Em qual região do Paraná está presente o fandango caiçara?
Perguntado por: Manuel Neves | Última atualização: 9. Februar 2025Pontuação: 4.7/5 (37 avaliações)
A esse conjunto é que aqui denominamos "fandango caiçara", e que, embora com significativa diversificação, encontra uma unidade na região que vai de Iguape e Cananéia (estado de São Paulo) e segue até Guaraqueçaba, Paranaguá e Morretes (estado do Paraná).
Qual a origem do fandango paranaense?
De origem espanhola e com influências portuguesas, o Fandango é uma dança trazida pelos aventureiros, que no passado se espalharam pelos recôncavos do nosso litoral. E como era natural, sentindo nostalgia, procuravam recordar a pátria distante, com danças de sua terra.
Qual a origem do fandango caiçara?
Acredita-se que o fandango chegou ao país por volta de 1750, junto com os imigrantes que vieram povoar o litoral de São Paulo e do Paraná. As influências açorianas e espanholas se misturam às contribuições indígenas e caiçaras da região, dando origem, assim, ao fandango que conhecemos hoje.
Onde se localiza o fandango?
Fandango ou marujada é um estilo musical caracterizado pela sua dança, com movimentos frenéticos, conhecido na Europa, na Espanha e Portugal, desde o período barroco, além de outros países, como Brasil e México.
Qual a relação entre o fandango E o povo paranaense?
Por sua característica peculiar e pelo fato de não ser encontrado em outras regiões do país da forma como sobrevive no Estado é que consideramos o fandango como uma legítima manifestação cultural paranaense, de grande força expressiva e simbólica.
Fandango caiçara é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial brasileiro -
Qual é a região da dança fandango?
O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. Ele desmbarcou por aqui no litoral sul, região do Brasil onde é mais dançado frequentemente. De dança palaciana passou a fazer parte do Entrudo, festa que é o “ancestral” do carnaval.
Quais são as principais culturas do Paraná?
As principais festas culturais do Paraná são: cavalhada, congada, dança ou fandango de São Gonçalo, festa da cerejeira, festa do Divino, coroação de Nossa Senhora, festa de São Benedito, entre outras. Um dos pratos típicos do Paraná é o barreado, um cozido de carne, prato caboclo típico do litoral.
O que é o fandango caiçara?
A iniciativa tem preservado a prática do Fandango Caiçara, manifestação popular que reúne dança, música e está associada aos mutirões de trabalho, especialmente na lavoura e na pesca.
Como é o fandango caiçara?
O fandango faz parte da vida social de comunidades caiçaras no litoral de São Paulo e do Paraná. É uma expressão cultural que envolve música, tocada com violas, rabecas, adufos; dança em pares e em roda, com sonoro sapateado feito com tamancos; e ainda improviso de versos.
Qual é o tipo de patrimônio do fandango caiçara?
O Fandango Caiçara é Patrimônio Cultural Imaterial desde novembro de 2012.
O que é o povo caiçara?
O termo, porém, denomina as comunidades de pescadores tradicionais dos Estados de São Paulo e Paraná e sul do Rio de Janeiro. Com poucos contatos com a "civilização", os caiçaras evoluíram aproveitando os recursos naturais à sua volta, que resultou numa grande intimidade com o ambiente.
Quando o fandango caiçara foi declarado?
Em 2012, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu como Patrimônio Cultural brasileiro o Fandango Caiçara.
Quando o fandango caiçara foi declarado o patrimônio pela Unesco?
O Fandango Caiçara é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná. Inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2011.
Porque o fandango recebeu esse nome?
O termo fandango tem uma história longa e controversa. Para alguns pesquisadores teria origem árabe. Para outros, suas origens viriam da Península Ibérica, quando Espanha e Portugal ainda não eram reinos de fronteiras definidas.
Quais são os dois tipos de danças executadas no fandango paranaense?
As danças se dividem em dois grupos: as batidas e as valsadas ou bailadas. As primeiras se caracterizam pelo sapateado forte, barulhento, batido a tamanco ou sapato. Abafam quase completamente a música do conjunto. Esse bater do tamanco se chama em alguns lugares rufar.
Como são chamados os brincantes do fandango?
Durante 4 dias os dançarinos, chamados de 'folgadores' e 'folgadeiras', praticavam os mais diversos bailados – entre eles o Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Caranguejo, Vilão do Lenço, Sabiá, Marinheiro, Xarazinho, Xará Grande, entre outros – e consumiam o tradicional Barreado, mistura de carne e toucinho.
Onde e quando iniciou a cultura caiçara?
Ainda sobre a diferença entre o desenvolvimento do caiçara e do caipira, nota-se que as áreas ocupadas por populações caiçaras localizam-se nas mais antigas cidades da região Sudeste do Brasil e do Paraná, fundadas entre o século XVI e XVII por portugueses.
Quais são os principais elementos do fandango caiçara?
Basicamente reúne dança em pares, por vezes marcada pelo batido de tamancos de madeira, além de música executada em instrumentos de confecção artesanal, principalmente a viola branca ou de fandango, a rabeca e o adufo.
O que quer dizer a palavra fandango?
nome masculino
1. Dança popular, a três tempos e sapateada, comum em Espanha e Portugal. 2. Música que acompanha essa dança.
Quais são as ameaças preservação do fandango caiçara?
Se antes a questão era a colonização extrativista europeia, nas últimas décadas a especulação – na verdade, pirataria – imobiliária, o turismo de massa e as restrições à pesca e ao artesanato são as grandes ameaças.
Qual o objetivo do fandango?
O fandango é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.
Quais são as etnias do Paraná?
A população paranaense é composta por diversas etnias que são imigrantes de alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos, japoneses, africanos, além dos indígenas que já habitavam o território paranaense.
Qual é o folclore do Paraná?
O FOLCLORE QUE NASCE DE NOSSAS RAÍZES
As tradições mais fortes vieram dos grupos de imigrantes e as principais manifestações são o Fandango, do Litoral, as Cavalhadas, de Guarapuava, e Congada, da Lapa. As Cavalhadas e Congadas acontecem em datas específicas.
O que não pode comer quando tem problema no fígado?
Qual é o mês mais úmido no Brasil?