Brasil?

Segundo o estudo, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Em segundo lugar está a Irlanda com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente.

Quantos adolescentes possuem depressão no Brasil?

Não há um número exato, mas, segundo a Associação Brasileira de Psicanálise, cerca de 10% dos adolescentes brasileiros sofrem dessa doença. Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos teens têm a doença.

Artigo anterior
Como se escreve de 1 a 30 em português?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre uma vidraria volumétrica e graduada?