É vedada a capitalização de juros ainda que expressamente convencionada?

Perguntado por: Leonardo Branco de Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

A capitalização de juros (juros de juros) é vedada pelo nosso direito, mesmo quando expressamente convencionada, não tendo sido revogada a regra do art. 4º do Decreto 22.626 /33 pela Lei nº 4.595 /64.

É vedada a capitalização de juros?

Capitalização de juro

No nosso direito, a capitalização de juros é vedada pelo art. 4º Decreto n. 22.626/33 (Lei de Usura). Este dispositivo proíbe a contagem de juros sobre juros, mas ressalva que a proibição não compreende a acumulação de juros vencidos aos saldos líquidos em conta-corrente de ano a ano.

É possível a capitalização de juros?

Tem-se que, no direito brasileiro, a capitalização anual de juros é permitida, podendo ser cobrada, mesmo por quem não for instituição financeira, a teor do artigo 591 do Código Civil. É proibida pelo art.

O que é a capitalização de juros?

A capitalização de juros, também chamada de anatocismo, ocorre quando os juros são calculados sobre os próprios juros devidos. Outras denominações para “capitalização de juros”: “juros sobre juros”, “juros compostos” ou “juros frugíferos”.

É proibido cobrar juros sobre juros?

Ainda, o artigo 4º do estudado Decreto afirma que é vedada a cobrança de juros sobre juros (anatocismo). Essa lei criou o sistema financeiro nacional, com um único intuito: dar às instituições financeiras um tratamento especial no que se refere à cobrança de juros, frente às limitações da “Lei da Usura”.

Capitalização de Juros em Conta Corrente: quando isso acontece?

33 questões relacionadas encontradas

Como se chama a cobrança de juros sobre juros?

“O anatocismo, usualmente conceituado como a cobrança de juros sobre juros, em nada se relaciona conceitualmente com capitalização. Ao contrário do que se firmou no senso comum, anatocismo consiste na cobrança de juros sobre juros vencidos e não pagos (isto é, inadimplidos).

Como chama juros sobre juros?

O anatocismo ocorre quando os juros são aplicados de modo abusivo, potencializando ainda mais o já elevadíssimo lucro auferido pelos bancos.

O que é capitalização de juros compostos?

Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial, acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo.

Como calcular a capitalização mensal de juros?

Para aplicar a fórmula da taxa efetiva de juros, você terá que igualar o período ao tempo de capitalização na taxa nominal. Nesse caso, o cálculo é bastante simples: se você tiver uma taxa nominal de 24% ao ano e capitalização mensal, basta transformá-la em uma taxa efetiva de 2% ao mês, alterando apenas o período.

Quais são os tipos de juro?

Quais os principais tipos de juros?
  • JUROS SIMPLES. Os juros simples são calculados por meio de uma porcentagem aplicada de um determinado montante para a sua correção em determinado período. ...
  • JUROS COMPOSTOS. ...
  • JUROS NOMINAIS. ...
  • JUROS REAIS. ...
  • JUROS DE MORA. ...
  • JUROS ROTATIVOS. ...
  • JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO.

Porque existe a taxa de juros?

Juros nada mais são do que o valor do aluguel do dinheiro – falando da forma mais simples possível. Quando uma loja está vendendo um produto a prazo, o valor que você pagaria no presente seria diferente do valor no futuro, graça a fatores como a inflação, por exemplo.

Quem pode cobrar juros?

Entenda quais são as regras: Mesmo que não conste no contrato, juros podem ser cobrados caso o consumidor não pague a dívida. As taxas são de 1% ao mês. Se houver previsão contratual a respeito, o banco ou a financeira não poderá ter percentual superior a 2% ao mês.

O que é crime de anatocismo?

O anatocismo, de acordo com o dicionário, se revela como a capitalização dos juros de uma quantia emprestada. Em outras palavras, nada mais é que a incidência de juros sobre os juros acrescidos ao saldo devedor em razão de não terem sido pagos.

Como calcular a taxa de capitalização?

O cálculo da capitalização simples serve para que o investidor verifique se determinada aplicação será vantajosa até o final do período. Para fazer o cálculo, basta multiplicar o capital inicialmente investido, pela taxa de juros e o tempo de duração da aplicação. A fórmula é a seguinte: J = Pv x i x n.

O que quer dizer capitalização mensal?

Por exemplo: Uma taxa de 12% ao ano capitalizados mensalmente, corresponde a uma taxa de 1% ao mês que é equivalente a 12,68% ao ano. Se a mesma taxa nominal de 12% ao ano fosse capitalizada semestralmente teriamos uma taxa real de 6% ao semestre, o equivalente a 12,36% ao ano.

Como fazer o cálculo do juros?

Juros = Capital × taxa × tempo.

O que é capitalização Composta exemplos?

A capitalização composta é uma função exponencial, já que o capital cresce de maneira geométrica. Sendo que, o intervalo para que os juros sejam acrescidos ao capital é chamado de período de capitalização. Por exemplo, se a capitalização for mensal, todo mês os juros serão acrescidos ao valor total da aplicação.

O que é capitalização Simples é capitalização composta?

A principal diferença entre a capitalização simples e a composta, está na maneira de calcular seus juros. Enquanto a capitalização simples possui taxa de juros simples, a composta utiliza juros compostos, no qual as taxas aumentam exponencialmente e não de maneira linear.

O que é regime de capitalização Composto exemplo no dia a dia?

Exemplos de capitalização composta

Se você concede a um amigo um empréstimo de R$ 1.000 a uma taxa de 1% ao mês, porém, agora com a capitalização composta. Desta vez, os juros de 1% vão incidir sobre o valor atual da dívida, ou seja, juros sobre juros.

Como saber se é anatocismo?

A capitalização de juros, ou seja, o anatocismo, acontece quando os juros aplicados em um mês passam a fazer parte do valor da parcela para uma nova incidência de juros no mês seguinte. O anatocismo é muito bem definido pela expressão que você já deve ter ouvido muitas vezes: é a aplicação de “juros sobre juros”.

O que é anatocismo é Lei da Usura?

Anatocismo é o termo jurídico utilizado para se referir à capitalização de juros, ou cobrança de "juros sobre juros". Essa prática é proibida no Brasil pela lei da Usura (decreto 22.626/33), se utilizada em períodos inferiores a um ano. A proibição foi mantida pelo art. 491 da lei 10.406/02 (CC).

O que é cobrança de comissão de permanência?

A comissão de permanência é uma taxa cobrada pelo atraso no pagamento do empréstimo ou financiamento. Então, só pode ser aplicada no momento em que o devedor está em inadimplência, ou seja, em atraso com as suas obrigações do contrato.

O que é anatocismo é quais os limites legais é contratuais para as taxas de juros?

Como conceito de Direito Civil, o anatocismo é a cobrança de juros sobre o juro vencido e não pago, que incorporar-se-á ao capital desde o dia do vencimento. É a capitalização dos juros, não admitida legalmente, mesmo que expressamente convencionada em contrato, salvo em operações regidas por normas especiais.

Qual a taxa de juros permitida por lei?

As instituições financeiras/bancárias estão permitidas a cobrarem juros moratórios superiores a 12% ao ano, porém, é exigido que a taxa de juros esteja especificada no contrato para que se possa verificar, em cada caso, se ela é abusiva ou não.

Sou obrigado a pagar juros de uma compra?

Consumidor não é obrigado a pagar conta com juros se a fatura não for entregue, diz Procon.

Artigo anterior
O que é porcentagem na farmacologia?
Artigo seguinte
Qual o plano mais básico da Amil?