É possível reverter a cárie?

Perguntado por: Marta Bárbara de Ribeiro  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

Uma cárie em fase inicial pode ser revertida por um dentista. Cárie que tenha destruído o esmalte não pode ser revertida. A maioria das lesões de cárie continua a piorar e a se aprofundar. Com o tempo, o dente pode se decompor até a raiz.

Como eliminar a cárie naturalmente?

Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.

Tem como tirar cárie escovando os dentes?

Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.

O que é bom para eliminar cárie?

Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie. Além disso, em caso de uso de gel, o dentista limpa o dente com uma cureta ou raspa a área com um motorzinho.

Como regredir a cárie?

“Ao observar uma pequena lesão branca e porosa, pode-se realizar um tratamento que consiste na orientação exata da higiene oral ao paciente combinada ao uso do gel fluoretado com flúor para o controle da placa bacteriana”, afirma.

Como Tratar a Cárie em Casa? É Possível? - Dra. Cíntia Amorim - Adornare Odontologia

17 questões relacionadas encontradas

Como impedir o avanço da cárie?

COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?
  1. CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. ...
  2. ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ...
  3. USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ...
  4. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ...
  5. FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO. ...
  6. DOR E SENSIBILIDADE DENTAL. ...
  7. PERDA DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. ...
  8. DENTES DANIFICADOS.

Porque tenho cárie mesmo escovando os dentes?

O principal é o estilo de vida. Comer muito açúcar e não escovar o dente são, sem a menor sombra de dúvida, os grandes culpados pelas cáries. Como a placa bacteriana é o estopim que leva à cárie, dificilmente alguém que se alimente de maneira equilibrada e tenha uma boa higiene desenvolverá a encrenca.

Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?

E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos. Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com cárie?

Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.

Quanto tempo leva para uma cárie virar canal?

Quando a cárie ultrapassou as camadas superficiais do dente e chegou à polpa, a única saída é fazer o canal, em que nervos são retirados e o conteúdo interno é substituído por um material inerte.

Quanto tempo dura um dente com cárie?

Com o tempo, o dente pode se decompor até a raiz. Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.

É normal ter várias cáries?

A doença cárie é causada por mais de 1 fator, sendo que o principal é a alimentação inadequada com excesso de ingestão de açúcares, aliado à falta de higiene bucal (escovação dentária e uso de fio dental).

Porque algumas pessoas têm mais cáries?

Algumas pessoas possuem uma quantidade maior de bactérias q causam a cárie e dessa forma, são mais propensas a desenvolver a doença cárie. No entanto, outros fatores pracisam estar presentes para isso acontecer, como dieta rica em açúcar e falta de escovação.

Porquê da cárie nos dentes?

Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.

Como saber se a cárie está grave?

A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento. Se notar o surgimento de uma mancha, na dúvida, consulte seu dentista para avaliar que procedimentos podem ser realizados.

Como saber se a cárie precisa de canal?

Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.

Qual dói mais arrancar dente ou fazer canal?

Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.

Como saber que o dente precisa de canal?

Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?
  • Dor de dente que pode durar horas.
  • Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
  • Dor pulsátil.
  • Sensibilidade ao mastigar.
  • Dor irradiada para outros dentes.

Quando é preciso fazer um canal no dente?

O tratamento do canal é necessário quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpado dente. A raiz fica infectada ou inflamada. O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa.

O que acontece se não fazer canal no dente?

As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.

O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?

Ao comparar os dois procedimentos, existe uma grande diferença entre eles: o tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.

Qual melhor arrancar o dente ou fazer canal?

Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca. No caso da extração, o custo é mais elevado que o tratamento de canal porque este procedimento envolve o valor da cirurgia, a colocação do implante e da prótese sobre ele.

É melhor fazer canal ou extrair o dente de leite?

É muito comum as pessoas pensarem que já que o dente de leite será trocado em determinada época, não há por que cuidar dele e a melhor solução é extrair logo. A extração até pode ser uma possibilidade, entretanto, depende da idade da criança e de quanto a raiz do dente de leite já sofreu a reabsorção.

Quando a cárie começa a doer?

A lesão cariosa inicialmente é assintomática

"Os sintomas só começam a aparecer quando surge a cavidade na superfície do dente, deixando a dentina exposta aos agentes externos (frio, calor, doce) ou quando a cavidade está tão profunda que começa a agredir a polpa, causando inflamação, consequentemente, dor", comenta.

Como saber se uma cárie atingiu a raiz?

As causas mais comuns são laminados desadaptados ou com bordas espessas que impedem a remoção adequada de placa bacteriana junto às gengivas. Os sintomas do problema são dores e escurecimento das laminados; o tratamento requer a remoção da lâmina para que o dentista tenha acesso livre à lesão cariosa.

Artigo anterior
Quanto ganha um repórter do RJ TV?
Artigo seguinte
Quais são os requisitos subjetivos do contrato?