É possível usucapião de bem dado em alienação fiduciária?

Perguntado por: Manuel Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)

- A posse de bem por contrato de alienação fiduciária em garantia não pode levar a usucapião, seja pelo adquirente, seja por cessionário deste, porque essa posse remonta ao fiduciante, que é a financiadora, a qual, no ato do financiamento, adquire a propriedade do bem, cuja posse direta passa ao comprador fiduciário, ...

É possível ocorrer a usucapião em favor de terceiro sobre um imóvel objeto de propriedade fiduciária?

A Turma pacificou o entendimento de que a transferência a terceiro de veículo gravado como propriedade fiduciária, à revelia do proprietário (credor), é ato de clandestinidade incapaz de motivar a posse (artigo 1.208 do Código Civil de 2002), sendo por isso impossível a aquisição do bem por usucapião.

Seria possível a alienação fiduciária de bem imóvel ao invés de bem móvel?

A alienação fiduciária pode ser realizada sobre bens imóveis e móveis. Portanto, cada tipo de bem possui uma legislação específica. O capítulo II da Lei nº 9.514 de 1997, em seus artigos 22 a 33, versa sobre a alienação fiduciária de bens imóveis.

Quem tem a propriedade na alienação fiduciária?

Alienação fiduciária é a espécie de negócio em que o devedor (fiduciante) transmite ao credor (fiduciário) propriedade do bem como garantia de uma dívida assumida, mas cuja posse permanece com o devedor. Você já deve ter realizado algum empréstimo com garantia de pagamento ou conhecer alguém que realizou.

O que é alienação fiduciária de bem imóvel?

A alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”. Isso quer dizer que o devedor passa o bem ao credor, de forma com que ambos definam que o bem é a garantia de pagamento da dívida. No caso, a garantia de pagamento é o próprio bem a ser adquirido pelo devedor.

UFOB - Aula Inaugural: Vivências e Errâncias na Universidade Pública

30 questões relacionadas encontradas

Como funciona a alienação de um imóvel?

Caso você deixe de pagar as parcelas, ocorre a chamada alienação, que significa transferir a propriedade de um determinado bem. Logo, um imóvel alienado é uma propriedade que foi financiada, mas que o comprador não conseguiu arcar com as parcelas e, por isso, o banco a toma e a revende para que não fique no prejuízo.

É possível vender um imóvel com alienação fiduciária?

Sim, é possível vender um bem alienado, porém é necessário se assegurar de que todo o processo será realizado de maneira correta para que, tanto ocomprador quanto o vendedor saiam com respaldos jurídicos e com o conhecimento do que é a alienação fiduciária.

O que é a propriedade fiduciária?

Considera-se fiduciária a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor.

Quem tem a propriedade resolúvel?

1360). Como bem posto por Clóvis Bevilaquá [2], “propriedade resolúvel ou revogável é aquele que no próprio título de sua constituição encerra o princípio que a tem de extinguir, realizada a condição resolutória, ou vindo o termo extintivo, seja por força da declaração de vontade, seja por determinação da lei”.

Quem pode alienar imóvel?

Na alienação fiduciária, quem aliena a propriedade é o próprio devedor ou fiduciante, porque se esta não pagar o financiamento contratado, a propriedade do imóvel que serve de garantia ficará consolidada em nome do credor.

É possível fazer alienação fiduciária entre particulares?

Outra vantagem dessa modalidade jurídica é que não há nenhum registro na lei que determina o uso da alienação fiduciária apenas pelo sistema de financiamento imobiliário, bancos e construtoras, por exemplo. Ou seja, a alienação pode acontecer através de particulares.

São vantagens da alienação fiduciária em relação a hipoteca?

Outra vantagem da alienação fiduciária é apresentada em caso de insolvência do devedor, tendo em vista que nesta modalidade, o bem dado em garantia deixou de compor o patrimônio do devedor. Dessa forma, mesmo nesta hipótese, o bem será executado sem concorrência com os demais credores.

O que significa fiduciariamente a terceiro?

