Em qual alternativa temos um exemplo correto de mutualismo?

Perguntado por: Lorena Esteves Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

e) Caranguejo-eremita e anêmonas-do-mar. Alternativa “e”. Na associação entre o caranguejo-eremita e as anêmonas-do-mar, ambos são beneficiados, pois o caranguejo fornece transporte, e a anêmona, proteção contra predadores.

O que é mutualismo e dê exemplos?

Um exemplo de mutualismo obrigatório são os liquens, uma associação entre algas e fungos. Enquanto as algas realizam a fotossíntese, os fungos garantem a umidade e a proteção necessária. Outro exemplo são as micorrizas, uma associação entre fungos e raízes de plantas.

Quais são os animais mutualismo?

O mutualismo também pode ser chamado de protocooperação, no entanto, essa nomenclatura está caindo em desuso. Um exemplo de mutualismo facultativo acontece entre aves e mamíferos como cavalos, rinocerontes e búfalos. As aves se alimentam dos carrapatos na pele desses animais, livrando-os do incômodo que proporcionam.

Quais são os tipos de mutualismo?

O mutualismo pode ser classificado em dois tipos básicos: o mutualismo obrigatório e o facultativo. Denomina-se de mutualismo obrigatório a relação em que um organismo associa-se a outro de forma permanente, não sendo possível a sobrevivência das espécies envolvidas de maneira isolada.

É um exemplo de protocooperação?

Um exemplo de relação do tipo protocooperação é o que ocorre entre o caranguejo-ermitão e a anêmona-do-mar. O caranguejo-ermitão ocupa conchas de gastrópodes abandonadas, sobre as quais se instalam anêmonas-do-mar.

Mutualismo - Brasil Escola

44 questões relacionadas encontradas

O que significa a palavra protocooperação?

Protocooperação, também chamada de mutualismo facultativo, é um tipo de relação ecológica em que determinadas espécies, embora possam viver sozinhas, associam-se e trocam benefícios.

O que é comensalismo de um exemplo?

Rêmora e tubarão

A relação entre a rêmora e o tubarão é um caso clássico de comensalismo. A rêmora é um peixe que se fixa ao corpo dos tubarões com ventosas chamadas apreensórios. A rêmora permanece presa ao tubarão e se alimenta dos restos de comida que saem da boca do animal.

O que é comensalismo e Inquilinismo?

Os autores que aceitam essas duas relações como distintas consideram o inquilinismo uma relação ecológica que está associada à obtenção de abrigo ou suporte, enquanto o comensalismo preocupa-se apenas com a alimentação, com um organismo alimentando-se dos restos alimentares de outro.

Qual a diferença entre o mutualismo é comensalismo?

Comensalismo e Mutualismo

O mutualismo é uma relação harmônica e interespecífica entre indivíduos de várias espécies. Ela possui o caráter alimentar, de proteção ou transporte, na qual ambas as espécies se favorecem, diferentemente do comensalismo, onde apenas uma espécie é beneficiada.

O que é uma bactéria mutualista?

Os próprios seres humanos estabelecem relações mutualísticas com as bactérias presentes no seu intestino. Essas bactérias auxiliam na digestão e na produção de vitaminas e Ômega 3 e em troca recebem alimentos e abrigo no corpo humano.

É um exemplo de parasitismo?

Exemplos de parasitismo

As lombrigas vivem no intestino humano, no qual conseguem alimento e acasalam-se. Lombriga e ser humano: a lombriga (Ascaris lumbricoides) estabelece uma relação de parasitismo com os seres humanos, causando uma doença chamada ascaridíase.

O que que é herbívoro?

A herbivoria é uma interação ecológica interespecífica e desarmônica, na qual um animal alimenta-se de algas ou plantas ou de partes delas. Os animais herbívoros ocupam a segunda posição na cadeia alimentar, pois sempre se alimentam dos organismos produtores.

Qual é a diferença entre mutualismo e simbiose?

A simbiose é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, é uma relação interespecífica. Também chamada de mutualismo obrigatório, é uma associação em que ambas as espécies dependem da presença do parceiro, em decorrência da função que cada um exerce no metabolismo do outro.

O que é Mutualísticos?

O mutualismo é uma relação ecológica, entre indivíduos de espécies diferentes, em que todos os envolvidos são beneficiados. Pode ser obrigatória ou não. As abelhas e plantas estabelecem uma relação mutualística.

Qual a diferença entre mutualismo e protocooperação de um exemplo de cada?

Protocooperação e Mutualismo

A única diferença entre elas é que a protocooperação é uma relação não obrigatória. Enquanto isso, o mutualismo possui caráter obrigatório, onde as duas espécies precisam uma da outra para a sobrevivência.

O que é Inquilinismo exemplo?

Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.

O que acontece no comensalismo?

O comensalismo é uma relação que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes e apenas um organismo é beneficiado, mas o outro não é prejudicado. Nesse tipo de interação, um organismo está à procura de alimento.

Quais as principais características do comensalismo?

O comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada, nem prejudicada. Nenhum ser vivo é capaz de viver isolado no meio sem interagir com indivíduos de sua mesma espécie ou com indivíduos de espécies diferentes.

Como é feito o comensalismo?

O comensalismo é uma relação entre espécies diferentes em que um organismo alimenta-se de restos de alimento deixados por outro. As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes e podem ocasionar ganho ou perda individual para um organismo.

Qual a diferença entre Epifitismo e inquilinismo?

O inquilino obtém abrigo (proteção) ou ainda suporte no corpo da espécie hospedeira. Inquilinismo também pode ser definido como um caso específico do comensalismo. Um usa o outro como moradia, no caso das plantas é chamado de Epifitismo, nesta relação a planta usa uma outra planta como suporte.

Qual das alternativas abaixo é um exemplo de comensalismo?

A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste.

O que é comensalismo Reino Monera?

É uma associação em que uma das espécies — a comensal — é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro.

O que é comensalismo e protocooperação?

Compreendem o inquilinismo, o mutualismo, o comensalismo e a protocooperação. É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Exemplos: peixe-agulha e pepino-do-mar; árvore e epífitas.

O que é comensalismo e Predatismo?

- Comensalismo: Indivíduos de espécies diferentes interagem e apenas um deles é beneficiado com a interação, mas sem causar prejuízo ao outro. Exemplo: O urubu alimenta-se dos restos de alimento jogados pelo homem em ambientes abertos.

Porque o tubarão não come a rêmora?

Assim, a rêmora é transportada pelo tubarão enquanto alimenta-se dos restos de sua alimentação. Esse processo não prejudica o tubarão, pois a rêmora se alimenta apenas do que o tubarão descarta e seu peso não atrapalha em nada o tubarão.

Artigo anterior
O que é imperícia exemplos na enfermagem?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora pra fazer uma cirurgia no joelho?