É possível vender um imóvel sem precisar da assinatura do cônjuge?

Perguntado por: Iara Carolina Castro Paiva Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)

O artigo 1.647 do Código Civil estabelece que nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, alienar (vender) ou gravar de ônus real os bens móveis, fazer doação, pleitear como autor ou réu sobre os bens, prestar fiança ou aval.

É necessário assinatura do cônjuge?

É necessária a assinatura do cônjuge em todas os casos de venda, doação ou cessão de direitos de imóveis, devendo ser observado o regime de bens do casamento; No regime da comunhão parcial de bens, o cônjuge deverá assinar como Anuente em caso de transmissão de imóveis adquiridos antes de casamento.

Quando um cônjuge não quer vender o imóvel?

A Solução é a ação de suprimento de outorga uxória/marital, sendo necessária a ação judicial de jurisdição voluntária, ou seja, não há lide a ser discutida, baseado nos fatos o juiz autoriza a outorga ou não, há apenas a homologação da vontade das partes.

Quando precisa da Anuencia do cônjuge?

O regime legal que vigora no Brasil é o regime da comunhão parcial de bens. Desta maneira, caso se trate de bem adquirido anteriormente ao casamento ou advindo de herança ou doação, é um bem particular e o outro cônjuge deverá comparecer na escritura como anuente.

Quem vive em união estável precisa de autorização do companheiro a para vender um imóvel?

O marido assina junto com a esposa. Se comprovada a união estável precisa de autorização da companheira para vender imóvel. Se NÃO comprovada a união estável, NÃO precisa de autorização da companheira para vender imóvel.

IMÓVEL SÓ MEU - CÔNJUGE PRECISA AUTORIZAR A VENDA?

44 questões relacionadas encontradas

Qual o estado civil de quem vive em união estável?

É importante destacar que união estável não altera o estado civil da pessoa. Os estados civis continuam sendo “solteiro”, “casado”, “viúvo”, “separado”, etc. Então se você é solteiro e passa a viver em união com a sua companheira, continua com o estado civil de “solteiro”.

Como aplicar as regras da união estável aos compromissos de compra e venda de bem imóvel?

A regra que prevalece é a de que nos regimes de união estável, da mesma forma como nas hipóteses de casamento, é necessário o consentimento do convivente para a alienação de imóvel adquirido onerosamente durante a constância da relação.

O que um cônjuge pode fazer sem Anuencia do outro?

O artigo 1.647 do Código Civil estabelece que nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, alienar (vender) ou gravar de ônus real os bens móveis, fazer doação, pleitear como autor ou réu sobre os bens, prestar fiança ou aval.

O que é anuência do cônjuge na compra de imóvel?

O que é anuência do cônjuge na compra de imóvel? A anuência do cônjuge na compra de imóvel é uma situação que ocorre quando os regimes de união entre duas pessoas são os de comunhão parcial de bens ou comunhão total de bens.

Quais situações é dispensada a outorga do marido ou da esposa para alienar bens imóveis pessoais de cada um?

Isto é, a outorga conjugal é dispensada nos casos de separação total de bens (convencional ou legal, já que a lei não distingue), e também no regime da participação final nos aquestos, quanto aos bens particulares, desde que haja pacto antenupcial neste sentido (art. 1.656 CC).

Quando uma das partes não quer vender o imóvel?

E o que fazer se um dos herdeiros não quiser vender o imóvel? Neste caso, quando não há acordo, o interessado na venda deve notificar o herdeiro que se recusa a vendê-lo. Assim, o informa sobre a intenção de venda do imóvel. Caso não haja manifestação no prazo concedido, será necessário ingressar com uma ação judicial.

Quem fica com o imóvel na separação?

?Regime da comunhão parcial de bens: os bens adquiridos antes de começar a união não são divididos, ou seja, em caso de separação, a casa fica no nome de um só cônjuge. No entanto, se a compra da casa for feita após o casamento, a casa será compartilhada igualmente, mesmo que esteja apenas no nome de um dos cônjuges.

O que é litigioso divórcio?

