Em que casos a lesão corporal é classificada como crime hediondo?

Perguntado por: Guilherme Garcia de Rodrigues  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

Estabelece como crimes hediondos a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte, quando praticadas contra mulher, criança ou maior de 60 anos.

O que categoriza crime hediondo?

No campo do Direito Penal, o termo hediondo é usado para designar crimes que o legislador entende serem mais graves, pela sua própria natureza ou pela forma como são cometidos. No caso dos crimes hediondos, previstos na Lei 8.072/1990, não há possibilidade de fiança, anistia, graça ou indulto.

Quais crimes passaram a ser considerados hediondos após a Lei 13.964 19?

Art. 1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art. 213, caput e sua combinação com o art. 223, caput e parágrafo único), ...

É considerado hediondo o delito de lesão corporal gravíssima cometido contra cônjuge de integrante da Força Nacional de Segurança Pública em razão dessa condição?

O crime de lesão corporal dolosa de natureza gravíssima é hediondo quando praticado contra cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo de até terceiro grau, de agente da Polícia Rodoviária Federal e integrante do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, em razão dessa condição.

São considerados crimes hediondos exceto?

Questão Policial (Administrativa) São considerados crimes hediondos, EXCETO: latrocínio.

Lesão ou tentativa de homicídio? E as qualificadoras?

21 questões relacionadas encontradas

Quais são todos os crimes hediondos?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Qual dos seguintes crimes não é considerado crime hediondo?

Ademais, a Lei 10.826 de 2003, também dispõe acerca de crimes não considerados hediondos pela lei anterior. São eles: A posse ou porte ilegal de armas de fogo, o comércio ilegal de armas de fogo e o tráfico internacional de arma de fogo.

Qual a penalidade para lesão corporal?

Pena - reclusão, de quatro a doze anos. § 4° Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

O que é lesão corporal de natureza grave?

lesão corporal grave

Já a lesão corporal de natureza grave, como o nome diz, é causada em um contexto onde a outra pessoa tem sequelas que perduram mais de 30 dias. Ou seja, quando há perda da sensibilidade de um membro, de algum sentido ou função do corpo ou quando há aceleração do parto.

São considerados hediondos De acordo com a Lei 8072 90 e suas alterações?

São considerados hediondos, de acordo com a Lei 8.072/90 e suas alterações:
  • A. homicídio simples (art. ...
  • B. favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável (art. ...
  • C. furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa (art. ...
  • D. ...
  • E.

Quais crimes da lei 11.343 06 são considerados equiparados a hediondos?

No entanto, somente serão considerados hediondos mesmo os crimes descritos no art. 1º da Lei de Crimes Hediondos. Os crimes hediondos equiparados são três: O tráfico, a tortura e o terrorismo.

Qual foi a alteração mais recente na Lei de Crimes Hediondos?

Nova lei torna hediondo o crime de sequestro de crianças; bullying e cyberbullying passam a ser crime. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.811/24, que torna hediondos crimes como sequestro, cárcere privado ou tráfico de pessoas quando praticados contra criança ou adolescente.

Qual é a posição do STF acerca da hediondez do 4º do artigo 33 da lei de 11.343 2006?

O tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (art. 33, § 4º, da Lei n. 11.343/2006) não é crime equiparado a hediondo e, por conseguinte, deve ser cancelado o Enunciado 512 da Súmula do Superior Tribunal de Justiça.

Quem comete crime hediondo tem direito a progressão de regime?

De acordo com o relator, o STJ firmou jurisprudência pela adoção de interpretação mais benéfica aos apenados, exigindo a reincidência específica em crime hediondo (quando os crimes praticados são da mesma espécie) para aplicar o percentual de 60% do cumprimento da pena como condição para a progressão de regime.

Qual a diferença de um crime hediondo é um crime?

Se os crimes hediondos são aqueles que representam o que há de mais reprovável e rejeitado pela sociedade, é de se imaginar que a sua punição seja agravada em comparação aos crimes comuns. Isso ocorre, na prática, mas não apenas em termos de tempo de pena.

Qual a diferença entre crimes comuns e crimes hediondos?

Se tratando de crime hediondo, o agente inicia em regime fechado e a progressão é de 2/5 no caso de não reincidente, e 3/5 reincidente. Já no crime comum a progressão é de 1/6. Diferenciam-se também em relação à prisão temporária, nos crimes hediondos se dá em um período de 30 dias prorrogáveis para mais 30 dias.

São exemplos de lesão corporal grave?

Lesão Corporal Grave
  • Incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias. ...
  • Perigo de vida. ...
  • Debilidade permanente de membro, sentido ou função. ...
  • Aceleração do parto. ...
  • Incapacidade permanente para o trabalho. ...
  • Enfermidade incurável. ...
  • Perda ou inutilização do membro, sentido ou função. ...
  • Deformidade permanente.

Qual a ação penal no crime de lesão corporal?

Atualmente, o crime de lesões corporais, previsto no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), é processado por ação pública incondicionada – ou seja, pode ser promovida pelo Ministério Público sem que haja manifestação de vontade da vítima.

Qual é a pena para lesão corporal leve?

São as definidas no § 1º, do artigo 129, do Código Penal. A pena, em todos os casos, é de reclusão de um a cinco anos. Inciso I - se resulta incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias.

Tem fiança para lesão corporal?

Atualmente, a lei permite que a fiança nos casos de lesão corporal em situação de violência doméstica seja concedida pelo delegado de polícia. Feito o pagamento, o autor é imediatamente posto em liberdade. Para o deputado, a regra precisa ser mudada.

Quem julga lesão corporal?

Juizados. Competência. É da competência dos Juizados Especiais Criminais processar e julgar crime de lesão corporal leve, tido como de menor potencial ofensivo, cuja pena máxima não ultrapassa 2 (dois) anos, sendo de somenos importância a condição de antecedentes do infrator.

Qual o tipo de ação para lesão corporal?

O crime de lesão corporal não faz nenhuma menção em seu texto, logo, trata-se de ação penal pública incondicionada. A lei 9.099/95 com seu artigo 88 explica que em ações de lesão corporal leve e lesão corporal culposa a ação penal será pública condicionada à representação.

Quando se considera crime hediondo?

No campo do Direito Penal, o termo hediondo é usado para designar crimes que o legislador entende serem mais graves, pela sua própria natureza ou pela forma como são cometidos. No caso dos crimes hediondos, previstos na Lei 8.072/1990, não há possibilidade de fiança, anistia, graça ou indulto.

Quando o crime é hediondo?

São considerados hediondos: tortura; tráfico de drogas; terrorismo; homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente; homicídio qualificado; latrocínio; extorsão qualificada pela morte; extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada; estupro; atentado ...

O que diferencia um crime hediondo de um não hediondo?

Da leitura do texto da lei é possível perceber que as consequências de quem pratica um crime hediondo são mais graves do que quem pratica um crime “comum”. Dentre as diferenças que a lei faz, está o maior rigor para a progressão de regime bem como a vedação para concessão da liberdade provisória, em alguns casos.

Artigo anterior
Qual é a dosagem da furosemida?
Artigo seguinte
Quem foi o criador do balé?