É um omelete ou uma omelete?

Perguntado por: Flávio Araújo  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

12. O omelete OU a omelete? O Aurélio registra A OMELETE. O dicionário Houaiss e o Vocabulário Ortográfico da ABL consideram OMELETE um substantivo de dois gêneros: O OMELETE e A OMELETE.

Qual é o certo um omelete ou uma omelete?

Comecemos pelo substantivo "omelete": no registro oficial, é apenas um substantivo feminino. Assim sendo, em obediência à concordância, seus determinantes deverão estar também no feminino: a omelete, uma omelete, nossas omeletes, aquela omelete benfeita e saborosa.

O que significa omelete em português?

"Do francês omelette, fritada de ovos, palavra formada provavelmente de esdrúxula transformação de alumelle, navalha, lâmina arredondada de algumas armas, dita também alumette e alemette, por influência do latim lamella, lâmina pequena. O alimento foi comparado a uma lâmina por sua espessura fina.

Como saber se a palavra é masculino ou feminino?

Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.

É uma quiche ou um quiche?

A palavra quiche, de origem francesa, no Brasil é considerada um substantivo de dois gêneros. Assim, podemos dizer "a quiche", "o quiche", "uma quiche" ou "um quiche". Embora em Portugal, assim como na própria língua francesa, quiche seja um substantivo feminino, no Brasil é diferente. É o mesmo caso de "omelete".

COMO (NÃO) FAZER UMA OMELETE | ERICK JACQUIN

39 questões relacionadas encontradas

Como se escreve masculino e feminino?

As duas formas estão corretas. O uso de feminino ou feminina dependerá do contexto da frase em que ocorre: Eu sou feminina. Eu sou uma mulher feminina.
...
Masculina é usado para caracterizar substantivos no feminino:
  1. pessoa masculina;
  2. moda masculina;
  3. roupa masculina;
  4. categoria masculina.

O que é o gênero?

O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.

O que é palavra feminina?

[ Gramática ] Diz-se de ou género das palavras que indicam fêmea ou das que se consideram não masculinas (ex.: género feminino; estes adjetivos estão no feminino: maravilhosa, poderosa, vencedora).

E o alface ou a alface?

4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).

Qual é o significado de quiche?

Significado de Quiché

adjetivo [Etnologia] Indígena da família dos quichés, tribos que residiam algumas regiões da América Central. [Linguística] Idioma falado por essas tribos. adjetivo Relativo às tribos e aos indígenas quichés.

Como se diz a mousse ou o mousse?

A palavra mousse é forma original da palavra em francês. A palavra musse é um substantivo feminino. Assim, dizer a musse está correto e dizer o musse está errado. A palavra musse é um substantivo comum feminino e se refere a uma comida leve e cremosa que pode ser doce ou salgada feita com claras de ovos.

Porque sofá e masculino?

Resposta: Sofá vem do Árabe SUFFA, “esteira, móvel estofado”. Não há regra definida no Português no que toca aos artigos definidos antes de topônimos. Cada um tem o gênero que lhe cabe, e isso é aprendido ao longo do desenvolvimento cultural.

Como se escreve a palavra do?

Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ. Nada de dizer que você tem MUITA DÓ dos cachorrinhos abandonados. A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO...

E a dinamite ou o dinamite?

ALFACE, DINAMITE e LIBIDO são substantivos femininos: a alface, várias dinamites e sua libido.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

E o própolis ou a própolis?

As duas formas são corretas, por mais estranho que pareça. Própolis é um substantivo de dois números e dois gêneros, ou seja, sua grafia não varia para masculino e feminino nem para singular e plural.

Qual é o masculino de alface?

Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).

É a dó ou o dó?

O correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina. Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”.

Qual é a forma correta a couve ou o Couve?

De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra couve é gramaticalmente classificada como substantivo feminino. Portanto, o correto é a couve.

Quais são as palavras femininas?

  • Bode – cabra.
  • boi – vaca.
  • carneiro – ovelha.
  • cavaleiro – amazona.
  • cavalheiro – dama.
  • cavalo – égua.
  • genro – nora.
  • homem – mulher.

Qual é o substantivo feminino?

São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. Há, contudo, uma distinção a ser feita entre: substantivos biformes e uniformes. Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.

É certo falar feminina?

A forma correta de escrita da palavra é feminino, com i na segunda sílaba: fe-mi-ni-no. A palavra femenino está errada. Devemos utilizar os adjetivos feminino ou feminina, dependendo do gênero, sempre que quisermos referir algo relativo às mulheres, às fêmeas, que se definem assim por possuir ovários.

Qual é meu gênero?

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.

É muita dó ou muito dó?

'Muito dó' ou 'Muita dó'?

A primeira forma é a correta. Apesar de muita gente achar que a palavra “dó” é feminina, ela é masculina. Exemplo: “Sentimos muito dó pelas perdas do desastre”. Também suscitam esse tipo de confusão palavras como “alface” e “marmitex” (ambas femininas).

Artigo anterior
Como ocorre o controle neural é hormonal do sistema digestório?
Artigo seguinte
O que significa energia eólica?