É vedada a progressão de regime aos condenado por crime hediondo?

Perguntado por: José Bruno Castro Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)

“1. A Lei 13.964/2019 trouxe relevante alteração no regramento atinente à progressão de regime a réus condenados por prática de crimes hediondos. Dessa forma, o art. 2o, § 2o da Lei 8.072/90 foi expressamente revogado pelo art.

É possível a progressão de regime prisional nos crimes hediondos?

Supremo reafirma entendimento sobre progressão de regime em crime hediondo. O percentual a ser aplicado para a progressão de regime de condenado por crime hediondo ou equiparado, sem morte, que seja reincidente por crime comum é de 40%.

É vedada a progressão de regime?

É vedada a progressão de regime do réu condenado por tráfico de drogas, devendo aquele cumprir a totalidade da pena em regime fechado.

É possível livramento condicional para condenados por hediondos?

É cabível livramento condicional para os crimes hediondos e equiparados? - André Peniche. Sim. Depois de cumpridos mais de 2/3 da pena em regime fechado, se o apenado não for reincidente específico em crimes hediondos, poderá fazer jus ao livramento condicional.

Qual o regime inicial para crimes hediondos?

O artigo 2º, § 1º da Lei Federal nº 8.072/90 giza que a pena por crime previsto como sendo hediondo será cumprida inicialmente em regime fechado.

Progressão de regimes e crimes hediondos à luz do "Pacote Anticrime"

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o regime inicial de cumprimento de penas para os crimes hediondos e equiparados?

Em relação aos crimes hediondos e equiparados o requisito temporal era mais gravoso e, nos termos da redação original do artigo 2º, § 2º, da Lei nº 8.072/1990, havia a necessidade de cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado fosse primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente.

E inconstitucionalidade regime inicial fechado crimes hediondos?

Em 2012, o Plenário do Supremo Tribunal Federal entendeu inconstitucional a obrigatoriedade do início do cumprimento da pena em regime fechado, no caso de condenação por crimes hediondos ou equiparados. O “Pacote Anticrime”, que é a Lei 13.964/2020, alterou a Lei de Execução Penal em seu art.

Quando não cabe livramento condicional?

Não se admite a concessão de livramento condicional ao condenado por crime doloso, cometido com violência ou grave ameaça à pessoa.

Quem não tem direito a livramento condicional?

O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Quem não tem direito a liberdade condicional?

Um dos pré-requisitos para a concessão da liberdade condicional é o comportamento do sentenciado dentro do sistema prisional. O indivíduo não pode se envolver em brigas, gangues ou praticar delitos. Além disso, o detento deve ter bom desempenho no trabalho que exerce dentro da prisão, caso tenha.

Quando cabe progressão de regime?

§ 2o A progressão de regime, no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se-á após o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente.

O que veda a progressão de regime?

Apesar de todas as vantagens do sistema de progressão de regimes da pena privativa de liberdade, a Lei 8.072/1990 (Lei dos Crimes Hediondos) vedava o direito ao condenado, independentemente do tempo já cumprido ou de seu comportamento. Previa a antiga redação do art.

Quem pode pedir progressão de regime?

Muitas vezes também chamada de progressão de pena (vale dizer que esse termo não é o correto), a progressão de regime é um direito de todo cidadão que foi condenado por algum crime com pena privativa de liberdade, previsto no art. 33 § 2 do Código Penal.

Qual a diferença da progressão de regime prisional nos crimes comuns e dos crimes hediondos?

A pena por crime previsto neste artigo será cumprida inicialmente em regime fechado, já nos crimes comuns ele irá variar conforme a pena do crime cometido, podendo ser aberto, semiaberto e fechado.

Como ocorre a progressão de regime nos casos dos crimes hediondos cometidos antes de 2007?

Segundo o ministro, condenado por crime hediondo antes da lei de 2007 (ou seja: antes de 29.3.07) pode progredir de regime depois do cumprimento de um sexto da pena, porque ele está submetido ao sistema penal anterior à Lei n°. 11.464/2007.

Quais os requisitos para a progressão de regime em crime comum hediondo e equiparados?

112, VIII da LEP, que determina que, para a aplicação do percentual de 70% do cumprimento da pena para progressão de regime o réu deve ser reincidente em crime hediondo ou equiparado.

Quais os requisitos subjetivos do livramento condicional?

Os requisitos subjetivos, por sua vez, demandam fortes críticas, pois é exigido comportamento satisfatório durante a execução da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribuído e aptidão para prover à própria subsistência mediante trabalho honesto.

Qual é mais vantajoso regime aberto ou livramento condicional?

Assim, na hipótese de cometimento de falta grave, o livramento condicional claramente é mais vantajoso do que aguardar o direito ao regime aberto.

São requisitos objetivos para a concessão do livramento condicional?

O livramento condicional será concedido a partir do preenchimento de uma série de requisitos objetivos e subjetivos.
...
Requisitos objetivos:
  • A pena deve ser privativa de liberdade: reclusão, detenção ou prisão simples.
  • A pena concreta deve ser igual ou superior a dois anos de prisão, mesmo no caso de contravenção penal.

Qual o período de prova no livramento condicional?

Prazo do livramento condicional é o restante da pena

"Assim, exemplificando, o apenado em 15 anos de reclusão que obtiver o livramento condicional após dez anos de cumprimento da pena privativa de liberdade terá período de prova estipulado em cinco anos.

O que é considerado crime hediondo?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Não é possível a concessão de livramento condicional para pessoas condenadas por crime hediondo ou cometidos com violência ou grave ameaça contra a pessoa?

é vedada a concessão do livramento condicional para o preso que não gozou de 5 saídas temporárias ao longo da execução da pena. é incabível para pessoas condenadas por crime hediondo ou cometidos com violência ou grave ameaça contra a pessoa.

É inconstitucional a fixação de regime inicial fechado com base unicamente na hediondez do delito?

É inadmissível o agravo regimental que não impugna todos os fundamentos da decisão agravada. Precedentes. 3. É inconstitucional a fixação de regime inicial fechado com base unicamente na hediondez do delito (HC 111.840, Rel.

É possível a concessão de regime inicial diverso do fechado para os infratores que cometeram crimes hediondos?

2º, § 1º, da Lei dos Crimes Hediondos, a obrigatoriedade de regime integral fechado foi substituída por cumprimento inicial em regime fechado. Outrossim, também surgiu à possibilidade de progressão, já que o regime não seria integralmente fechado. Ademais, a progressão nos crimes hediondos se dá pelo art.

É inconstitucional a previsão do art 2º 1º da Lei nº 8.072 90 de aplicação obrigatória do regime inicial fechado aos crimes hediondos?

Diante do descumprimento reiterado de decisão anterior do Supremo Tribunal Federal, a corte decidiu reafirmar sua jurisprudência, agora com repercussão geral reconhecida, de que é inconstitucional a fixação de regime inicial fechado para cumprimento de pena com base exclusivamente no artigo 2º, parágrafo 1º, da Lei ...

Artigo anterior
Onde as cobras se esconde?
Artigo seguinte
O que são verbas trabalhistas?