Em que consiste o contrato social segundo Hobbes?

Perguntado por: Inês Iara Leal de Marques  |  Última atualização: 28. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

O que é o Contrato Social? O Contrato é um consenso entre os componentes da sociedade e não como um documento firmado em cartório. Para Hobbes e para os outros contratualistas, a criação do consenso marca uma transição do Estado de Natureza para o Estado Social.

O que é o contratualismo Para Hobbes?

Hobbes enquadra-se na tradição contratualista, isto é, para ele a passagem do estado de natureza ao estado civil dá-se através de convenções: atos voluntários e deliberados dos indivíduos interessados em sair do estado de luta e desconforto.

O que diz o contrato social?

O contrato social é fundamentado em um pacto convencional, por meio do qual os cidadãos, em condições justas, abrem mão de seus direitos individuais e consentem com o poder de uma autoridade na qual depositam confiança. O Estado, resultante desse acordo tem o dever de proteger os cidadãos.

Como era o contrato social Segundo Locke?

Nesse sentido, Locke compreende o contrato social como uma possibilidade de amenizar a violência e invasão à soberania da propriedade privada. Porém, diferente de Hobbes, Locke acredita ser essencial um Estado dividido e a garantia da desobediência civil, isto é, de a população possuir direito de rebelião.

O que o Hobbes defendia?

Grande defensor do absolutismo, Hobbes defende essa forma de governo utilizando argumentos lógicos e estritamente racionais (excluindo quaisquer preceitos ou argumentos religiosos). Sua teoria baseia-se na ideia de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil.

Contrato Social - Hobbes, Locke e Rousseau | FILOSOFIA

18 questões relacionadas encontradas

Qual era a principal teoria de Hobbes?

Hobbes afirma que, em seu estado de natureza, “o homem é o lobo do homem”. O estado civil seria a solução para uma convivência pacífica, em que o ser humano abriria mão de sua liberdade para obter a paz no convívio social.

Qual era a visão de Hobbes?

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.

Qual a importância do contrato social para Hobbes?

O Contrato Social seria representado pelo Estado, o qual seria uma espécie de árbitro, tentando evitar injustiça, com base (sempre) na garantia do direito intrínseco à propriedade. Outrossim, caso houvesse alguma injustiça, o Estado se faria presente para buscar o que Locke denominara como vingança.

O que Hobbes Locke e Rousseau diz sobre contrato social?

Cabe ainda dizer que para Hobbes é a partir do contrato social que a liberdade se aflora, enquanto que para o Locke é no estado de natureza que se encontra a perfeita liberdade e consequentemente a igualdade entre os homens, e com isso no primeiro ponto Rousseau se distancia de Hobbes porque entende que o Estado Civil ...

Quem faz o contrato social?

Este documento pode ser elaborado pelos sócios da empresa. Porém, se o sócio não tem experiência com este tipo de documento não é aconselhável que ele faça isso sozinho. O ideal é que o contrato social seja elaborado pelos sócios da sociedade empresária em conjunto com uma consultoria profissional especializada.

Qual a ideia de contrato social em Rousseau?

O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, o contrato é um pacto de associação, e não de submissão.

Quais as principais características do contratualismo de Hobbes?

Os filósofos contratualistas, defendem a ideia de que esse modelo foi criado para explicar o surgimento da sociedade. Segundo Thomas Hobbes, é necessário ter uma forte participação do Estado para tornar o convívio humano amigável.

Qual o pensamento de Hobbes sobre o estado de natureza e o contrato social?

Conforme exposto, o contrato corresponde exatamente ao modo como Hobbes entende a “transferência mútua de direitos”. Este direito nada mais é do que a liberdade natural, assim, renunciar direitos, para o filósofo, consiste em ao mesmo tempo em renunciar a liberdade natural que por direito cada homem possui.

Quem foi Hobbes Locke e Rousseau?

Foram filósofos contratualistas os ingleses Thomas Hobbes e John Locke, e o suíço Jean-Jacques Rousseau.

O que significa para Hobbes a guerra de todos contra todos?

Assim, generaliza-se o estado permanente de conflito entre os homens, o chamado estado de guerra de todos contra todos (HOBBES, p. 57), uma condição sob a qual se encontra toda sociedade desprovida da tutela daquele que seria, para Hobbes o maior dos poderes humanos: a autoridade do Estado-Leviatã.

Como surgiu a teoria do contrato social?

As teorias sobre o contrato social se difundiram entre os séculos XVI e XVIII como forma de explicar ou postular a origem legítima dos governos e, portanto, das obrigações políticas dos governados ou súditos.

Qual o modelo de Estado em Hobbes?

Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de forma violenta, egoísta, isto é, movida por paixões.

O que Thomas Hobbes fez de importante?

Autor do clássico Leviatã, o filósofo inglês Thomas Hobbes influenciou decisivamente o pensamento político do século XVII com a ideia do Estado como regulador da paz e provedor da civilidade entre as pessoas.

Qual a base de fundamento do Estado Moderno Para Hobbes?

2 HOBBES: O FUNDAMENTO DO ESTADO MODERNO

Legitimado pela abnegação dos direitos naturais dos indivíduos, o governante hobbesiano detém poder absoluto, pois controla tanto o poder espiritual quanto o econômico.

O que é propriedade privada para Hobbes?

A propriedade na visão de Hobbes

Nesse sentido, entende que a propriedade privada é produto da própria organização estatal, concedida pelo poder soberano, por meio de leis civis, tendo em vista que, no estado da natureza, todos os indivíduos possuem direitos iguais sobre todas as coisas.

Quem são os três contratualistas?

Segundo o professor Fábio Medeiros, existem três pensadores da era moderna conhecidos como os filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de 'Dois Tratados sobre o Governo Civil'; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social.

Qual o principal objetivo da obra O Contrato Social?

"O Contrato Social" é considerado uma das obras fundamentais da filosofia política. Rousseau parte do pressuposto de que é impossível retornar ao estado de natureza. O homem em estado de natureza participa de uma condição sem lei nem moralidade.

O que o homem perde pelo contrato social e a liberdade?

O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo que o tenta e pode alcançar; o que ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.

Artigo anterior
Qual a tabela de preços de Cirurgia Plástica 2021?
Artigo seguinte
O que causa baixo fator de potência em uma instalação elétrica?