Em qual passagem e empregado o discurso indireto livre?

Perguntado por: Lara Laura Rodrigues Baptista Garcia  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (63 avaliações)

O discurso indireto livre é empregado na seguinte passagem: a) Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo.

O que é discurso indireto livre exemplo?

No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.

O que é verbo indireto livre?

Discurso indireto livre é uma modalidade de técnica mãe, resultante da mistura dos discursos direto e indireto, sendo um processo de grande efeito estilístico. ... Esse discurso é muito empregado na narrativa moderna, pela fluência e ritmo que confere ao texto.

O que é discurso direto e indireto exemplos?

Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.

Quais as características do discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

DISCURSO DIRETO X DISCURSO INDIRETO X DISCURSO INDIRETO LIVRE

38 questões relacionadas encontradas

Como se faz um discurso direto?

Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.

O que é verbo Dicendi exemplos?

Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.

O que é um discurso indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Quais são os tipos de discurso?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.

São características do discurso indireto exceto?

Questão 3. Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. ... As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.

Quais as características do discurso direto?

O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.

São características do discurso direto exceto?

As principais características do discurso direto são: É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

O que é um discurso narrativo?

O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. ... Discurso direto – menciona a fala das personagens de maneira exata, sem que o narrador tenha participação. Discurso indireto – as falas das personagens são reproduzidas pelo narrador utilizando suas próprias palavras.

Quais são os discursos indiretos?

No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.

Qual a importância do discurso indireto?

As principais características do discurso indireto são: É a reprodução da essência das falas das personagens feita pelas palavras do narrador; A narração é sempre feita na 3. ... O narrador também utiliza as suas próprias palavras para reproduzir as reações e personalidade das personagens.

Como fazer perguntas no discurso indireto?

Pronomes interrogativos

Colocamos essas orações no discurso indireto utilizando "ask" (ou outro verbo de significado similar) + pronome interrogativo + oração. A oração contém a pergunta dentro da ordem normal das palavras e a alteração necessária do tempo verbal.

O que são verbos defectivos e exemplos?

São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...

Quais são os verbos?

Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
...
Exemplos de verbos regulares
  • Verbo estudar;
  • Verbo cantar;
  • Verbo amar;
  • Verbo achar;
  • Verbo aprender;
  • Verbo correr;
  • Verbo viver;
  • Verbo partir;

O que é um discurso direto exemplos?

No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos: O aluno afirmou: ... No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.

Como fazer um discurso exemplo?

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação:
  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

Quando transformamos um discurso direto?

Quando transformamos um discurso direto (direct speech) que está no tempo verbal simple present para discurso indireto (indirect speech), o tempo verbal a ser utilizado deve ser o simple past, como no exemplo a seguir: Mary said, I study every day. (simple presente) Mary said she studied every day.

Que gêneros textuais usam predominantemente o discurso direto?

O discurso direto e indireto está intimamente ligado ao texto narrativo. Isso porque a versatilidade do discurso é uma das principais características de um texto narrativo.

São características do gênero narrativo?

São características do gênero narrativo: ... Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens. d) O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo.

Artigo anterior
Qual o subnível mais energético do zinco?
Artigo seguinte
O que é contigencia?