Em que consiste a fritura?

Perguntado por: Edgar Valentim Marques  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 5/5 (30 avaliações)

A fritura é uma técnica culinária que consiste em preparar alimentos mergulhando os ingredientes (massas, peixe, carne, legumes) em óleo (ou outra gordura) a alta temperatura.

O que é a fritura?

Para ser considerada fritura, o alimento precisa ser preparado com gordura – seja ela em pouca quantidade, como no preparo de um ovo estralado, ou em muita, na fritura por imersão.

O que acontece com a fritura?

O processo de fritura inclui a imersão de pedaços de alimentos no óleo quente (150°C – 190°C), de modo que durante este processo ocorre transporte simultâneo de calor e massa entre o óleo e o alimento. Altas temperaturas, presença de oxigênio, alimento e óleo, podem afetar a qualidade e o sensorial do alimento frito.

Quais os tipos de frituras?

Fritura correta garante alimentos sequinhos e crocantes; aprenda como fazer
  • Panela certa.
  • Tipos de fritura.
  • Imersão – Neste caso, as gorduras 100% vegetais devem ser as eleitas. ...
  • Grelhados – Feitos em chapas ou frigideiras, são os mais indicados graças ao baixo teor de gordura.

Como o óleo frita?

A temperatura ideal para fritura é entre 180°C a 190°C. Se estiver quente demais, o alimento vai fritar muito rápido, mas pode ficar cru por dentro. O óleo vai queimar aos 205°C, portanto fique de olho na chama, que deve estar constante e azulada (indícios de que o gás não está acabando!).

Dr. Drauzio Varella explica os malefícios de frituras na alimentação.

17 questões relacionadas encontradas

Por que usamos óleo para fritar?

História. Pesquisadores acreditam que a fritura, uso de óleos diversos para cozinhar alimentos, existisse desde a descoberta do fogo, há cerca de 800 mil anos. Há diversos indícios e mesmo registros remotos de seu uso ao longo da história.

Porque o óleo é usado para fritar?

Quando um alimento entra em contato com óleo quente, a temperatura da sua superfície se eleva muito rápido, o que faz com que ela seque. ... A superfície do alimento é formada por vários microcanais chamados “capilares”. Durante a fritura, a água do alimento é substituída por óleo.

Qual o óleo ideal para fritura?

Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."

Qual o melhor óleo para fritar donuts?

Óleo de Canola: O melhor óleo para frituras profundas

O aspecto mais importante do óleo de fritura é o ponto de fumaça.

Qual a melhor gordura para fritar donuts?

Então, use um óleo mais quente para fritar – entre 170º e 180°C. Isso porque, nesse caso, não é preciso cozinhar a massa, apenas criar uma crosta crocante por fora. 2) Já se você está trabalhando com massas cruas – como é o caso dos donuts –, a temperatura do óleo deve estar um pouco mais baixa – entre 160° e 170°C.

Quando a fritura faz mal?

O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. Além disso, pesquisas mostram que o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação no hipotálamo, a região do cérebro que controla a fome e a saciedade.

O que acontece com o óleo durante a fritura?

Durante o processo de fritura, na presença da água, do ar e da temperatura elevada ocorre a quebra da gordura e a formação de compostos voláteis (como cetonas, aldeídos, alcoóis etc) e ácidos graxos.

O que acontece se parar de comer fritura?

4) Os alimentos fritos tem características inflamatórias, ou seja, podem trazer acúmulo de gordura abdominal e resistência à insulina, fazendo com que você se sinta mais cansado, com menos energia, passe a ser menos fértil e absorva menos os nutrientes dos alimentos.

O que é mais saudável para fazer fritura?

É optar, por exemplo, pelos óleos vegetais para fritar a comida. Nesse caso, dê preferência às versões à base de soja, canola, milho e girassol. Eles contém vitamina E e a gordura presente é insaturada, considerada boa para o organismo.

O que é mais saudável para fritura?

Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Elaine Moreira, os óleos de soja, canola, milho e girassol são mais adequados para fritar comida. Isso porque o azeite de oliva, apesar de mais indicado para temperar salada e outros alimentos, não é bom para ser aquecido, porque oxida rapidamente.

Qual a melhor forma de substituir a fritura?

Azeite de oliva, óleo de coco ou a própria manteiga são ótimos substitutos porque oferecem vitaminas e minerais importantes para uma alimentação saudável. Assim, quando quiser um prato que envolva fritura, priorize esses ingredientes.

O que fazer para o óleo de fritura não queimar?

“Se o óleo estiver frio, a fritura não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes do alimento ficar pronto por dentro”, explica Melchior. Como medida de precisão, use um termômetro culinário. “Mas caso não tenha um, é só colocar a ponta de uma colher de pau no óleo.

O que fazer para o óleo não espumar na fritura?

Verifique se os alimentos estão secos antes de iniciar a fritura. Se não estiverem, retire o excesso de água e gelo com muito cuidado agitando o alimento a ser frito até que ele fique seco. Não misture tipos diferentes de óleo ou gordura. Certifique-se de que o recipiente interno esteja limpo.

O que fazer para a fritura ficar sequinha?

Após fritar o alimento, retire-o com uma escumadeira tipo aranha. Ela trará menos óleo junto com a comida. Deixe o excesso de óleo pingar em uma grade suspensa. Dessa forma, a quantidade de óleo em contato com a comida será menor e a casquinha se manterá crocante por mais tempo.

Qual o melhor óleo para fritura canola ou girassol?

Dá uma olhada!
  • Óleo de girassol é bem leve e pode ser usado para diversas finalidades na cozinha. ...
  • Óleo de canola tem uma concentração maior de gorduras monoinsaturadas e é ótimo para grelhar, fritar e temperar saladas. ...
  • Óleo de soja é indicado para fazer refogados, molhos e massas.

Porque o óleo espuma na hora da fritura?

Água e óleo não se misturam e isso também vale para a hora de fritar os alimentos! Quando a gordura está quente, qualquer respingo de líquido pode deixar o óleo espumando ou até provocar pequenos estouros que, além de sujarem o fogão, levam a queimaduras físicas caso haja alguém perto da frigideira.

Por que o óleo está espumando?

A contaminação cruzada do óleo lubrificante com outro tipo de lubrificante geralmente, contribui para a formação de espuma e outros tipos de problemas, visto que aditivos diversos dos existentes no óleo lubrificante original podem concorrer com o antiespumante e impedir a sua adequada ação.

Porque colocar rolha no óleo?

"A rolha serve para absorver o cheiro e o excesso de gordura. Mas, você tem que colocar a rolha na panela antes que ele esquente." ... Já para o óleo não espirrar quando estiver quente, use um pouco de sal no fundo da panela (antes de usá-la).

Porque a água cozinha e o óleo frita?

Como você sabe, os alimentos contêm água (em maior ou menor proporção), e quando colocamos as comidinhas para fritar, ao mergulhá-las no óleo fervente — cujo ponto de ebulição é mais alto do que o da água — , o líquido presente em sua composição é vaporizado instantaneamente, formando bolhas.

Porque usamos óleo ou banha para fritar alimentos e não água?

De acordo com a nutricionista Dorothy Fernandes, ambos têm prós e contras. “A banha é rica em gorduras saturadas, porém, é de origem animal, é natural. O óleo é industrializado, feito a partir de vegetais transgênicos. Não sabemos o que o consumo de transgênicos pode fazer com o corpo”, alerta.

Artigo anterior
O que faz um sufragista?
Artigo seguinte
Qual e o significado de demarcado?