É possível voltar ao cargo público depois da exoneração?

Perguntado por: Mélanie Débora Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

A reintegração ao cargo público é o retorno do servidor estável, demitido ilegalmente. Ou seja, você pode voltar às funções que exercia. Nesse caso, o ato que causou a sua demissão deve ser invalidado por sentença judicial ou decisão administrativa.

O que acontece quando um servidor é exonerado?

A demissão é uma penalidade em razão da prática de uma falta grave pelo servidor público. Já a exoneração é a quebra do vínculo entre a administração pública e o servidor, mas sem caracterizar uma punição.

Quem já foi exonerado pode prestar concurso?

Exoneração e demissão

Já o servidor que for demitido por ato de improbidade administrativa ou por cometimento de crime contra a administração pública deverá esperar até 10 anos para retornar ao cargo ou prestar outro concurso.

Quais os direitos de quem é exonerado?

Direitos do servidor exonerado

O servidor exonerado terá direito à: gratificação natalina proporcional aos meses de exercício no ano civil, calculada com base na remuneração do cargo no mês de exoneração (a fração igual ou superior a 15 dias será considerada como mês integral);

É possível cancelar um pedido de exoneração?

Como fazer cancelamento de exoneração? Desde que não tenha expressamente abdicado deste direito de desistência, o servidor tem o prazo de 30 (trinta) dias, contados do protocolo do requerimento, para desistir do seu pedido.

Tira Dúvidas #09 - Servidor público após requerer exoneração pode se arrepender e voltar ao cargo?

44 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando um policial pede exoneração?

É comum que praças e oficiais da PM que pretendam deixar a instituição com menos de 5 anos de serviço ativo sejam comunicados da necessidade de indenizar o erário público dos investimentos feitos em sua formação como condição para a exoneração.

Quanto tempo leva para ser exonerado?

Conforme previsto na LC 263/80, o servidor público pede a exoneração, deverá aguardar, em serviço, pelo prazo de 15 dias para que a tenha efetivamente concedida. Mas este prazo pode ser dispensado se não houver prejuízo ao serviço público. Diferentemente ocorre com a exoneração de cargo em comissão.

Quais os tipos de exoneração?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

Como funciona o processo de exoneração?

Exoneração de Cargo Efetivo ou Dispensa de Função Pública à Pedido. A exoneração de cargo efetivo ou dispensa de função pública a pedido é a desinvestidura de cargo público efetivo ou de função pública a pedido do servidor, formalizada mediante publicação de ato no Órgão Oficial dos Poderes do Estado.

O que pode exonerar um funcionário público?

A exoneração é o desligamento sem caráter punitivo. Ela pode ocorrer em duas situações: a pedido do servidor público, que não deseja mais trabalhar num determinado cargo da Administração; por iniciativa e deliberação espontânea da Administração (a chamada exoneração de ofício).

Quem não pode participar de concurso público?

Não pode prestar concurso público quem não se enquadra nas condições mínimas exigidas para qualquer concurso, tais como nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, dentre outros, conforme mencionado acima. Além disso, o edital do concurso dita as regras específicas do cargo.

Quem teve passagem pela polícia pode prestar concurso público?

Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.

Quem tem empresa no nome pode assumir concurso público?

Quem é Microempreendedor Individual pode assumir cargo público? Não pode! Visto que é proibida a atividade empresarial pelo funcionário público, no momento de assumir o cargo público, o novo servidor também deve respeitar essa regra.

Qual a diferença de exoneração e demissão?

Quando falamos de demissão, trata-se de uma punição por falhas ou crimes; portanto, acontece a perda do cargo público. Agora, a exoneração não é uma punição, mas também acontece a perda do cargo público, seja por decisão da administração ou do próprio funcionário.

Como saber se uma pessoa foi exonerada?

O Cadastro de Expulsões da Administração Federal (CEAF) é um banco de dados mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU) que reúne informações, desde 2004, sobre os servidores civis do Poder Executivo Federal punidos com demissão, destituição ou cassação de aposentadoria.

Quanto recebo se pedir exoneração?

Indenização relativa ao período de férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de 1/12 por mês de efetivo exercício ou fração superior a 14 dias, calculada com base na remuneração do cargo no mês de publicação do ato exoneratório. Não haverá outra verba rescisória.

O que é preciso para pedir exoneração?

Como pedir exoneração de cargo público municipal?
  1. cópia do documento de identificação oficial;
  2. cópia da certidão de casamento ou divórcio, se houver;
  3. cópia do termo de desligamento — que deve ser lavrado na unidade de exercício do funcionário, comprovando a data do seu afastamento;
  4. cópia do último contracheque;

O quê exonerado do cargo?

É usado principalmente em referência ao desligamento de uma pessoa de um vínculo de emprego em um cargo público. A exoneração é uma das formas de um cargo ser declarado vago, ou seja, é uma forma de vacância de um cargo público.

Pode pedir demissão da PM?

"Uma possível explicação para a diferença do grau de perda de função pública nas duas polícias é que os policiais militares só podem ser demitidos por decisão da corporação e do Tribunal de Justiça Militar -diferente de qualquer outro funcionário público, que pode ser exonerado por ato do governador", disse o ouvidor.

Quem tem CNPJ pode participar de concurso público?

Sim, funcionário público pode abrir empresa e ter CNPJ. Porém, há algumas condições bem específicas para que seja possível exercer um cargo público e ao mesmo tempo empreender sem infringir as leis. Ser nomeado para um cargo público é o sonho de muita gente.

Quem tem empresa pode ser funcionário público?

De acordo com a Lei 8.112/090, que faz a regulamentação do funcionalismo público, funcionários públicos até podem ser empresários e ter um empreendimento em seu nome, mas existem detalhes que devem ser observados. Você pode ter um negócio próprio, mas jamais pode executar cargos de administração ou gerência.

Quem tem MEI pode fazer concurso IBGE?

Além disso, o candidato precisará apresentar declaração de próprio punho de que não se encontra na condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas, inclusive aqueles que estejam na condição de Microempreendedores Individuais (MEI), conforme indicado no edital IBGE.

É possível limpar a ficha criminal?

No entanto , a ferramenta legal da reabilitação criminal tem como função “limpar” a ficha dos antecedentes criminais dos indivíduos....Quando se dá a reabilitação, assim, as informações acerca das ações penais, inclusive condenações, não são citadas: Na ficha de antecedentes criminais; Na certidão emitida pelo Poder ...

Quem faz concurso público tem direito a folga no trabalho?

59-A: “Art. 59-A. O empregado terá direito a compensar as horas em que se ausentar para realizar concurso público ou participar de seleção de emprego na iniciativa privada.

Quais concursos posso fazer com ensino médio?

Índice esconder
  • 1.1. Concurso PGE RJ.
  • 1.2. Concurso Hemocentro SP.
  • 1.3. Concurso Detran AM.
  • 1.4. Concurso IFES.
  • 1.5. Concurso Eletrobras.
  • 1.6. Concurso MS.
  • 1.7. Concurso Prefeitura de Doutor Maurício Cardoso.
  • 1.8. Concurso CREMESP.

Artigo anterior
Qual a importância de uma campanha educativa?
Artigo seguinte
Qual a principal função preventiva do EIA-rima?