Em que ambientes podemos encontrar moluscos?

Perguntado por: Gaspar Lucas Machado Macedo Loureiro  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária. O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.

Em que ambientes podemos encontrar os moluscos?

Eles podem ser encontrados em ambiente terrestre e também em ambiente aquático, sendo mais abundantes no ambiente marinho. Atualmente são conhecidas mais de 100.000 espécies de moluscos, as quais podem ser divididas em várias classes, sendo Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda as três principais.

Quais ambientes podemos encontrar animais?

Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra).

Como o molusco se locomove?

A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta.

Qual é a importância dos moluscos para o meio ambiente?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

MOLUSCOS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

22 questões relacionadas encontradas

O que são moluscos importância e exemplos?

Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.

Para que os moluscos servem?

Moluscos (filo Mollusca) são animais de pele fina que tem o corpo mole e geralmente usam carapaças (conchas) mineralizadas como proteção contra danos mecânicos e desidratação. ... Alguns moluscos servem de alimento para os humanos, outros são pragas, alguns transmitem doenças e outros são usados para a produção de joias.

Como ocorre a circulação dos moluscos?

O sistema circulatório dos moluscos é do tipo aberto ou lacunar, onde o sangue é impulsionado por uma bomba, que é o coração, passa no interior de alguns vasos sanguíneos e chega a lacunas (hemoceles) encontradas entre os diversos tecidos, circulando lentamente nesse local, sob baixa pressão, levando nutrientes e ...

Como que os moluscos respiram?

Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais.

Como os moluscos impactam os humanos?

Há também aqueles que representam perigo à saúde humana, pois estão relacionados com o ciclo de algumas doenças. É o caso, por exemplo, dos caramujos hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni, platelminto causador da esquistossomose, uma importante doença parasitária.

Qual é o nome do ambiente onde vivem os animais?

Habitat Natural é a área onde os animais, plantas ou outros organismos vivem na natureza. Ele está muito relacionado a outro importante conceito: o de nichos ecológicos.

Onde os animais vivem?

Os animais têm seus abrigos na natureza. Esses abrigos podem ser em árvores, na terra, na água e é chamado de hábitat. Existem animais que chamamos de terrestres porque nascem e vivem na terra. Seu hábitat é o solo.

Quais os espaços que os animais podem ocupar como moradia?

A moradia dos animais normalmente é chamada de abrigo. Abrigos mantêm os animais em segurança e os protegem contra intempéries (isto é, mudanças no tempo), predadores e outros perigos. Algumas espécies, como raposas, toupeiras e suricatos, fazem tocas no chão.

Qual é o habitat dos anelídeos?

Normalmente, elas vivem na água (doce ou salgada) ou em locais de solo úmido. A principal característica dos anelídeos, além dos anéis (metâmeros), é a simetria bilateral e o revestimento por celoma.

O que é um molusco?

Os moluscos são animais invertebrados que se destacam pelo corpo mole. Como representantes, podemos citar o polvo e a ostra. Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca, o qual recebe esse nome por incluir como representantes animais de corpo mole.

Em que ambiente vivem os cefalópodes?

Acredita-se que os cefalópodes não podem viver em água doce devido a múltiplas restrições bioquímicas e, em seus 400 milhões de anos de existência, nunca se aventuraram em habitats totalmente de água doce. Os cefalópodes ocupam a maior parte da profundidade do oceano, da planície abissal à superfície do mar.

Como os moluscos respiram debaixo d'água?

É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água. Esse tipo de respiração acontece na maioria dos animais aquáticos, como é o caso dos crustáceos, alguns moluscos e peixes.

Qual é o tipo de respiração dos insetos?

Em vez de pulmões, os insetos – o mais numeroso e variado grupo de animais – possuem um sistema de tubos internos chamados traquéia, por meio dos quais o oxigênio entra e sai.

Como funciona o sistema respiratório e circulatório dos moluscos?

Sistema Circulatório: os moluscos são os primeiros animais a possuírem um sistema circulatório. A maior parte dos moluscos possui sistema circulatório aberto, embora alguns cefalópodes tenham o sistema circulatório fechado. ... Sistema Respiratório: apresentam órgãos especializados na realização de trocas gasosas.

Como funciona o sistema digestivo dos moluscos?

Os moluscos são animais que possuem o tubo digestivo completo. São protostômios, ou seja, durante o desenvolvimento embrionário originam primeiro a boca e depois o ânus. ... Os bivalves apresentam um estilete cristalino que libera enzimas digestivas, colaborando assim, com o processo de digestão.

Como o sistema circulatório aberto da maioria dos moluscos é diferente do sistema circulatório fechado de polvos e lulas?

Os moluscos possuem sistema circulatório. Na maioria das espécies esse sistema circulatório é do tipo aberto, uma vez que o sangue não circula apenas dentro dos vasos. ... Já nos cefalópodes (lulas e polvos), o sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue circula apenas dentro dos vasos sanguíneos.

Como funciona o sistema circulatório dos peixes?

O sistema circulatório dos peixes é um sistema simples, ou seja, o sangue passa apenas uma vez por ciclo no seu coração, e é um sistema fechado, pois o sangue passa apenas nos vasos e não tem outras cavidades. Os peixes apresentam um coração dividido em duas cavidades, sendo elas, um átrio e um ventrículo.

O que o molusco se alimenta?

Em geral, os moluscos comem algas. Eles usam a rádula para raspar as algas das rochas. Porém moluscos maiores têm grande apetite. As lesmas e os caracóis comem plantas e frutas.

Qual é o modo de vida dos moluscos?

Os moluscos são animais que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns são fixos, outros enterram-se e outros, como as lulas, podem nadar por jato-propulsão. Os cefalópodes apresentam uma “bolsa de tinta” que é uma estrutura defensiva. Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza.

Qual a origem do molusco?

Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.

Artigo anterior
Qual o jutsu mais forte da Sakura?
Artigo seguinte
Como dar uma desculpa convincente?