É verdade que o micro-ondas causa câncer?

Perguntado por: José Daniel Teixeira Marques  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Uma das coisas que mais ouvimos falar é que o micro-ondas passa radiação para os alimentos e por isso, pode causar o câncer. No entanto, trata-se de um dos principais mitos sobre o eletrodoméstico e é preciso esclarecer que a radiação do aparelho não é capaz de causar câncer.

Porque microondas dá câncer?

Há uma lenda urbana que o forno de micro-ondas causa câncer, entretanto isso não é verdade. Ainda não é comprovado cientificamente que essas ondas possam causar o aparecimento de um tumor. Além disso, esse eletrodoméstico é construído por meio de técnicas que impedem o vazamento dessa radiação.

É perigoso usar micro-ondas?

Usar microondas faz mal para a saúde? Segundo a OMS, a utilização do microondas para aquecer alimentos não traz qualquer risco para a saúde, mesmo durante a gravidez, porque a radiação é refletida pelo material metálico do aparelho e fica contida no seu interior, não se espalhando.

Porque o microondas não dá câncer?

A radiação do micro-ondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, não alterando a estrutura química ou molecular do alimento. Assim, o consumo de alimentos aquecidos no micro-ondas não aumenta o risco de câncer.

Qual o benefício do micro-ondas?

Há tempos que o microondas passou a ser um eletrodoméstico indispensável para a rotina familiar, já que ele vem facilitando muito a vida de quem não poder perder tempo e precisa ter agilidade na cozinha. Além de proporcionar rapidez no preparo e aquecimento dos alimentos, também diminui os gastos com o gás de cozinha.

Dr. Felipe Ades - Aquecer comida no microondas pode causar câncer?

34 questões relacionadas encontradas

Quais os efeitos do micro-ondas?

Nos alimentos, o uso do microondas causa: a criação de substâncias cancerígenas pela transformação de suas moléculas; a redução na bio-compatibilidade de seus nutrientes (minerais e vitaminais); uma perda entre 60% e 90% da energia; a diminuição de seu valor proteico e a criação de radicais livres.

É verdade que não se pode ficar na frente do microondas?

"Pode escapar um pouco, apesar das paredes do forno constituírem uma blindagem muito boa. Por isso, é recomendável não ficar olhando a comida esquentar ou cozinhar", orienta a física Emico Okuno, professora sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Tem radiação no microondas?

Já a radiação emitida pelo micro-ondas é não ionizante. Ou seja, possui uma baixa frequência, que não tem potencial para alterar o DNA. “Elas servem apenas para aquecer”, arremata Furukawa. Claro que, se essa radiação fosse apontada diretamente para o nosso corpo, poderia provocar queimaduras.

Qual o tipo de radiação do microondas?

A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.

O que leva uma pessoa a ter câncer?

O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.

Quais os efeitos do microondas na fisioterapia?

As Micro-ondas são usadas na prática fisioterapêutica pelo seu conhecido efeito térmico-analgésico; Segundo Low e Reed (2001) estas radiações são indicadas para aquecimento superficial de tecidos como músculos e articulações superficiais como o punho e face anterior do joelho.

É perigoso esquentar água no microondas?

Logo após ser aquecida em micro-ondas, a água, apesar de estar aparentemente "tranquila", carrega muita instabilidade. E a qualquer movimento, por exemplo, uma tentativa de colocar um sachê de chá, o líquido pode espirrar e queimar quem está por perto.

Como saber se está vazando radiação do microondas?

Coloque uma maçã em cima da porta dividindo entre a porta e o micro-ondas com a porta fechada e ligue por 1 minuto, se ela cozinhar é porque estão escapando as micro-ondas.

Como funciona a radiação utilizada nos aparelhos de microondas?

No forno de micro-ondas, a energia das ondas eletromagnéticas é transmitida para as moléculas de água que transferem a energia para as moléculas adjacentes por vibração, aumentando a temperatura e cozinhando os alimentos. Água, gordura, açúcares e outras moléculas polares absorvem radiação em torno de 2,45 GHz.

O que estraga o microondas?

1- Utensílios de cozinha e louça antiga: todos os objetos de metal devem manter-se longe de um microondas. Os metais finos, como a ponta de um garfo, aquecem rapidamente e podem provocar um incêndio. ... 2- Papel Alumínio: por ser um metal, o calor faz o papel soltar faíscas que podem danificar o seu microondas.

O que não pode colocar no microondas?

4 materiais que não podem ir ao micro-ondas (e você pode estar usando!)
  • Alguns tipos de plástico. Alguns tipos de plástico, quando aquecidos, liberam substâncias como, a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. ...
  • Papel-filme. ...
  • Isopor. ...
  • Alumínio. ...
  • Prefira cerâmica e vidro.

Quais doenças podem ser causadas pela radiação?

Doença aguda por radiação
  • Síndrome hematopoiética: Afeta tecidos que produzem células sanguíneas.
  • Síndrome gastrointestinal: Afeta o trato digestivo.
  • Síndrome vascular cerebral: Afeta o cérebro e o sistema nervoso.

O que faz o microondas explodir?

Além disso, o forno deve ter um prato giratório – se não, como as ondas são emitidas de um só ponto para se propagarem por todo o aparelho, pode ocorrer o superaquecimento de uma parte do recipiente, fazendo-o quebrar ou explodir.

O que acontece se deixar a porta do microondas aberta?

Isso porque deixar a porta aberta pode ocasionar um vazamento de ondas elétricas, emitindo radiação que pode ser prejudicial à saúde humana, causando queimaduras na pele e outros problemas mais graves. ... Com o problema na micro chave isso não acontece, e é justamente nesse momento que pode ocorrer o vazamento de ondas.

Quanto tempo o micro-ondas pode ficar funcionando?

Um forno de microondas pode durar bastante tempo, mais de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho. Rubens Fortes, especialista no assunto, tem dicas bem legais.

Por que não comer pipoca de microondas?

1. Pipoca de micro-ondas. Praticamente todos os componentes da pipoca de micro-ondas fazem mal à saúde. Ela contém grãos de milho geneticamente modificados, sal processado e produtos químicos utilizados para conservar o sabor – uma combinação que a torna um dos alimentos mais prejudicais ao organismo.

Como testar um microondas usado?

Teste de segurança do recipiente para o uso em Forno Microondas. Coloque um copo refratário com água (com um pouco de sal ou açucar, nunca coloque um copo somente com água) no forno Microondas ao lado do recipiente a ser testado; aqueça um minuto em Potência Alta.

O que pode ter acontecido caso o celular tocar dentro do micro-ondas mesmo com a porta fechada?

Se o aparelho que está no micro-ondas tocar, significa que as ondas de radiação estão vasando do aparelho, um problema comum de vasamento que pode prejudicar à saúde do usuário que está perto do aparelho quando em funcionamento.

É normal o microondas esquenta por fora?

O aquecimento no gabinete superior é previsto no projeto do forno, principalmente na região onde ficam localizados os componentes elétricos/eletrônicos do equipamento (região direita superior e lateral). Esta é uma característica deste tipo de produto, ou seja não é um defeito.

Artigo anterior
Como minimizar infecção cruzada?
Artigo seguinte
Quando Luffy vira Yonkou?