Em que consiste a teoria da personalidade jurídica?

Perguntado por: Santiago William Vieira Pinheiro Moreira  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)

A personalidade jurídica baseia-se na capacidade genérica que um indivíduo tem de ser titular de diretos e obrigações, sendo um atributo indispensável para se tornar um sujeito de diretos.

Qual o conceito da personalidade jurídica?

Personalidade jurídica é a ideia de que uma pessoa, seja física (pessoa natural), seja jurídica (empresa, ente público, associação sem fins lucrativos) tenha capacidade de adquirir direitos e contrair deveres na sociedade (direito civil).

Quais as teorias da personalidade jurídica?

As teorias mais restritivas dos direitos do nascituro – natalista e da personalidade condicional – fincam raízes na ordem jurídica superada pela Constituição Federal de 1988 e pelo Código Civil de 2002. O paradigma no qual foram edificadas transitava, essencialmente, dentro da órbita dos direitos patrimoniais.

Qual a teoria da personalidade jurídica adotada no Brasil?

Por adotar a teoria natalista, o Direito Brasileiro só reconhece a total personalidade civil com o nascimento com vida, ou seja, com a existência da Pessoa Natural.

Quais são as três teorias que tratam da aquisição da personalidade jurídica?

Temos dentre as várias teorias do início da personalidade jurídica: Teoria Natalista; Teoria Conceptualista; Teoria da Personalidade Condicional e a decisão do STF.

Teorias da Personalidade Jurídica

41 questões relacionadas encontradas

Quantas e quais são as teorias sobre aquisição da personalidade jurídica?

Com relação ao momento da aquisição da personalidade jurídica a doutrina adota basicamente os três seguintes posicionamentos: a teoria concepcionista (criada pela doutrina e pela jurisprudência), a teoria natalista (criada pelo Código Civil) e a teoria da personalidade condicional ou teoria condicionalista (criada pela ...

Quais são as teorias que explicam a aquisição da personalidade?

Inicialmente, vale lembrar que há três teorias sobre o início da personalidade da pessoa natural: (1) a teoria natalista, segundo a qual a personalidade só se inicia com o nascimento com vida; (2) a teoria concepcionista, segundo a qual a personalidade se inicia com a concepção; e (3) a teoria da personalidade ...

Qual a teoria da personalidade adotada pelo STF?

Sendo adotado pelo STF a Teoria Concepcionista, que assegura personalidade formal e material, na qual a vida começa no momento da concepção, ou seja, do encontro de gametas e posterior nidação do zigoto no útero feminino.

Qual a teoria adotada pelo Código Civil Brasileiro?

Nosso Código Civil adotou a Teoria Objetiva de Ihering, pois não trouxe como requisito para a configuração da posse a apreensão física da coisa ou a vontade de ser dono dela. Exige-se tão somente a conduta de proprietário. CC, Art. 1.196.

Qual deverá ser a teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro sobre o início da personalidade jurídica?

Por fim, a teoria natalista, adotada pelo Brasil, baseando-se no art. 2º do CC/2002. Seus adeptos (Silvio Rorigues, Arnold Wald) defendem que a personalidade civil inicia-se a partir do nascimento com vida, não existindo qualquer direito antes deste evento. Há, no entanto, mera expectativa de direito.

Quais as teorias da personalidade civil?

Con tudo, vale ressaltar que existem três teorias sobre a condição da personalidade do nascituro que são: natalista, da personalidade condicional e concepcionalista.

O que é a teoria da personalidade condicional?

Por último, há a teoria da personalidade condicional, para a qual a personalidade tem início com a concepção, porém fica submetida a uma condição suspensiva (o nascimento com vida), assegurados, no entanto, desde a concepção, os direitos da personalidade, inclusive para assegurar o nascimento.

Quais as teorias que tentam explicar o início ao direito à vida?