Que representa ou age em nome de outrem (ex.: agência fiduciária; agente fiduciário; empresa fiduciária).

É possível ocorrer a usucapião entre condôminos?

Via de regra, portanto, não é possível a usucapião entre condôminos. ... Nesse contexto, é claramente possível o reconhecimento da usucapião para um dos condôminos contra os outros quando o condomínio deixa de existir pela posse exclusiva do primeiro que impossibilita a composse pelos demais.

É possível usucapião de parte do imóvel?

A resposta é sim, plenamente possível realizar usucapião somente da sua parte do terreno.

Quando a propriedade é resolúvel?

A propriedade constitui-se como resolúvel quando o título de aquisição da mesma está subordinado a uma condição resolutiva ou ao advento do termo. Em outros termos, a propriedade é resolúvel quando no próprio título constitutivo está prevista a causa de sua extinção, ou a que se extingue por fato superveniente.

Quando ocorre a propriedade Resoluvel?

Entende-se por propriedade resolúvel aquela cujo o título de aquisição está subordinado a uma condição resolutiva ou a um termo final. Esta propriedade consiste em uma exceção ao princípio da perpetuidade da propriedade, ou seja, esta é temporária deixando de ser plena e passando a ser limitada.

Quem é o proprietário resolúvel em se tratando do fideicomisso?

É exatamente a situação do fideicomisso, onde o proprietário resolúvel é o fiduciário e “o proprietário, em cujo favor se opera a resolução” vem a ser o fideicomissário ou beneficiário final. Por fim, ainda que o Código Civil atual consigne a proibição expressa, no parágrafo único do art.

O que é um veículo com alienação fiduciária?

No caso da alienação fiduciária de veículo, caso você queira adquirir um carro, o banco faz um empréstimo para você e, até a quitação da dívida, o automóvel fica alienado para o banco - ou seja, o carro fica à disposição do banco e pode ser recuperado caso a pessoa fique inadimplente com a dívida do financiamento que ...

O que é operação fiduciária?

A alienação fiduciária é um tipo de garantia dado em alguns tipos de empréstimos e financiamentos. Por meio desse mecanismo, a pessoa pede crédito para comprar, por exemplo, um veículo ou imóvel e dá esse bem como garantia a quem concede o empréstimo.

Qual a diferença da propriedade resolúvel e da fiduciária?

A propriedade deixa de ser plena, passando a ser limitada. ... Um exemplo de propriedade resolúvel é a propriedade fiduciária, onde há a transmissão do bem ao credor fiduciário, em garantia de uma dívida, sendo o bem resgatado pelo devedor no momento da quitação do débito (condição resolutiva).

Qual a diferença entre venda e alienação?

2. a venda com reserva pode ser feita diretamente entre comprador e vendedor, enquanto na alienação há a presença indispensável de um financiador. 3. a venda com reserva se restringe a bens móveis, enquanto a alienação pode ser aplicada também para a venda de imóveis.

Como funciona a alienação?

A alienação envolve duas partes: o credor, que empresta o dinheiro, e o devedor, que é quem faz o empréstimo. Depois da assinatura do contrato com a empresa credora, a posse do bem continua sendo do devedor, mas a propriedade fica atrelada à instituição que emprestou o dinheiro.

Quem é o terceiro garantidor?

CIVIL. PESSOAS FÍSICA E JURÍDICA. TERCEIRO GARANTIDOR HIPOTECÁRIO. ... 2.Um terceiro, pessoa jurídica ou física, pode garantir dívida alheia com parte de seu patrimônio através de pacto hipotecário (garantia real), vinculando um ou mais bens imóveis à obrigação contratual originalmente assumida.

O que é fiduciária?

Fiduciante é aquele que, como garantia da dívida ou obrigação própria ou de terceiro, aliena fiduciariamente a propriedade ou um dos direitos elencados na lei, tais como direito de uso e propriedade superficiária.

Artigo anterior
Como diagnosticar sinusite bacteriana?
Artigo seguinte
Qual melhor faceta?