Em que ambiente podemos encontrar poríferos?
Perguntado por: Letícia Sofia de Alves | Última atualização: 18. August 2024Pontuação: 5/5 (17 avaliações)
Também conhecidos como esponjas, esses animais vivem fixos no substrato, não apresentando, portanto, nenhum tipo de movimentação. Os poríferos podem ser encontrados sozinhos ou formando colônias e vivem, principalmente, em ambiente marinho, porém existem também esponjas de água doce.
Qual é o ambiente dos poríferos?
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas por que as recebem o nome de poríferos?
Resolução. a) As esponjas são animais aquáticos, predominantemente marinhos, mas também encontradas em ambientes de água doce. As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).
Quais são os exemplos de poríferos?
- esponja.
- bob-esponja.
- porífero.
- coanócitos.
Qual é a função dos poríferos?
Os poríferos podem formar brotos, que se desprendem do corpo genitor, se fixam ao território e originam novas esponjas – essa é a reprodução assexuada por brotamento. Em outros casos, esses seres formam gêmulas, que são estruturas indiferenciadas e protegidas contra condições desfavoráveis do ambiente.
PORÍFEROS: estrutura, características e reprodução | RESUMO DE BIOLOGIA PARA O ENEM
Qual é a espécie da esponja do mar?
Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.
Em qual ambiente vivem as esponjas e os cnidários?
A maioria vive em ambiente marinho e todos são exclusivamente aquáticos, sendo que as larvas são móveis e os adultos são sésseis (fixos no substrato).
O que os poríferos se alimentam?
Nutrição dos poríferos
Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.
Quais são as principais células dos poríferos?
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).
Qual a importância dos poríferos para a biodiversidade?
Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
O que as esponjas do mar se alimentam?
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
O que é uma esponja do mar?
As esponjas marinhas são animais multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos. Elas não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam. Além disso, as esponjas são essenciais para o equilíbrio de ecossistemas marinhos, como os recifes de corais.
Quantos poríferos existem?
Embora quase toda a totalidade das esponjas seja marinha, há, em todo o mundo, mais de 200 espécies de poríferos de água doce registradas, sendo pouco mais de 50 delas encontradas no Brasil.
Como é o sistema digestivo dos cnidários?
Os cnidários são animais basicamente carnívoros. Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas). Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular.
Quais são os diferentes tipos de células dos poríferos e quais são suas funções?
As principais células dos poríferos são os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. Os coanócitos são responsáveis por captar os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los. Os pinacócitos possuem o formato achatado e revestem a parede externa do porífero.
Quanto aos poríferos é correto afirmar que?
Questão Sobre os poríferos, é correto afirmar que são animais invertebrados. de corpo mole encontrados nos ambientes marinhos, de água doce e terrestres. diblásticos que possuem duas formas de vida: pólipos e medusas.
Qual é o sistema respiratório dos poríferos?
Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.
Como os poríferos se defendem?
“Para se defender dos predadores — que podem ser peixes, tartarugas e até parasitas — as esponjas expelem substâncias químicas que os repelem.
Onde fica a boca da água viva?
Água-viva não tem cabeça, sistema circulatório, nem órgãos para respiração e excreção. Sua boca está na parte inferior do corpo e está conectada a uma cavidade central preenchida com estruturas semelhantes a pelos chamadas cílios que ajudam a transportar alimentos e outros materiais por todo o corpo.
Como funciona o sistema nervoso dos poríferos?
Os Poríferos são os únicos animais que não possuem tecidos definidos, não possuem sistema nervoso (ou qualquer outro sistema) e musculatura.
Qual o tipo de simetria dos poríferos?
Apresentam simetria radial ou não apresentam qualquer tipo de simetria. O corpo apresenta muitos poros, canais e câmaras onde circula a água.
Qual é o tipo de reprodução dos poríferos?
A grande maioria dos poríferos reproduz-se por brotamento, ou seja, de forma assexuada. Durante esse tipo de reprodução ocorre a formação de brotos, que crescem e desprendem-se da esponja que o gerou, dando origem a um novo indivíduo.
Qual é a importância da água na alimentação dos poríferos?
Resposta: Nos poríferos a água tem função de nutrir as células com liquido, ser meio de reação e meio de transporte para substâncias entrarem ou saírem de dentro dos poríferos.
Por que os poríferos são considerados animais sésseis?
Os poríferos, quanto ao seu modo de vida, são animais sésseis, por quê? A palavra séssil vem do latim e significa diretamente ligado. Os poríferos não apresentam órgão de locomoção e vivem, geralmente, presos a substratos, como rochas e conchas, permanecendo sozinhos ou formando colônias de variadas formas e cores.
Quanto tempo depois de tomar a pílula posso ter relações?
Pode dissolver comprimido para cachorro?