Em quais grupos de moluscos a rádula está presente?
Perguntado por: Mário Márcio Fernandes Rocha Silva | Última atualização: 8. März 2022Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)
Este é o tipo de rádula mais primitivo e pode-se assumir que representa uma condição plesiomórfica: presente nos moluscos mais antigos (Eogastropoda e Polyplacophora).
Quais filos possuem rádula?
Rádula é uma estrutura presente na cavidade bocal de algumas classes do filo dos moluscos. Sua estrutura possui várias fileiras de dentes feitos de quitina. Funciona como uma língua com vários dentículos.
Qual molusco não tem rádula?
Na cavidade do manto, a água passa e partículas ficam presas no muco que reveste brânquias e cílios, garantindo, desse modo, a captura do alimento. Os bivalves não possuem cabeça e nem rádula. Como representantes podemos citar as ostras, os mariscos e os mexilhões.
Quais são os grupos de moluscos?
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Quais são os grupos de moluscos mais conhecidos?
- → Classificação dos moluscos.
- Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda.
Filo Mollusca - rádula
Quais são os principais representantes dos moluscos?
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Qual animal tem rádula?
Aparelho digestivo
Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento.
Por que os bivalves não possuem rádula?
01 A rádula é ausente nos bivalves porque estes são animais que se alimentam de organismos planctônicos, filtrando a água pelas brânquias. ... Os bival- ves são marinhos ou dulcícolas, têm um pé em forma de lâmina de machado e a cabeça pouco desenvolvida; não possuem rádula e são animais filtradores.
Como os moluscos sem rádula obtêm seus alimentos?
Sistema digestório e excretor
O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. Muitos moluscos aquáticos se alimentam de pequenas algas que ficam presas às rochas ou outros pequenos organismos.
Onde se encontra a rádula?
A rádula (do latim radŭla-, «lima; raspador») é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos, os quais cobrem uma estrutura muscular lingual, existente no interior da faringe do molusco.
Que classe de moluscos agrupa animais que não possuem rádula?
Nem todos os moluscos possuem a rádula, na classe Bivalvia não existe a rádula, pois são filtradores.
O que o molusco se alimenta?
Em geral, os moluscos comem algas. Eles usam a rádula para raspar as algas das rochas. Porém moluscos maiores têm grande apetite. As lesmas e os caracóis comem plantas e frutas.
Quais são as características dos bivalves?
Este grupo é formado unicamente de animais aquáticos e vivem nos mares ou em água doce. Não apresentam cabeça, mas possuem boca. Os bivalves são chamados de animais filtradores, pois retiram da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula em suas brânquias. São representados por mexilhões e ostras.
Como é a reprodução dos bivalves?
Reprodução. Os gametas dos bivalves são acumulados na câmara suprabranquial para depois serem carregados para fora pelo fluxo de água para que ocorra a fecundação externa. O desenvolvimento é indireto, pois passa por estágio larvais de larva trocófora e véliger.
O que significa a palavra rádula?
Língua áspera que existe na maior parte dos moluscos (salvo nos bivalves). Confrontar: rábula.
Para que serve a concha de um molusco?
A principal função da concha é proteger moluscos contra ataques de predadores. Quando se sentem ameaçados, eles conseguem esconder seu corpo inteiro dentro dela.
Quem são os bivalves?
Os indivíduos que constituem esta classe, também conhecidos como pelecípodes, têm simetria bilateral, são comprimidos lateralmente e o corpo mole é protegido por uma concha rígida constituída por duas valvas (daí o nome de bivalves) e não possuem cabeça.
Como definir o filo Mollusca molusco?
Moluscos são animais invertebrados que fazem parte do Filo Mollusca. Os representantes desse filo destacam-se pela presença de um corpo mole, o qual é frequentemente protegido por uma conha. Eles podem ser encontrados em ambiente terrestre e também em ambiente aquático, sendo mais abundantes no ambiente marinho.
Qual o tipo de larva dos moluscos?
Já os moluscos bivalves possuem desenvolvimento indireto: após a fecundação externa, há a formação de uma larva chamada trocófora, que se desenvolve em um segundo estágio larval chamado véliger, que só então se desenvolve em indivíduo adulto.
Qual o tipo de circulação dos moluscos?
O sistema circulatório dos moluscos é do tipo aberto ou lacunar, onde o sangue é impulsionado por uma bomba, que é o coração, passa no interior de alguns vasos sanguíneos e chega a lacunas (hemoceles) encontradas entre os diversos tecidos, circulando lentamente nesse local, sob baixa pressão, levando nutrientes e ...
O que é molusco bicho?
Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. ... Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.
Quando os moluscos se originaram?
Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.
O que causa molusco na pele?
As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.
Porque os moluscos são animais lentos?
A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta.
Quais os riscos de arquivamento digital?
Qual o mal de dormir pouco?