Em que consiste o processamento alternativo?
Perguntado por: Diego Lucas Nunes | Última atualização: 5. Juni 2025Pontuação: 5/5 (72 avaliações)
O processamento alternativo envolve o processamento conjunto de outros grupos de ÉXONS durante o processamento de algumas, mas não de todas as transcrições do gene. Assim um determinado éxon pode ser conectado a qualquer um dos vários éxons alternativos para formar o RNA maduro.
Qual é a função do splicing alternativo?
O splicing alternativo permite que uma única fita de RNA mensageiro recém-sintetizada sofra diversas possibilidades de processamento, aumentando consideravelmente o número total possível de proteínas.
Quais são os 3 processamentos que o mRNA sofre?
- Adição de um cap 5' ao início do RNA.
- Adição de uma cauda poli-A (cauda de nucleotídeos A) ao final do RNA.
- Separação dos íntrons ou "sequências lixo" e conexão do que sobrou , das sequências boas (os éxons).
Qual é a finalidade do processo de splicing?
O splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional. Essa excisão dos íntrons do mRNA é um evento muito importante e requer uma extrema precisão das enzimas envolvidas no processo.
Para que serve o processamento do RNA?
Entretanto, nos eucariotos, o transcrito primário necessita de algumas alterações para adquirir maior estabilidade e caracterizar a molécula de RNA que irá para o citoplasma ser traduzida. O conjunto dessas alterações necessárias é chamado de processamento do RNA.
Splicing Alternativo - Maturação de RNA - RNA - Genética Molecular - Bioquímica
Quais são as etapas de processamento do RNA?
Podemos dividir o processo de síntese do RNA em três importantes etapas: iniciação, alongamento e término.
O que é splicing e splicing alternativo?
O splicing alternativo é um processo pelo qual os exons de um transcrito primário são ligados de diferentes maneiras durante o processamento do RNA, levando à síntese de proteínas distintas.
Quem faz splicing alternativo?
Os eucariotos apresentam mecanismos muito refinados para o controle de sua expressão gênica, dentre eles, o splicing alternativo. Este mecanismo, abundante entre estes organismos, possibilita a geração de diferentes proteínas a partir de um único gene.
Onde ocorre o processo de transcrição?
Todo o processo ocorre no núcleo da célula. Inicialmente, uma molécula de DNA abre-se no ponto onde o gene a ser transcrito encontra-se. Isso acontece em virtude da ação da RNA polimerase, que promove a abertura e a exposição das sequências de nucleotídeos que irão ser transcritos.
Como é chamado o processo de cópia do DNA molde para RNA mensageiro?
Na transcrição, a sequência de DNA de um gene é transcrito (copiado) para se tornar uma molécula de RNA.
Qual a função do RNAm RNAt e RNAr?
O RNAt, por sua vez, é o encarregado de transportar os aminoácidos corretos que constituirão a proteína que será produzida. Por fim, temos o RNAr, que forma os ribossomos, organelas responsáveis pela união entre o RNAm e o RNAt, o que permite que a síntese ocorra de maneira adequada.
Qual o nome do processo do RNA?
A transcrição é o processo no qual um gene da sequência de DNA é copiado (transcrito) para fazer uma molécula de RNA. RNA polimerase é a principal enzima de transcrição.
Quais os 4 tipos de RNA?
Um nucleotídeo em uma cadeia de RNA conterá ribose (o açúcar de cinco carbonos), uma das quatro bases nitrogenadas (A, U, G ou C), e um grupo fosfato. Aqui, olharemos os quatro tipos principais de RNA: RNA mensageiro (RNAm), RNA ribossômico (RNAr), RNA transportador (RNAt) e RNAs reguladores.
Quais são os 3 tipos de mutação?
- Mutação pontual: Essas mutações ocorrem quando apenas uma base é alterada. ...
- Mutação por inserções e deleções: Nas mutações por inserção, adiciona-se um ou mais nucleotídeos ao DNA.
Qual a importância do splicing alternativo para a variação de proteínas existentes nos organismos?
O SA explica não só a diversidade entre organismos com um conjunto de genes semelhante, mas também permite que diferentes tipos de tecidos tenham diferentes fun- ções com base nos mesmos genes, bastando que os editem de um modo diferente para produzir pro- teínas diferentes.
Qual enzima abre a fita de DNA?
Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase. A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA.
O que a transcrição produz?
A transcrição é um processo por meio do qual ocorre a síntese de RNA a partir das informações contidas no DNA. Nesse processo, uma cadeia de DNA é transcrita em uma molécula de RNA simples, que se torna complementar à cadeia de DNA.
Quais são as 3 fases da transcrição?
Esse processo ocorre em três etapas principais, a iniciação, o alongamento e o término, cada um contendo fatores específicos que serão explicados adiante. A figura abaixo representa um esquema simplificado do processo. A transcrição em eucariontes é bem mais complexa que em procariontes.
Qual é o produto final da transcrição?
A transcrição origina um RNA de fita simples usando a molécula de DNA como molde, cuja sequência de bases é idêntica a uma das fitas desse DNA; 2. A tradução converte a sequência de bases do DNA na sequência de aminoácidos de uma proteína.
Onde ocorre o splicing alternativo?
Em organismos complexos, a transcrição inicial de RNA pode sofrer splicing alternativo-os éxons podem ser descartados, e os introns, ou partes deles, mantidos-para produzir múltiplos RNA mensageiros, e portanto proteínas diferentes, a partir de um mesmo gene.
Qual RNA faz a tradução?
No processo de tradução, a célula lê a informação de uma molécula chamada RNA mensageiro (RNAm) e usa essa informação para construir uma proteína.
Onde ocorre a síntese de proteínas?
Onde ocorre a síntese proteica? A formação de proteínas ocorre em organelas denominadas ribossomos, os quais estão presentes em células eucariontes e procariontes. A tradução, considerada a etapa mais importante do processo, acontece dentro do RNA ribossômico, ou RNAr. Nesse local, forma-se o ribossomo ativo.
O que é transcrição descreva suas etapas?
Transcrição é o processo pelo qual o DNA é usado como um modelo para fazer mRNA. Este processo é dividido em 3 etapas: iniciação, alongamento e finalização. A transcrição começa numa região conhecida como promotora.
O que é o DNA lixo?
O termo “DNA Lixo” foi cunhado nos anos 1960. Após a descoberta de que o DNA é um grande manual de instruções para a produção de proteínas, cientistas verificaram que quase 98% do material genético de humanos na verdade não é codificante. Por isso, foi chamado de “DNA Lixo”.
Como é chamada a Pentose do DNA?
A pentose do DNA é a desoxirribose, enquanto a pentose do RNA é a ribose. Adenina, guanina e citosina são observadas tanto no DNA quanto no RNA. A timina é observada apenas no DNA.
Como detectar bicarbonato no leite?
Tem algum problema desligar a geladeira durante a noite?