É possível recorrer multa após o prazo?

Perguntado por: Vasco Hélder de Ramos  |  Última atualização: 18. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

O recurso pode ser feito sem a necessidade da Defesa Prévia ou mesmo caso ela tenha sido recusada. O prazo para recorrer em primeira instância coincide com a data de vencimento da multa, sinalizada no formulário MILT (Multa por Infração à Legislação de Trânsito).

Como recorrer a multa se o prazo já tiver vencido?

Se você ainda quiser recorrer e continuar tentando cancelar as penalidades geradas pela infração, precisará procurar um advogado. Quando a instância administrativa se encerra, é possível recorrer somente na esfera judicial. Além disso, conforme a Resolução nº 619/16 do CONTRAN, art.

É possível contestar multa depois do prazo?

Não é possível pedir um tempo a mais para recorrer de uma multa. O único prazo, portanto, que você até pode perder é o de defesa de autuação. Este primeiro contato também tem o prazo de 30 dias para ser feito.

O que acontece se eu tiver uma multa vencida?

Após o vencimento, o valor da penalidade pela infração de trânsito passa a ser acrescida de juros de mora, conforme previsto no CTB: "... a multa não paga até o vencimento será acrescida de juros de mora equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais ...

Qual o prazo para uma atuação virar multa?

O tempo total para esse processo pode variar, mas, em geral, o infrator tem prazos específicos para responder às notificações. Podemos afirmar que em média, para uma autuação virar uma infração, pode demorar de 30 a 75 dias. É muito importante ficar atento a esses prazos para evitar complicações adicionais.

135 - COMO RECORRER DE MULTA DE TRÂNSITO MESMO FORA DO PRAZO - LEANDRO OLIVEIRA

26 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando a autuação não vira multa?

Por isso que se diz popularmente "autuação não virou multa". Logo, para esses casos, só após a efetiva imposição da multa, isto é, que já esteja apta a ser cobrada do proprietário do veículo, é que aparecerá no site do Detran e no licenciamento do veículo.

O que fazer com uma autuação que não vira multa?

Ao entrar com recurso administrativo, ou com ação judicial, o motorista poderá requerer que o órgão de trânsito comprove a regular expedição da notificação, é assim especialmente na Justiça, na chamada inversão do ônus da prova. Mas é sempre recomendável estar munido de provas.

Pode pagar multa atrasada?

Para pagar uma multa de trânsito vencida, acesse o site do Detran do seu estado, encontre a seção de pagamento de multas e informe os dados do veículo. Ao localizar a multa vencida, selecione a forma de pagamento desejada e efetue o pagamento dentro do prazo estipulado.

Como pedir a conversão de multa em advertência?

Você deve preencher o Formulário de Solicitação de Advertência disponibilizado pelo DNIT. O formulário permite o preenchimento de forma eletrônica. Atenção: O formulário deverá ser preenchido, impresso, assinado, digitalizado e enviado.

Quais os melhores argumentos para recorrer de multas?

Acompanhe, a seguir, 03 bons argumentos que podem te ajudar:
  • Argumento 1: Apontar erros na Notificação de Autuação.
  • Argumento 2: Alegar que a via não estava sinalizada corretamente.
  • Argumento 3: Alegar que o radar não tem o selo de aprovação do INMETRO.

Quanto um advogado cobra para fazer um recurso de multa de trânsito?

Para recorrer de uma multa de trânsito, um advogado costuma cobrar entre R$300 e R$2.000. O valor do serviço será menor ou maior dependendo da complexidade do caso, da experiência e reputação do profissional, e da região onde ele atua.

Como pedir o cancelamento de uma multa?

A solicitação deve ser entregue no órgão de trânsito responsável. E deve estar anexado com o histórico do prontuário do condutor, que contemple, no mínimo, doze meses anteriores a infração. Esse documento pode ser retirado no Detran de cada estado.

Precisa de advogado para recorrer multa de trânsito?

É preciso contratar advogado para formular recurso contra aplicação de penalidade multa ou suspensão/cassação de CNH? Não. O proprietário ou condutor/infrator pode apresentar o recurso junto ao órgão competente.

Qual o prazo para entrar com recurso na Jari?

Art. 285- O recurso previsto no art. 283 será interposto perante a autoridade que impôs a penalidade, a qual remetê-lo-á à Jari, que deverá julgá-lo em até trinta dias.

Quais os tipos de multas que podem ser convertidas em advertência?

De acordo com o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade de advertência por escrito deverá ser imposta à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.

Tem que pagar multa convertida em advertência?

A advertência por escrito não gera pontuação na habilitação do condutor, que também não terá de pagar o valor referente ao tipo de infração, pois não é gerado boleto.

Como recorrer de multa de trânsito pela internet?

Entre no site oficial do DETRAN do seu estado (o estado onde está registrada a sua CNH). Vá até a aba “Recursos de Infração”, “Defesa de infração” ou outras similares. Vale lembrar que cada estado tem seu próprio site, por isso, pode haver diferenças em como a aba é chamada.

Como pagar a multa com 40% de desconto?

Para ter direito ao desconto de 40%, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no Gov.br e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, habilitar o veículo no aplicativo da CDT, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran.

É possível parcelar as multas de trânsito?

Não poderão ser parceladas as multas inscritas em dívida ativa e os pagamentos inscritos em cobrança administrativa, além das infrações cometidas com veículos de outros Estados ou anotadas por órgãos que não permitam o parcelamento ou o pagamento com cartão. Os parcelamentos podem ser feitos em até 12 vezes.

Pode multar sem avisar?

Notificações são obrigatórias no processo administrativo. No Código de Trânsito Brasileiro, o art. 281, inciso II, define que o auto de infração seja arquivado sempre que a notificação não for expedida em 30 dias pelo órgão de trânsito.

Como comprovar que a notificação não foi entregue?

É muito comum ouvir casos em que o condutor não recebeu a notificação da sua multa, mas como comprovar essa falha no recebimento? Para comprovar, é fundamental que o condutor preencha um documento disponível no site do Detran. No formulário de defesa, é importante que você relate com detalhes a causa da multa.

Quando a multa é nula?

As multas de trânsito são, geralmente, anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista. Além disso, erros de cunho processual também incitam a anulação da multa, portanto, mesmo que você tenha cometido a infração, a multa pode ser recorrida e anulada.

O que escrever na defesa de uma multa?

Nessa parte, você deve colocar o que pretende com o recurso: anular a multa, anular a suspensão da carteira e do direito de dirigir, impedir que os pontos sejam descontados de sua CNH... Isso varia conforme o seu caso. Mas você encontra essa informação no meio da sua correspondência.

Quais documentos enviar para defesa de multa?

Além do Formulário de Recurso, é fundamental enviar, também, uma cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isto é necessário para confirmar a identidade do proprietário e que é ele que, de fato, está recorrendo da multa.

Como se defender de uma multa que não cometi?

Nesse, caso o recurso é avaliado pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), em primeira instância do respectivo órgão de trânsito. O prazo para apresentar o recurso é o mesmo de vencimento de pagamento que constará da notificação de penalidade (boleto).

Artigo anterior
Qual modo de visualização que podemos inserir botões no formulário Access?
Artigo seguinte
Qual é o tipo de exame que um homem deve pedir pra saber se tem alguma doença sexualmente transmissível?