O que é divórcio litigioso? O divórcio litigioso é um método de resolução sobre disputas no divórcio. Este processo envolve a apresentação de questões ao tribunal de família para resolvê-las. Muitas vezes, as famílias optam pelo litígio se não conseguirem chegar a um acordo por meio de outras opções de divórcio.

Quais são os atos da vida civil que necessitam da assinatura do cônjuge em nosso ordenamento jurídico?

I - alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis; II - pleitear, como autor ou réu, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiança ou aval; IV - fazer doação, não sendo remuneratória, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meação.

Sou casado e quero comprar um imóvel sozinho?

Sendo casado, até pode financiar um imóvel sozinho, mas apenas se for casado dentro de um regime de bens específico. “Se você quer comprar e ter a propriedade do imóvel sozinho, você só consegue fazer isso se for casado no regime separação total de bens.

Como passar um imóvel para o nome da esposa?

Como realizar uma doação em vida? Para fazer uma doação em vida é necessário comparecer em um cartório de notas munido da documentação do proprietário e dos documentos do imóvel. Ao realizar o processo de doação incidirão alguns custos do próprio cartório e o ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).

É possível contrato de compra e venda entre cônjuges?

O artigo 499 do Código Civil estabelece que a compra e venda feita entre cônjuges é lícita, com relação aos bens excluídos da comunhão. Dessa forma, um consorte pode, então, vender os bens para o outro cônjuge, desde que tais bens não integrem o patrimônio comum do casal, ou seja, os bens particulares.

Como comprar um imóvel no nome de duas pessoas?

Cada um terá a proporção de 50% do imóvel salvo se na escritura vcs determinarem diferente ou seja pode ser determinado que um tenha 70% e outro somente 30% ou meio a meio. No cartório você pode colocar no nome de quantas pessoas quiser, basta o dono assinar!

Como fazer escritura no nome de duas pessoas?

Sem problemas. A Escritura permite quantas pessoas forem necessárias.

Quais as hipótese de um cônjuge pode vender um bem ao outro?

5) Compra e venda entre Cônjuges e Terceiros. Nestas hipóteses a primeira regra a ser seguida é disciplinada pelo Art. 1647, I, CC, que determina que para os cônjuges casados em regime que não seja o da separação de bens, para venderem um bem imóvel necessitam da anuência do outro cônjuge.

É necessária a autorização do outro cônjuge para realizar doação seja ela remuneratória ou não remuneratória?

b) Os cônjuges, sem a devida autorização, exceto no regime de separação absoluta de bens, estão impedidos de fazer doações com os bens e rendimentos comuns, não sendo remuneratória, ou com os que possam integrar a futura menção.

O que é Anuencia de herdeiros?

Os descendentes, cujo consentimento se requer, são os herdeiros necessários ao tempo do contrato, os mais próximos em grau, salvo o direito de representação.... Isso porque esta venda de bens móveis ou imóveis poderia acobertar uma doação, em prejuízo dos demais herdeiros necessários.

Quem tem união estável pode financiar imóvel sozinho?

Compra e venda do imóvel

Para formalizar a compra de imóvel, a assinatura do cônjuge é obrigatória. As condições que a comunhão parcial de bens oferece ao casal são as mesmas na união estável. Com apenas um contrato de união, o casal consegue financiar um imóvel, também sendo co-proprietário deste bem.

Como averbação união estável no registro de imóveis?

Portanto para a averbação da união estável junto a matricula, será preciso apresentar: Escritura pública de contrato (de convivência) constando os requisitos acima (qualificação completa, domicílio, regime adotado, a época do início da convivência, etc.) e registrada no RCPN (Livro “E” do último domicílio do casal.

Como colocar no contrato união estável?

A formalização de um contrato é bem simples: basta ir até o Cartório de Notas e solicitar uma Declaração de União Estável e escolher o regime de divisão de bens. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais como CPF e documento de identidade originais.

Artigo anterior
Como conseguir Among Us de graça?
Artigo seguinte
O que diz o artigo 166 da CLT?