Em quais modalidades os profissionais de saúde bucal que compõem as equipes de Saúde da Família podem se organizar?

Perguntado por: Wilson Pereira Amaral  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Os profissionais de saúde bucal que compõem as Equipes Saúde da Família podem se organizar nas seguintes modalidades: I - Cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família e auxiliar em saúde bucal (ASB) ou técnico em saúde bucal (TSB);

Quais as modalidades de equipe de saúde bucal?

Foram definidas duas modalidades de equipes, sendo a modalidade I composta de um Cirurgião Dentista (CD) e um Atendente de Consultório Dentário (ACD) e a modalidade II de um Cirurgião Dentista, um Atendente de Consultório Dentário e um Técnico em Higiene dental (THD) (Brasil, 2000).

Quais os profissionais que compõem a equipe de saúde da família?

Composição das equipes

É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Quais as modalidades e como são formadas as equipes de saúde bucal ESB )?

Uma equipe completa da ESF é composta por um profissional de enfermagem, um médico, um auxiliar e/ou técnico de enfermagem, e agentes comunitários de saúde. ... Existem duas modalidades de Equipe de Saúde Bucal, modalidade tipo I composta por um CD e um ASB; e modalidade tipo II composta por um CD, um ASB e um TSB.

Qual a composição da ESB?

A eAP é composta minimamente por médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família, podendo cumprir cada um carga horária de 20h ou 30h. Já a eSF é minimamente composta por médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde e técnico de enfermagem cumprindo cada um 40 horas.

PNAB (Atualização 2020) - Equipe de Saúde da Família (Profª Juliana Mello)

15 questões relacionadas encontradas

O que é ESB odontologia?

A Equipe de Saúde Bucal (ESB) foi oficialmente incluída na Estratégia Saúde da Família (ESF) através da Portaria 1444 de 28 de dezembro de 2000, do Ministério da Saúde (MS). A Portaria 267 de 6 de março de 2001 regulamentou as ações das ESB na ESF.

Como é composta a equipe de saúde da família?

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS) ...

Quais são os integrantes de uma equipe de Saúde da Família Modalidade I?

a) Modalidade 1: existência de equipe multiprofissional com composição básica de cirurgião dentista e auxiliar de consultório dentário (figura 6).

Quais são os profissionais fazem parte do Núcleo Ampliado de saúde da família?

Médico acupunturista; assistente social; profissional/professor de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico ginecologista/obstetra; médico homeopata; nutricionista; médico pediatra; psicólogo; médico psiquiatra; terapeuta ocupacional; médico geriatra; médico internista (clínica médica), ...

O que é equipe de saúde bucal?

As equipes de Saúde Bucal podem ser compostas por: cirurgião-dentista; técnico ou auxiliar em saúde bucal ou pelo cirurgião-dentista; e técnico em saúde bucal mais auxiliar ou técnico em saúde bucal. Toda equipe é responsável por um território que, em geral, concentra de 3 mil a 4 mil pessoas.

Quais são os profissionais auxiliares atuantes na odontologia?

Quantidade Geral de Profissionais e Entidades Ativas
  • CD: Cirurgiões-Dentistas.
  • EPAO: Entidades Prestadoras de Assistência Odontológica (Clínicas)
  • TPD: Técnicos em Prótese Dentária.
  • LB: Laboratórios de Prótese Dentária.
  • TSB: Técnicos em Saúde Bucal.
  • ASB: Auxiliares em Saúde Bucal.
  • APD: Auxiliares de Prótese Dentária.

Quais os profissionais compõe a equipe do NASF?

Para efeito de repasse de recurso federal, poderão compor os NASF: profissional/professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, médico ginecologista, médico pediatra, médico acupunturista, médico homeopata, ...

Quais os profissionais que compõem a equipe de Atenção Básica?

§1º As equipes mínimas de eAB deverão ser compostas por médicos (preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade), enfermeiro (preferencialmente especialista em saúde da família), auxiliares e/ou técnicos de enfermagem, podendo contar com cirurgião-dentista (preferencialmente especialista em saúde ...

O que é o NASF 1?

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade ...

Quantas famílias para cada Agente Comunitário de Saúde?

II – o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”.

Quantas equipes por UBS?

O número de agentes comunitários da saúde ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por Equipe de Saúde da Família. A população máxima de atendimento, em grandes centros é de uma UBS para cada 12.000habitantes.

Fazem parte da equipe mínima de saúde da família exceto?

Em relação à equipe, faz parte da equipe mínima na estratégia de Saúde da Família, EXCETO: A) agentes comunitários. B) auxiliares ou técnicos de enfermagem. C) enfermeiros.

Como credenciar ESB?

Os pedidos de credenciamento das equipes de Saúde Bucal (eSB) e serviços de Unidades Odontológicas Móvel (UOM), e equipes de Consultório na Rua (eCR) devem ser feitos, exclusivamente, por meio de ofício enviado pelo município ou Distrito Federal ao MS.

Quais profissionais atuam na APS?

As possibilidades de profissionais para composição do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) são: assistente social; profissional de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; profissional com formação em arte e educação (arte educador); nutricionista; psicólogo; terapeuta ocupacional; médico ...

Como é dividido o NASF?

O NASF está dividido em nove áreas estratégicas, sendo elas: práticas integrativas e complementares, reabilitação, alimentação e nutrição, saúde mental, serviço social, saúde da criança/do adolescente e do jovem, saúde da mulher e assistência farmacêutica.

Como são divididos os NASF?

Existem três modalidades de NASF: o NASF 1, que inclui 5 a 9 eSF ou eAB com carga horária dos profissionais totalizando no mínimo 200 horas semanais. O NASF 2 inclui 3 a 4 eSF ou eAB com somatória de no mínimo 120 horas semanais das cargas horárias dos profissionais.

Quando surgiu a equipe de saúde bucal?

Brasília: MS; 2006.. Para ampliar o acesso da população às ações de Saúde Bucal, estimulando dessa forma a reorganização destas ações no nível primário de atenção, foi proposta pelo Ministério da Saúde a inclusão das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Quando a odontologia foi inserida no SUS?

Na constituição de 1988 o Sistema Único de Saúde tornou-se um sistema universal, público e gratuito. Visando o alcance do cuidado integral no SUS foi inserida a saúde bucal, por meio do Brasil Sorridente ou Política Nacional de Saúde em 2004.

Quando é quem fez a inclusão da saúde bucal na Estratégia Saúde da Família?

Essa inclusão se deu através da Portaria 1.444 de dezembro de 2000 6. ... Portaria nº 1.444, de 28 de dezembro de 2000. Estabelece incentivo financeiro para a reorganização da atenção à saúde bucal prestada nos municípios por meio do Programa de Saúde da Família.

O que é NASF 3?

§ 1º Os NASF 3 são estabelecimentos que visam promover a atenção integral em saúde e saúde mental, prioritariamente para usuários de crack, álcool e outras drogas na Atenção Básica para Municípios com porte populacional menor que 20.000 (vinte mil) habitantes, devendo obedecer ao disposto na Portaria nº 154/GM/MS, de ...

Artigo anterior
Como registrar georreferenciamento?
Artigo seguinte
Como eram chamados os jogos na Antiguidade?