É possível ter verrugas e não ter HPV?

Perguntado por: Manuel Moura Rodrigues  |  Última atualização: 27. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

Nem toda verruga genital é uma infecção sexualmente transmissível ou uma infecção pelo HPV. Existem nevus, fibroma mole e papilomatose vestibular que podem mimetizar as verrugas genitais pelo HPV. No entanto, o HPV é uma importante causa de verrugas genitais.

Como saber se a verruga é de HPV?

Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.

É normal nascer verruga do nada?

Outro mito comum é que a verruga sempre nasce no mesmo lugar. O dermatologista ressalta que isso pode ocorrer pois, mesmo que o paciente tenha feito o tratamento correto para o problema, pode acontecer de nem todas as células serem extintas, o que leva a lesão a ressurgir no mesmo local, ou bem próximo.

Quem tem verruga viral tem HPV?

O que são? As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.

É possível ter HPV e não transmitir?

Também existe risco de transmissão, porém menor do que o risco das verrugas. Quando se realiza o tratamento das lesões pelo HPV reduz a quantidade de vírus no organismo e, com isso, reduz o risco de transmissão. E existe a chance de eliminar o vírus e com isso, parar de transmitir a infecção.

Toda verruga é HPV? E pode virar câncer?

18 questões relacionadas encontradas

Estou com HPV fui traída?

Uma infecção por HPV não é indicativa de traição, pois o vírus pode ter sido adquirido há muitos anos. Não se sabe por quanto tempo o HPV pode permanecer latente e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. As manifestações da infecção podem ocorrer meses ou até anos depois do contato.

É vergonhoso ter HPV?

Podem ocorrer sentimentos de vergonha, diminuição do desejo sexual, medo de ter câncer, revolta contra os parceiros sexuais, mesmo que normalmente não seja possível saber exatamente em que época ou de que forma ocorreu o contágio pelo vírus do HPV.

Como é o começo da verruga do HPV?

Sinais e Sintomas

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

Como saber se o homem está com HPV?

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, no entanto, quando surgem, os sintomas mais comuns do HPV em homens são as lesões verrucosas, ou seja, verrugas na região genital com aspecto de couve-flor e tamanhos variados, conhecida popularmente como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista".

Quem tem HPV transmite para sempre?

Mito. Não existe tratamento específico para eliminar a infecção viral e a pessoa infectada será sempre um vetor da doença. Em geral, a maioria das infecções por HPV são controladas pelo sistema imunológico do indivíduo e eliminadas naturalmente pelo organismo, mas algumas persistem podendo se tornar tumores malignos.

Quais verrugas são normais?

As verrugas podem ocorrer em qualquer região do corpo. Conforme sua localização e formato, são classificadas em: Verrugas vulgares: é o tipo mais comum. Em geral, as lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas podem guardar alguma semelhança com o aspecto de uma couve-flor.

Quando devo preocupar com verruga?

Se você tiver verrugas de pele, é hora de agir rapidamente, pois elas podem se espalhar por seu corpo se não forem tratadas. Se suas verrugas estão lhe causando desconforto emocional ou físico, consulte um dermatologista, para eliminá-las por completo e usar remédios de reforço imunológico.

Quanto tempo demora para sair as verrugas do HPV?

Alguns tipos de HPV (Subtipos 6 e 11) provocam, principalmente, o surgimento de verrugas na região genital (pênis, escroto, região de pelos pubianos, vagina e ânus). Por isso, pode causar coceira ou dor também. As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).

Qual o primeiro sinal de HPV?

Em grande parte dos casos, assim como ocorre com os homens, o HPV não apresenta sinais nas mulheres. Quando eles surgem, os sintomas de HPV nas mulheres que ocorrem com maior frequência são as verrugas com aparência de couve-flor, que podem surgir na vulva, vagina, colo do útero e ânus.

Qual a diferença das verrugas de HPV e as normais?

Como identificar se a verruga pode ser HPV? Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas.

Onde fica a verruga de HPV?

Na grande maioria dos casos de verruga genitais por infecção de HPV, elas não causam desconforto ou dores e tendem a regredir espontaneamente. Em alguns pacientes, além das verrugas genitais, podem ser encontradas lesões em outras partes do corpo como boca, garganta, região anal, pés, mãos, entre outros.

Como peguei HPV se meu marido não tem?

Fato: a transmissão do HPV acontece geralmente por meio de relações sexuais sem proteção, mas também pode ocorrer pelo contato com a pele ou mucosas infectadas.

Como saber quem me passou HPV?

O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.

Como saber se foi meu marido que me passou HPV?

Não é possível saber quando a sua esposa pegou ao HPV, se foi de um outro relacionamento ou se foi de você. Isso não é importante não deve abalar um casamento de 18 anos.

Quando sabemos que o HPV está em estado avançado?

Secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados; Anemia devido ao sangramento; Dor lombar, pelo comprometimento ureteral.

O que pode ser confundido com o HPV?

Algumas doenças podem ser confundidas com o HPV devido a sintomas semelhantes, como o molusco contagioso, outro tipo de infecção viral que causa lesões parecidas com as verrugas do HPV. Também as lesões benignas, como os acrocórdons e os nevos melanocíticos, podem ser confundidas com HPV.

Como saber se é uma verruga ou não?

Em geral, as verrugas são ásperas e da cor da pele, mas também podem ser planas, macias e/ou escuras. Em alguns casos, uma verruga pode regredir espontaneamente (geralmente em crianças); em outros, pode durar anos e causar bastante incômodo. Existem diferentes tratamentos para essas lesões.

Quanto tempo após a relação aparece o HPV?

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem, aproximadamente, entre dois e oito meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção.

É verdade que todo mundo tem HPV?

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.

O que muda na vida de uma pessoa com HPV?

A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) é a infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Estima-se que o risco de uma pessoa ter contato com o HPV durante a vida chega a 80%. Menos de 5% podem ter uma manifestação viral e menos de 1% vai ter uma lesão precursora do câncer de colo.

Artigo anterior
Como colocar out of office no outlook?
Artigo seguinte
Como usar o cartão virtual Inter por aproximação?