É uma vantagem da arquitetura centralizada de banco de dados?

Perguntado por: Helena Lopes Henriques  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Plataformas centralizadas: Na arquitetura centralizada, existe um computador com grande capacidade de processamento, o qual é o hospedeiro do SGBD e emuladores para os vários aplicativos. Esta arquitetura tem como principal vantagem a de permitir que muitos usuários manipulem grande volume de dados.

O que é arquitetura centralizada?

Uma arquitetura completamente centralizada segue o modelo cliente-servidor. Todo o pro- cessamento necessário à execução de uma aplicação colaborativa é realizado em um sistema computacional central denominado servidor. Os sistemas computacionais dos usuários, de- nominados clientes, são conectados ao servidor.

Quais as vantagens de uma arquitetura distribuída de um SGBD?

Principais vantagens:
  • Autonomia local.
  • Custo de comunicação reduzido, pois cada tabela pode ficar localizada no host que mais a usa.
  • Aumento da disponibilidade dos dados.

Qual a característica da arquitetura de BD centralizada?

A arquitetura centralizada é um tipo onde o banco de dados fica centralizado em um servidor e é acessado pelas demais aplicações ou clientes. Neste caso ele assume toda a capacidade de armazenamento e resposta.

O que é arquitetura de banco de dados?

A arquitetura de dados descreve a estrutura de dados utilizada por uma organização e/ou seus aplicativos e contempla descrições de dados - tanto armazenados quanto em movimento, descrições de meios de armazenamento, grupos de dados, itens de dados e modelos de dados de soluções de TI.

Conceitos e arquitetura de banco de dados

34 questões relacionadas encontradas

O que um arquiteto de dados precisa saber?

Você deve dominar a modelagem e o design de dados.

Isso inclui a capacidade de projetar e estruturar bancos de dados SQL e NoSQL. O conhecimento sobre modelagem preditiva, sistemas ERP e CRM, bem como análise de texto será de grande ajuda para você.

São características da arquitetura distribuída?

Flexibilidade na configuração de sua topologia de rede em conjunto com os dispositivos que fazem parte do sistema de gerência; Alto nível de administração e controle; Operação do sistema de maneira simples e prática; Acesso aos dados de dispositivos e/ou tráfego monitorados a partir de um único appliance.

Quais são as arquiteturas de SGBD?

Domine a linguagem SQL e os principais SGBDs: SQL Server, Oracle, MySQL e outros. Banco de Dados para Programadores: Todo programador deveria entender de banco de dados para ser um profissional mais completo, mas isso não é tarefa simples.

Quais as duas formas de utilização de sistemas na arquitetura centralizada?

Na arquitetura centralizada, existem duas formas de utilização de sistemas: a multiusuário e a monousuário.

Quais as vantagens e desvantagens dos bancos de dados distribuídos?

Vantagens na utilização de BDD

O aumento de desempenho é uma vantagem em um sistema de banco de dados distribuídos, a consulta pode ser subdividida e realizada paralelamente. Maior disponibilidade – uma falha em um banco de dados afetará somente um fragmento, em vez do banco de dados inteiro.

O que é arquitetura distribuída?

Segundo ele, uma das principais proposições de valor da arquitetura distribuída é implementar e gerenciar as aplicações nas camadas de software e hardware, reduzindo custo, e também adicionar capacidade conforme a necessidade. ...

Quais são as vantagens e desvantagens de arquitetura de BD centralizada?

Esta arquitetura tem como principal vantagem a de permitir que muitos usuários manipulem grande volume de dados. Sua principal desvantagem está no seu alto custo, pois exige ambiente especial para mainframes e soluções centralizadas.

O que é arquitetura Paralela?

Permite a execução das tarefas em menor tempo, através da execução em paralelo de diversas tarefas. O paralelismo pode ser obtido em diversos níveis, com ou sem o uso de linguagens de programação paralela.

Como são referidas as arquiteturas descentralizadas?

D) Como são referidas as arquiteturas descentralizadas? Resposta:​ Essa arquitetura que não exige um cliente e servidor definido, onde um cliente pode ter o papel de servidor, mas nunca o contrário; E) Cite dois tipos de aplicações que utilizam arquiteturas híbridas.

Quais os tipos de arquitetura de sistemas?

Os principais tipos de arquitetura de software são:
  • Layers (camadas) ...
  • Client-server (cliente-servidor) ...
  • Model-view-controller (MVC) ...
  • Microservices (microsserviços) ...
  • Pipes-and-filters (PF) ...
  • Peer-to-Peer (P2P) ...
  • Service-Oriented Architecture (SOA) ...
  • Publish-Subscribe (Pub/Sub)

Quais são os exemplos de um SGBD?

Exemplos de SGBDs são: Oracle, SQL Server, DB2, PostgreSQL, MySQL, o próprio Access ou Paradox, entre outros. Por último, temos que conceituar um sistema de banco de dados como o conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários.

Quais são os níveis da arquitetura do SGBD e cite suas funções?

Nível físico – Nível de abstração mais baixo, descreve como os dados são armazenados. Nível lógico – O próximo nível de abstração, descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e quais relações existem entre eles. Nível de visão – A abstração mais alta, descreve apenas parte do banco de dados.

Quais são os componentes de um SGBD?

Um SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados) tem tipicamente como elementos, o motor de base de dados, o subsistema de definição de dados, o subsistema de manipulação de dados, o subsistema de administração de dados e o subsistema de geração de aplicações.

Como funciona o sistema distribuído?

Um sistema distribuído é uma coleção de dispositivos autônomos conectados por uma rede de comunicação que é percebida pelos usuários como um único dispositivo provendo serviços ou resolvendo algum problema. Dessa forma contribui para que as plataformas diferentes de hardware possam manter uma comunicação eficiente.

O que é arquitetura híbrida?

A arquitetura híbrida de gerenciamento de dados e a abordagem da Informatica. A base de uma arquitetura híbrida é uma plataforma inteligente e orientada aos metadados com ideias e controle centralizado dos dados e aplicativos que estão sendo integrados.

O que faz um middleware?

Resumindo, o Middleware age como uma “camada”, capaz de fazer a mediação entre várias tecnologias de software, de modo que as informações (de diferentes fontes) são movidas ao mesmo tempo que suas diferenças de protocolos, plataformas, arquiteturas, ambientes e sistemas operacionais não interferem no processo.

O que faz um profissional em Arquitetura de Dados?

O arquiteto de dados é responsável por estruturar informações que têm algum tipo de relação para, assim, organizar sites, intranets e outros portais digitais. O profissional considera, entre outros pontos, a usabilidade dessas ferramentas, facilitando o acesso dos usuários aos conteúdos.

O que um Arquiteto de Redes faz?

Estabelecer conexões, fluxos de dados e processos ETL entre os diferentes conjuntos de dados. Integrar novos sistemas com estruturas de armazenamento. Gerir os dados para garantir escalabilidade, segurança e desempenho do sistema.

O que faz um Arquiteto de Redes de informática?

Sua função é prover as ações necessárias para o dado se transformar em informação, ou seja, no real conteúdo que a organização precisa, cuidando de seu ciclo de vida. Aqui, o profissional se ocupa da infraestrutura, arquitetura computacional e capacidade, aplicações e os serviços de dados.

Artigo anterior
Que tipo de exame detecta o HPV?
Artigo seguinte
O que é técnica de aquarela?