Em que consiste a atenção farmacêutica?

Perguntado por: Cristiano Miguel Leal Ribeiro  |  Última atualização: 16. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (58 avaliações)

É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.

Qual é o conceito de Atenção Farmacêutica?

Segundo Cipolle e colaboradores (2000), a atenção farmacêutica é um processo de assistência ao paciente, lógico, sistemático e global, que envolve três etapas: a) análise da situação das necessidades do paciente em relação aos medicamentos; b) elaboração de um plano de seguimento, incluindo os objetivos do tratamento ...

Em que consiste a Assistência Farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica (AF) engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.

Quais são as três funções primordiais da Atenção Farmacêutica?

63 - A atenção farmacêutica deve ter como ob- jetivos a prevenção, detecção e resolução de proble- mas relacionados a medicamentos, promover o uso racional dos medicamentos, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários.

Quais são os principais resultados da Atenção Farmacêutica?

Esses resultados são: ∎ Diminuição do processo da enfermidade; ∎ Cura da enfermidade; ∎ Diminuição ou eliminação dos sintomas; Esse serviço é muito confundido com a orientação e assistência ao paciente, porém Atenção Farmacêutica abrange muito mais setores.

QUAL A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ASSISTÊNCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA?

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os objetivos da Atenção Farmacêutica?

A Atenção Farmacêutica é um importante componente da prática em Farmácia e tem como base a responsabilidade essencial do farmacêutico em contribuir para satisfazer a necessidade de um tratamento farmacológico adequado, efetivo e seguro através do desenvolvimento de ações centradas no paciente.

Qual a função do farmacêutico na Atenção Farmacêutica?

Ele responde pela dispensação dos medicamentos padronizados em conformidade com os protocolos clínicos e as diretrizes farmacêuticas. Também é responsável pela realização de ações de educação em saúde, além de executar ações inerentes ao ciclo da assistência farmacêutica.

Quais os benefícios da Atenção Farmacêutica ao paciente?

Com o auxílio da Atenção Farmacêutica, problemas como esse são atenuados, entre outras vantagens. Aumento da qualidade de saúde da população. O uso recomendado de medicamentos faz com que o processo de recuperação dos pacientes seja mais rápido, retirando do caminho obstáculos comuns sobre o uso de medicamentos.

Qual o componente mais importante da Assistência Farmacêutica?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) está voltado para a aquisição de medicamentos e insumos no âmbito da atenção básica em saúde. Tem como base de organização a RENAME em vigor, e envolve tanto o anexo I (medicamentos do CBAF) como o IV (insumos).

Qual a importância da Atenção Farmacêutica no momento da dispensação?

Segundo esse autor, no momento da dispensação o farmacêutico ouve o usuário, esclarece suas dúvidas e complementa as informações fornecidas por outros profissionais de saúde sobre o uso e a guarda do medicamento, com o objetivo de evitar o aparecimento de problemas que possam comprometer a terapêutica.

Qual é a diferença entre Assistência Farmacêutica e atenção farmacêutica?

Em outras palavras, o atendimento é oferecido à população, mas a assistência farmacêutica está relacionada com a produção, armazenamento, controle de qualidade, eficácia e pesquisas sobre os fármacos.

Qual o foco da Assistência Farmacêutica?

Tem foco no usuário do medicamento, na educação em saúde, na orientação farmacêutica, no registro sistemático de atividades, mensuração e avaliação de resultados, na busca da resposta satisfatória à terapêutica farmacológica.

Quais são as 6 etapas da Assistência Farmacêutica?

Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

Como surgiu a Atenção Farmacêutica?

A atenção farmacêutica surgiu, nos Estados Unidos, com a expressão pharmaceutical care, em meados da década de 80, como uma nova filosofia de prática profissional, provocando um profundo repensar da classe farmacêutica.

Quais são os serviços farmacêuticos?

Quais serviços farmacêuticos podem ser oferecidos?
  1. Rastreamento em saúde. ...
  2. Dispensação. ...
  3. Manejo de problema de saúde autolimitado. ...
  4. Monitorização terapêutica de medicamentos. ...
  5. Conciliação de medicamentos. ...
  6. Revisão da farmacoterapia. ...
  7. Gestão da condição de saúde. ...
  8. Acompanhamento farmacoterapêutico.

Qual a importância da consulta farmacêutica?

O acompanhamento clínico do farmacêutico já foi comprovado como sendo de extrema importância para a obtenção de desfechos positivos na saúde do paciente, como o uso de uma terapia mais segura, melhor adesão ao tratamento e melhoria na qualidade de vida 27,28.

Qual a importância da Assistência Farmacêutica na nossa sociedade?

A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva e tem como objetivo, assegurar o acesso da população aos medicamentos de qualidade contribuindo para o uso racional.

Quais são os componentes estratégicos da Assistência Farmacêutica?

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CEAF) caracteriza-se pela garantia do acesso a medicamentos, imunobiológicos e demais insumos em saúde para tratamento de doenças de perfil endêmico, com impacto socioeconômico e outras consideradas como de caráter estratégico pelo Ministério da Saúde, no âmbito do ...

Qual o principal objetivo da Política Nacional de Assistência Farmacêutica?

O seu propósito precípuo é o de garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais.

Qual a importância dos serviços farmacêuticos na atenção primária à saúde?

O farmacêutico executa importante papel no cuidado ao usuário da atenção primária, ao proporcionar ações emancipadoras de autocuidado, educação em saúde, promoção da saúde e do uso racional de medicamentos.

Qual a importância da assistência farmacêutica na atenção básica?

A Assistência Farmacêutica compõe um dos sistemas de apoio à atenção à saúde, com o sistema de apoio diagnóstico e terapêutico e os sistemas de informação em saúde, com o objetivo na garantia do acesso e do uso racional de medicamentos.

O que é a assistência farmacêutica no SUS?

A Assistência Farmacêutica (AF) no Sistema Único de Saúde (SUS) é estruturada em três Componentes: Básico, Estratégico e Especializado. A forma de organização e financiamento, os critérios de acesso e o elenco de medicamentos disponíveis é específico para cada um dos Componentes.

Qual a principal área de atuação do farmacêutico?

O farmacêutico é um profissional considerado dinâmico. Ele pode desempenhar suas funções ao longo de sua carreira em lugares como, instituições públicas ou privadas, farmácias e redes de distribuição de remédios, indústrias de produtos farmacêuticos, indústrias de produtores alimentares e outros.

Quem financia a Assistência Farmacêutica?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica está relacionado aos medicamentos e insumos da Assistência Farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde. O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica - CBAF é de responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Quais são as etapas da prescrição farmacêutica?

7º - O processo de prescrição farmacêutica é constituído das seguintes etapas: I - identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde; II - definição do objetivo terapêutico; III - seleção da terapia ou intervenções relativas ao cuidado à saúde, com base em sua segurança, eficácia, custo e conveniência, ...

Artigo anterior
O que não comer para ter um abdômen definido?
Artigo seguinte
Qual a virtude contrária a preguiça?