Em que consiste a via intravenosa?

Perguntado por: Benjamim Marco de Almeida  |  Última atualização: 16. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

A via intravenosa é aquela na qual a administração do medicamento é realizada diretamente na corrente sanguínea por uma veia.

Como funciona a via intravenosa?

Via intravenosa é aquela que permite o acesso de um medicamento ou outra solução ao organismo através de injeção direta em uma veia. Para tanto, é necessário fazer uma punção venosa e utilizar uma agulha longa, capaz de penetrar os tecidos subcutâneo e muscular para alcançar o vaso sanguíneo.

Como é feita a aplicação intravenosa?

Na administração por via intravenosa, insere-se uma agulha diretamente na veia. Assim, a solução que contém o medicamento pode ser administrada em doses únicas ou por infusão contínua.

O que é administração por via intravenosa?

É o ato de preparar e administrar os medicamentos diretamente na corrente sanguínea por meio de acesso venoso já existente. Injetar ou infundir medicamentos que não podem ser administrados por outras vias. Obter efeito sistêmico rápido.

O que é medicação intravenosa?

Medicação endovenosa é aquela ministrada diretamente na veia do paciente. Ela pode ser feita por acesso venoso periférico ou profundo. A classificação endovenosa descreve um tipo de via parenteral, indicando oposição à via enteral.

Administração de Medicação Via Intravenosa

27 questões relacionadas encontradas

Quais são as complicações da via intravenosa?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.

Quais são os medicamentos intravenoso?

  • Edetato Dissódico de Cálcio.
  • Efedrina.
  • Enoxaparina.
  • Epinefrina.
  • Epirrubicina.
  • Eritromicina.
  • Eritropoetina Humana Recombinante (r–HuEPO)
  • Ertapenem.

Onde aplicar medicamento intravenosa?

Superficiais de Grande Calibre da Região Cubital (cefálica; basílica; mediana); dorso do braço e antebraço (cefálica, cefálica acessória, basílica, intermediária do antebraço); Mão: (basílica, cefálica, veias metacarpianas dorsais 7.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Qual o volume máximo da via intravenosa?

2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.

Quais as vantagens da via intravenosa?

os medicamentos administrados endovenosamente possuem um efeito imediato, sendo assim, a via mais perigosa de administração de drogas. período de tratamento prolongado. Uma vez que o medicamento entra na corrente sanguínea começa a agir imediatamente e, não há meios de interromper sua ação.

Quais os objetivos e finalidades da terapia intravenosa?

A Terapia Intravenosa é um recurso indispensável quando há necessidade de infusão de fármacos e soluções medicamentosas através das veias. Com fins terapêuticos, o procedimento traz maior conforto e a máxima resposta clínica do paciente.

Quais são as vantagens e desvantagens da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Qual é a principal vantagem da administração intravenosa de medicamentos?

A principal vantagem dos medicamentos intravenosos é a rapidez com que eles agem. Ao entrar diretamente na circulação sanguínea, o medicamento é distribuído pelo corpo de forma imediata e completa, evitando atrasos na absorção que podem ocorrer com outras vias, como a oral.

Quanto tempo dura o efeito do soro na veia?

O soro fisiológico depois de aberto deve ser descartado após 24 horas, de forma a evitar a contaminação da solução e evitar infectar a ferida.

O que acontece quando o soro sai da veia e fica no corpo?

Normalmente o soro vai sendo reabsorvido e não causa problemas sérios, porém se está tendo problemas, procure atendimento médico. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Qual órgão absorve os remédios?

Quando um medicamento é ingerido, ele vai para o estômago e se não tiver uma cápsula protetora para conter as enzimas, parte do princípio ativo do remédio já será absorvida no estômago, entrando na corrente sanguínea.

Qual é a via de absorção mais lenta?

2.3.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. As regiões de injeção subcutânea incluem as regiões superiores externas dos braços, o abdome, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.

Qual via tem a absorção mais lenta?

retal: método utilizado quando o paciente apresenta vômitos, se encontra inconsciente ou não consegue deglutir. A absorção é feita pela mucosa retal, sendo bem mais lenta. Em geral, os medicamentos administrados por esta via são em forma de supositórios.

Quanto tempo leva para um medicamento sair do nosso organismo?

quanto tempo o medicamento leva para sair do corpo? É muito variável, a meia vida é de 3 a 20 horas. Então pode ficar até 40 horas teoricamente.

Qual é a via intramuscular?

A via de injeção intramuscular (IM) deposita o medicamento no tecido muscular profundo, que tem rico suprimento de sangue, possibilitando que o medicamento seja absorvido mais rapidamente que pela via subcutânea.

Quais são as injeções que mais doem?

Basicamente, existem quatro tipos de injeção: intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular. A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.

Qual o melhor remédio para dor?

Aspirina, ibuprofeno e naproxeno são alguns exemplos. Em geral, esses medicamentos são usados para tratar dor leve a moderada. Os AINEs não só aliviam a dor como também podem reduzir a inflamação que muitas vezes acompanha e agrava a dor. AINEs são frequentemente tomados por via oral.

Qual é o ângulo da via endovenosa?

Procedimento - A mão dominante do enfermeiro introduz, de forma rápida, a agulha num ângulo de 45º ou 90º. Em seguida, puxa o êmbolo aspira. Se não houver retorno de sangue, o medicamento deverá ser injetado lentamente.

Artigo anterior
Como Loki teve Fenrir?
Artigo seguinte
Como calcular a resistência equivalente entre dois pontos?