É uma característica da agricultura moderna?

Perguntado por: Maria Kelly de Nogueira  |  Última atualização: 17. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

A agricultura moderna é aquela em que o sucesso do processo depende do uso de tecnologia, acesso a recursos, gestão, investimento, características do mercado e apoio a nível governamental. Este tipo de prática permite um melhor controle dos fatores envolvidos nos processos de culturas agrícolas e pecuária.

Como é caracterizada a prática da agricultura moderna?

Agricultura moderna é um conjunto de práticas inovadoras que resultam em maior produção rural. Exemplos são a adoção do plantio mecanizado, do sistema de irrigação por gotejamento e das simulações estatísticas que avaliam se uma área é propícia para determinado plantio.

Quais são as características da modernização da agricultura?

Aumento da produtividade agrícola em países não industrializados; Desenvolvimento agrícola; Expansão da fronteira agrícola; Desenvolvimento tecnológico.

Quais são as principais características da agricultura?

A agricultura é uma atividade econômica caracterizada pelo plantio e cultivo de alimentos. A fixação da população nômade contribuiu para a produção alimentar em nível mundial. Atualmente, a atividade agrícola é umas das principais da economia mundial. Os sistemas agrícolas estão divididos em extensivo e intensivo.

Como surgiu a agricultura moderna?

A agricultura moderna surgiu na primeira fase da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX. As principais características dessa evolução estão nas novas práticas de cultivo, inovações genéticas de grãos, tecnologia dos maquinários, ciencia de dados, manejo integrado de pragas e ferramentas para a agricultura 4.0.

MÁQUINAS AGRÍCOLAS MODERNAS QUE ESTÃO EM OUTRO NÍVEL

45 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de agricultura moderna?

Agricultura comercial (moderna)

Esse tipo de agricultura corresponde à monocultura, ou seja, é cultivado um único produto agrícola. Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente.

O que é a modernização da agricultura?

No primeiro caso, considera-se modernizada a produção agrícola que faz uso intensivo de equipamentos e técnicas, tais como máquinas e insumos modernos, que lhe permite maior rendimento no processo produtivo. Assim, modernização da agricultura seria sinônimo de mecanização e tecnificação da lavoura.

Quais são os 4 tipos de agricultura?

Quais são os principais tipos de agricultura?
  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

O que é agricultura tradicional e moderna?

A principal diferença entre agricultura tradicional e moderna está nos tipos de ferramentas utilizadas no campo. Enquanto o modelo tradicional utiliza métodos praticamente artesanais de gestão e manejo da cultura, o modelo moderno absorveu as tecnologias que surgiram ao longo do tempo.

Quais são as 3 características da agricultura familiar?

São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno. O Brasil possui diversos produtores familiares que são responsáveis pelo abastecimento alimentar de grande parte do país.

Quais são as principais características da modernização?

Do ponto de vista da expansão territorial, a modernização tem dois sentidos principais: um que envolve a infraestrutura econômica, a base técnica e os meios de produção e outro que envolve os aspectos políticos e ideológicos.

Quais são as características da modernização?

A definição de modernização política envolve basicamente três fatores: igualdade, capacidade e diferenciação. O processo de modernização política se completa quando esses três fatores estão presentes.

Quais os principais impactos da agricultura moderna?

Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.

Quais as principais características da agricultura moderna brasileira?

É caracterizada pelo manejo sustentável do solo e pela não utilização de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e outros insumos que possam trazer prejuízos ao meio ambiente e ao organismo humano. Baseia-se na produção de alimentos, e é muito encontrada em propriedades de agricultura familiar.

Quais são as vantagens e desvantagens da agricultura moderna?

Resposta: Explicação:Vantagens:uso de equipamentos mais sofisticados,novas técnicas de cultivo e uma forma de manejo mais rápida. Desvantagens: O uso de novas técnicas acaba prejudicando o sola é ele acaba perdendo parte do nutrientes que o compõe.

Quais são os principais tipos de agricultura?

Moderna, intensiva, extensiva, familiar, patronal e orgânica, são esses os tipos de agricultura presentes no nosso país. Hoje, vamos conhecer cada uma delas, a partir de suas características e principais objetivos.

Qual a denominação da agropecuária moderna?

Agropecuária intensiva: trata-se da agricultura e da pecuária modernas, intensivas tanto em capitais quanto em tecnologia. Outro ponto importante é o de que ambas as atividades apresentam elevados índices de produtividade, além de empregarem mão de obra em menor quantidade, mas com maior qualificação.

Quais são os 3 sistemas agrícolas?

Existem 7 principais tipos de produção agrícola no Brasil e no mundo: agricultura extensiva. agricultura intensiva. agricultura familiar.

Quais são as vantagens da agricultura moderna?

A agricultura moderna busca o uso mais eficiente dos recursos naturais, além de promover a conservação da biodiversidade. O uso de tecnologias de precisão e práticas sustentáveis contribui para a redução do uso de produtos químicos, a preservação do solo e a proteção dos ecossistemas.

Como é caracterizado a prática da agricultura tradicional?

O que é agricultura tradicional? A agricultura tradicional, também conhecida como agricultura de subsistência, foi o principal formato de cultivo de plantas ao longo da história. O modelo ainda é bastante comum em pequenas propriedades, que costumam atender ao consumo próprio das famílias ou da comunidade local.

Qual é a definição de agricultura tradicional?

A agricultura tradicional, ou agricultura de subsistência, foi a principal forma de se cultivar plantas ao longo de milhares de anos, bem como pode ainda ser observada em pequenas propriedades, em que a produção atende o consumo próprio daqueles que plantam ou é destinada ao consumo da comunidade local.

O que mudou com a modernização da agricultura?

Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.

Quais são os processos de modernização da agricultura?

O desenvolvimento da produção agrícola mundial ocorreu graças ao uso de quatro tecnologias essenciais, sendo elas: genética em sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes minerais e mecanização.

Quando ocorreu a modernização da agricultura?

Quando se considera a agricultura como um todo, a tecnologia explica, em grande parte, a evolução da produtividade. No período entre 1975 e 2015, os avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do crescimento do valor bruto da produção agrícola, enquanto o trabalho respondeu por 25% e a terra por 16%.

Artigo anterior
Qual o tempo de vida útil de um avião?
Artigo seguinte
O que significa dizer que um cheque foi compensado?