É um Quebra-cabeça geométrico chinês formado por 7 peças?

Perguntado por: Frederico Borges  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

O Tangram (chinês: 七巧板, pinyin: qīqiǎobǎn, literalmente 'sete peças de habilidade') é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras.

O que é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças?

Tangram – quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) – Foto: Pedro Bolle / USP Imagens.

Qual o nome do quebra-cabeça chinês?

O quebra-cabeça chinês, Tangram, é composto por 7 peças que podem ser arranjadas de diversas maneiras e formar inúmeras figuras. O nome Tangram significa “sete tábuas de sabedoria”.

O que podemos formar com as peças do Quebra-cabeça geométrico?

Com ele podemos montar várias figuras, como: animais; objetos; plantas.

Quantas peças são paralelogramos?

Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados, sendo os lados opostos paralelos. Paralelogramos são figuras geométricas que possuem apenas quatro lados, sendo os lados opostos paralelos.

Tangram- Figuras formadas com o quebra- cabeça geométrico chinês, formado por 7 peças.

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os paralelogramos?

Paralelogramos são quadriláteros cujos lados opostos são paralelos. São classificados em retângulos, losangos e quadrados. Um quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui quatro lados formados por segmentos de reta.

Qual é a figura paralelograma?

Paralelogramo é uma figura geométrica plana formada por dois ângulos opostos, mas de mesma medida e quatro lados iguais (dois paralelos e opostos).

O que pode ser feito com Tangram?

Com o uso do tangram podemos trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visão e aspectos de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, abrangência das propriedades das figuras geométricas planas, ...

Quais as possibilidades no trabalho com recursos lúdicos proporcionados pelo Tangram com e sem utilização de recursos tecnológicos?

Durante a aplicação da atividade foi possível perceber que o Tangram é um material que pode ajudar, não apenas, conhecer ou construir formas geométricas, mas também habilidades de composição e decomposição de figuras, memória visual, construção de figuras e para concepção de objetos, formas, frações, entre outros.

Qual o objetivo de trabalhar com o Tangram?

O principal objetivo do tangram é ser uma ferramenta que possibilite ao aluno uma interação com diversos assuntos.

O que é e o que significa Tangram?

Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação.

Como é conhecido o Tangram?

Se tais histórias são verdadeiras não sabemos, contudo, essa é a essência do Tangram: um quadrado que foi decomposto em sete outras figuras geométricas possibilitando a criação de inúmeras figuras. Em chinês o Tangram também é conhecido como as “Sete Peças Inteligentes”.

O que diz a lenda do Tangram?

Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura.

Como é formado o Tangram?

Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”. Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças!

Quantas peças têm o Tangram Quebra-cabeça chinês?

O Tangram (chinês: 七巧板, pinyin: qīqiǎobǎn, literalmente 'sete peças de habilidade') é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

Quais são os benefícios do Tangram?

Além de desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, como citamos anteriormente, o Tangram pode ser usado para trabalhar diversas outras habilidades nos alunos, como: percepção espacial, concentração e foco, estratégias e resolução de problemas, diminuição da ansiedade, uso das cores e socialização.

Como o Tangram pode ser utilizado em sala de aula no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática?

Os principais objetivos da utilização do tangram em sala de aula consiste em: trabalhar o raciocínio; mostrar que a Matemática pode ser divertida; familiarizar o aluno com as figuras básicas da geometria; desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos ...

Como trabalhar com o Tangram na educação infantil?

Primeiro, faça uma contação de histórias com a lenda da origem do Tangram, as crianças ficarão impressionadas. Depois, explore cada característica física das peças que compõem o jogo. O professor pode estimular as crianças a montarem várias figuras diferentes utilizando as peças.

Qual a importância do Tangram no ensino da Matemática?

Você sabe como usar o Tangram na matemática? Não há dúvidas que o jogo utiliza muito da ludicidade, mas além disso ele é muito importante para o ensino da matemática. Com ele é possível trabalhar conteúdos como perímetro, área, proporção, fração, razão, divisão, multiplicação, simetrias, semelhanças, entre outros.

Como o Tangram pode ser utilizado?

Para construir as figuras é preciso utilizar todas as peças do Tangram, ou seja, cada figura é formada pelas sete peças. Não devem sobrepor as figuras. Esse jogo deve ser aplicado nas aulas de matemática, para alunos do ensino fundamental do 5º ano ao 6 º ano. Não pare agora...

Quais são os lados paralelos?

Lados paralelos são aqueles que mantêm sempre a mesma inclinação de um com relação ao outro, ou seja, todos os seus pontos estão sempre à mesma distância uns dos outros, nunca se aproximando ou se afastando e, portanto, tais lados nunca se tocam.

Quantos lados e vértices tem um paralelogramo?

Elementos do Paralelogramo

Quatro lados: os lados de um paralelogramo são formados por segmentos de retas ligados nos vértices. Além disso, os lados opostos possuem as mesmas medidas e são paralelos. Quatro vértices: os vértices são pontos onde os segmentos de retas que formam os lados se encontram.

O que é um paralelogramo com 4 ângulos retos?

Os paralelogramos mais importantes recebem nomes especiais: Losango: 4 lados congruentes. Retângulo: 4 ângulos retos (90 graus) Quadrado: 4 lados congruentes e 4 ângulos retos.

O que é paralelogramo e exemplos?

Ele faz parte dos estudos da geometria plana sendo um quadrilátero cujos lados opostos são paralelos. Em outras palavras, os paralelogramos são polígonos de quatro lados opostos congruentes (que possuem a mesma medida), por exemplo, o quadrado, o losango e o retângulo.

Quais desses quadriláteros são paralelogramos?

Paralelogramos são os quadriláteros que possuem lados iguais e paralelos dois a dois. Neste grupo estão o paralelogramo propriamente dito, o retângulo, o losango e o quadrado.

Artigo anterior
O que é Saturno no signo?
Artigo seguinte
O que acontece com quem faz caminhada todos os dias?