É possível ter pedra na vesícula e não sentir dor?
Perguntado por: Kevin Isaac Leal Abreu Miranda | Última atualização: 9. März 2025Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)
Sintomas: Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas.
Quem tem pedra na vesícula e não sente dor precisa operar?
Esta condição não tem obrigatoriedade de cirurgia, mas requer avaliação médica a respeito de tamanho de cálculos, espessamento da parede da vesícula abdominal, faixa etária, antecedentes de doenças, comorbidades associadas e estado de saúde atual.
Pode ter crise de vesícula sem dor?
Sim. 80% dos pacientes que têm cálculos na vesícula biliar não têm sintomas.
É possível conviver com pedra na vesícula?
O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.
O que pode ser confundido com pedra na vesícula?
Diarreiatões. Como a vesícula desempenha papel importante na digestão, quando há alterações neste órgão os sintomas afetam todo o seu funcionamento. O processo digestivo é um deles. Pode ocorrer a formação de gases e uma digestão mais lenta e pesada.
SE FIZER A DIETA NÃO TENHO DOR DE PEDRA NA VESÍCULA ? Como tratar dor de pedra na vesícula.
Qual a diferença de pedra e cálculo na vesícula?
DIFERENÇAS ENTRE O CÁLCULO RENAL E A PEDRA NA VESÍCULA
Os cálculos renais são feitos de cristais de cálcio, fosfato, oxalato e ácido úrico. Em contrapartida, as pedras na vesícula são constituídas por colesterol, sais biliares e bilirrubina.
Quando a cirurgia de vesícula é urgente?
Há casos também que a cirurgia é realizada com urgência, quando o paciente está apresentando crises recorrentes com dores intensas. Isso pode ser um sinal de que a vesícula está inflamada ou até apresentar uma infecção. Por isso, a cirurgia é realizada o mais breve possível para prevenir complicações.
Quanto tempo a pessoa pode ficar com a pedra na vesícula?
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Os cálculos da vesícula biliar podem passar anos ou até mesmo a vida toda sem causar nenhum problema.
O que pode acontecer se não tirar a pedra da vesícula?
Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.
Quanto tempo a pessoa fica com pedra na vesícula?
Essa é uma dor intensa que aparece de repente e que pode irradiar também para as costas, mais precisamente do lado direito e logo abaixo das costelas. É chamada de cólica biliar e caracteriza uma crise de pedra na vesícula. Sua duração varia entre 30 a 120 minutos, e geralmente surge após as refeições.
Tinha pedra na vesícula e sumiu?
Quando as pedras são pequenas e se mantêm no interior da vesícula, o paciente pode não apresentar sintomas e conviver com elas. No entanto, existe a possibilidade de os cálculos saírem da vesícula e se alojarem no ducto colédoco, aquele que faz o transporte da bile para o intestino.
O que a gente sente quando a vesícula está inflamada?
Sintomas de vesícula inflamada
Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes. Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
Qual exame detecta inflamação na vesícula?
O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.
Qual o tamanho da pedra na vesícula que precisa ser operada?
Além dessa indicação clássica, outras indicações seriam: cálculos maiores que 3 cm, presença de cálculos e polipos na vesícula, cálculo associado a vesícula em porcelana, desejo do paciente, risco de ficar sem cobertura hospitalar.
É possível expelir pedra na vesícula sem cirurgia?
Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras. Porém, o indivíduo deve avisar ao médico sobre o tratamento caseiro, e este só deve ser feito quando não há sintomas presentes, como a dor abdominal.
Qual o tamanho da pedra na vesícula é considerada pequena?
Em relação ao tamanho isolado, um cálculo de 1,5cm já é considerado como indicação relativa para cirurgia, pelo risco aumentado de colecistite (inflamação da vesícula). O ideal é sempre avaliar cada caso com suas particularidades durante a consulta médica.
É grave ter pedra na vesícula?
A pedra na vesícula pode ocasionar sintomas intensos e graves, sendo os mais comuns: Dor intensa na barriga, geralmente do lado direito ou na boca do estomago. Esta dor geralmente dura de 30 minutos a 2 horas, mas quando for mais prolongada pode indicar complicações. Neste caso, procure o seu médico com urgência.
Quando a pedra na vesícula é preocupante?
Pele e olhos amarelados – Icterícia
Assim como as fezes pálidas e a urina escura, a icterícia é um sintoma que indica quadros mais graves, provavelmente com uma complicação causada pelas pedras na vesícula. Esta condição é preocupante e requer atendimento médico.
O que tomar para dissolver pedra na vesícula?
Alguns remédios naturais como o chá de dente-de-leão, o chá de cúrcuma e a tintura de alcachofra, possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a eliminar a pedra na vesícula, principalmente quando a pedra ainda é pequena.
Quanto tempo fica no hospital depois da cirurgia de vesícula?
De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas. Ainda no hospital, por algumas horas depois da cirurgia, você ainda pode sentir dores no abdômen ou no ombro. Náuseas também podem acontecer e nesse caso é preciso tomar a medicação prescrita pela equipe médica.
Qual o tamanho da pedra na vesícula e perigoso?
Boa tarde, cálculos na vesícula biliar são perigosos quando são pequenos. Pois eles podem migrar pelo canal causando uma inflamação no pâncreas (pancreatite). O canal mede normalmente até 6 mm, portanto muito difícil sua pedra migrar, porem a chance de formação de novos cálculos e uma dilatação no canal pode acontecer.
O que o limão faz na vesícula?
Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras.
Como saber se a pedra na vesícula estourou?
Se a vesícula biliar está obstruída, não consegue contrair e se esvaziar normalmente, até que ela chega ao ponto de inflamar. O primeiro sintoma é uma cólica abdominal que vai se intensificando e provocando também náuseas e vômito. Febre pode ou não estar presente.
O que acontece com o corpo após a retirada da vesícula?
Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.
É normal emagrecer depois da retirada da vesícula?
Assim como a afirmação de que cirurgia de vesícula emagrece ou engorda não é verdadeira, não existe relação entre a colecistectomia e a perda de apetite. Na verdade, muitos pacientes passam a comer mais após a cirurgia, pois não sentem mais os desconfortos que sentiam antes ao se alimentarem.
Porque tomar glutamina à noite?
Quantas questões para passar no ITA?