Quanto ao direito de personalidade, existem três teorias principais, quais sejam a teoria concepcionista, a teoria natalista e a teoria condicional, como se verá abaixo, além destas, algumas ciências se encarregaram de relatar suas opiniões acerca do início da vida, sendo que algumas foram trazidas pelo presente ...

São características da personalidade jurídica?

São direitos da personalidade o direito à vida, à imagem, ao nome e à privacidade. Além disso, são essenciais o direito à dignidade e integridade, protegendo tudo o que lhe é próprio, honra, vida, liberdade, privacidade, intimidade, entre outros.

O que é personalidade jurídica quando ela começa e quando termina?

2º A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. No Brasil, a personalidade jurídica começa no nascimento com vida, mesmo que essa vida dure apenas alguns minutos e mesmo que o cordão umbilical não seja cortado.

O que é necessário para ter personalidade jurídica?

É através da inscrição do ato constitutivo em registro competente, que a sociedade adquire personalidade jurídica. Podem ter tal personalidade qualquer tipo societário previsto na legislação, exceto as sociedades em comum e as sociedades em conta de participação.

Qual a teoria adotada pelo Código Civil acerca do marco normativo sobre o início da vida?

“a teoria natalista nega ao nascituro até mesmo os seus direitos fundamentais, relacionados com a sua personalidade, caso do direito à vida, à investigação de paternidade, aos alimentos, ao nome e até à imagem”.

Qual teoria foi adotada de maneira majoritária no direito privado brasileiro?

O Direito brasileiro já incorporava na doutrina, na jurisprudência e em leis esparsas, a teoria da empresa mesmo antes da entrada em vigor do Código Civil de 2002, com a aprovação do mesmo, o direito privado brasileiro adota expressamente a teoria da Empresa, para isso ficou em transição quase 27 anos no Congresso.

Qual a teoria relativa ao início da personalidade se aplica no Direito Civil brasileiro?

A teoria natalista se baseia na interpretação literal e simplificada da lei, relata que a personalidade jurídica começa com o nascimento com vida, inexistindo quaisquer expectativas de direitos antes dele. De acordo com Pereira (2007, p.

Qual a teoria mais aceita pela doutrina moderna?

Dentre todas as teorias sobre a natureza do processo, a mais aceita pela doutrina moderna é a da relação jurídica, muito embora a sua aceitação, por vezes, decorra mais da inaplicabilidade das outras do que de seus próprios méritos.

Qual a doutrina adotada pelo STJ acerca do nascituro e em que consiste tal teoria?

Em que consiste a teoria concepcionista, no que concerne ao nascituro? É aquela que sustenta que o nascituro é pessoa humana, tendo direitos resguardados pela lei e pelo ordenamento jurídico.

Quais países adotam a teoria Concepcionista?

A Argentina está entre os poucos que adotam a teoria concepcionista, ou seja, defende o inicio da personalidade civil desde a sua concepção, assim como a Venezuela e a Áustria.

Quando adquirimos personalidade jurídica?

O atributo jurídico da pessoa passa a existir a partir do momento em que o feto sai do ventre da mãe, quer por parto natural, induzido ou artificial, e tenha vida. É a vida que dá a personalidade jurídica da pessoa.

Quais os modos de aquisição e perda da personalidade jurídica?

Pela simples leitura dos enunciados, conclui-se que a pessoa física adquire a personalidade com o nascimento com vida e a pessoa jurídica com o registro de seus atos constitutivos no respectivo órgão competente.

Quais as teorias aceitas no direito civil para o nascimento com vida e qual foi adotado pelo Código Civil de 2002?

1.2- Teoria da Personalidade Condicional

121 do Código Civil de 2002, sendo considerada um elemento acidental do negócio ou ato jurídico que subordina a sua eficácia a um evento futuro e incerto, tendo que, no caso, o evento provido de futuridade e incerteza seria o nascimento com vida.

Artigo anterior
Quais são os tipos de circuitos lógicos?
Artigo seguinte
Qual a compressa ideal para inflamação?