É possível viver com metade do cérebro?

Perguntado por: Micael Álvaro Figueiredo de Araújo  |  Última atualização: 21. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Dentro de casos específicos, adultos que tiveram metade do cérebro retirado quando crianças, em um procedimento conhecido como hemisferectomia, levam uma vida normal. A técnica foi usada pela primeira vez na década de 1920, para o tratamento de tumores cerebrais malignos.

É possível viver sem uma parte do cérebro?

A primeira vista é intrigante imaginar como uma pessoa pode viver sem metade das estruturas cerebrais. Mas o que a medicina tem constatado é que isso é possível graças a uma capacidade do cérebro conhecida como neuroplasticidade.

É possível remover parte do cérebro?

Uma craniotomia pode ser feita com várias ferramentas que ajudam o cirurgião a ver a área do cérebro. Isso inclui lupas, microscópio, câmeras de alta definição ou endoscópio. Para alguns procedimentos de craniotomia, os médicos usam ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

É possível viver sem o lobo frontal?

Um indivíduo sem o lobo frontal, pode até viver, mas com dificuldades, como ficar preso a estratégias que não funcionam ou que não consigam desenvolver uma sequência de ações corretas, o indivíduo pode também ter problemas para planejar e agir, no entanto a velocidade dos movimentos automáticos, como fala e os gestos, ...

Quanto tempo o cérebro humano pode viver?

Ao morrer, todas as partes do corpo humano, com exceção dos ossos, se decompõe. Porém, uma descoberta no Reino Unido intriga e gera dúvidas sobre o que se sabia até agora sobre o assunto.

VIVER SÓ COM METADE DO CÉREBRO

17 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o cérebro se regenera?

O ser humano continua a produzir novas células cerebrais ao longo da vida, pelo menos até os 97 anos, de acordo com um novo estudo. Esta ideia tem sido amplamente debatida, e costumava-se pensar que nascemos com todas as células cerebrais que teremos em toda a vida.

O que muda aos 25 anos de idade?

De acordo com a geriatra, as mudanças começam por volta dos 25 anos. "Há alteração na composição do corpo: diminui a quantidade de água dentro das células, há aumento de gordura, principalmente nos quadris e abdômen, e decai o ritmo de renovação celular em quase todos os órgãos.

O que acontece se bater o lobo frontal?

A lesão do lobo frontal, de modo geral, leva à perda total da capacidade para resolver problemas e para planejar o início de ações, como atravessar a rua ou responder a uma pergunta complexa (às vezes chamadas de funções executivas).

Qual o lobo mais importante do cérebro?

Portanto, os lobos frontais são considerados o centro de controle comportamental e emocional e responsável pela personalidade.

É possível viver sem o nariz?

"É possível viver sem o nariz. O adulto consegue respirar pela boca e não seria preciso realizar uma traqueostomia. A cirurgia poderia acontecer mais por questão estética", esclarece o especialista.

O que acontece se o cérebro encostar no crânio?

O cérebro pode sofrer danos no local do impacto e no lado oposto quando atinge o interior do crânio. As contusões podem aumentar de tamanho nas horas e dias após a lesão, fazendo com que a função cerebral se deteriore.

Quais as sequelas de uma craniotomia?

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a craniotomia possui riscos. Entre eles, estão infecções, sangramentos, coágulos, convulsões e muitas outras. Por isso, é fundamental que a equipe médica seja especializada e o paciente cumpra à risca todas as etapas para ter uma plena recuperação.

Como fica a cabeça depois de uma craniotomia?

Após uma cirurgia de crânio é comum haver edema periorbitário, ou seja, “inchaço” na região dos olhos, principalmente se a craniotomia for na região frontal e próximo à órbita (região do olho), às vezes tão intenso que impede a abertura ocular em alguns casos.

Pode Viver Sem cerebelo?

É possível viver sem o cerebelo e sem a medula espinhal e também sem alguns nervos periféricos, desde que não sejam os que controlam o diafragma ou órgãos internos vitais. O que é cerebelo? O cerebelo é uma estrutura do sistema nervoso central .

Quanto tempo depois da morte cerebral o coração para de bater?

Assim, com o sangue oxigenado mecanicamente, o coração pode bater por até alguns dias após a morte cerebral, e para imediatamente caso o respirador seja desligado.

Qual a função do lobo frontal do cérebro?

Os lobos frontais são anteriores ao sulco central. Eles são essenciais para planejamento e execução de comportamentos aprendidos e intencionais; também constituem o local de muitas funções inibitórias.

Qual é a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio?

O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio.

Qual é a parte do cérebro responsável pela memória?

Tronco Encefálico. Este é responsável pelas funções involuntárias de: Respiração, Ritmo dos batimentos cardíacos e Pressão Arterial. É responsável pelas funções de: Aprendizado e Memória. O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado.

Qual é a parte do cérebro responsável pela consciência?

Tronco cerebral

Esse sistema controla os níveis de consciência e alerta.

Qual parte do cérebro afeta a fala?

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

Quais são os 4 lobos do cérebro?

Os lobos cerebrais são, na verdade, divisões do córtex cerebral com base nas localizações dos principais giros e sulcos. O córtex cerebral é dividido em seis lobos: os lobos frontal, temporal, parietal, occipital, insular e límbico.

Quantos lobos têm o cérebro?

Essas regiões incluem o córtex cerebral, os lobos cerebrais (frontal, parietal, temporal e occipital), o cerebelo, o tronco cerebral e o bulbo raquidiano.

Qual idade você deixa de ser jovem?

Já o termo jovem costuma ser utilizado para designar a pessoa entre 15 e 29 anos, seguindo a tendência internacional. Assim, podem ser considerados jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idade entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (faixa-etária dos 25 aos 29 anos).

Qual a idade que o cérebro amadurece?

"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.

Qual a idade que termina a adolescência?

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos, sendo referência, desde 1990, para criação de leis e programas que asseguram os direitos desta população. Como vimos, são muitas as definições que tentam explicar a adolescência.

Artigo anterior
Como animar uma conversa no WhatsApp?
Artigo seguinte
Tem cor com a letra F?