É possível penhora antes da citação?

Perguntado por: Helena Pinto de Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

Segundo o STJ, permite-se a pré-penhora ou arresto na execução antes da citação (artigo 830 do CPC ), inclusive mediante bloqueio de valores on line, desde que o ato citatório tenha sido tentado e não alcançado inicialmente e obedeçam-se os rigores do artigo 854 do mesmo diploma processual civil.

É possível arresto antes da citação?

O ordenamento jurídico autoriza o arresto de bens antes de aperfeiçoada a citação, nos termos do art. 830 do NCPC, cujo objetivo precípuo, além de garantir a execução, é fazer o executado não localizado ou que se oculta comparecer aos autos.

É possível o arresto online antes da citação em execução?

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que é possível fazer arresto eletrônico de valores, antes da citação, quando o executado não for localizado pelo oficial de Justiça.

Quando posso pedir penhora?

Devem ser observadores todos os requisitos, para que tenha validade a penhora, conforme exige a legislação: 1) os bens apreendidos devem ser penhoráveis; 2) devem pertencer ao patrimônio do devedor; 3) o credor deve estar documentado sobre o seu crédito.

Quando se efetiva a penhora de imóvel?

Cabe salientar que a penhora ocorre quando o bem é retido e o devedor é destituído da sua posse. Entretanto, é corriqueiro que a apreensão seja fictícia, uma vez que é lavrado o auto ou termo de penhora, mas o bem continua com o devedor, nomeado de depositário.

PENHORA EM EXECUÇÃO FISCAL ANTES DA CITAÇÃO. O QUE FAZER?

45 questões relacionadas encontradas

Quando a penhora se aperfeiçoa?

A penhora se aperfeiçoa mediante apreensão e depósito de bens do devedor (art. 664). Há, com ela, a retirada dos bens da posse direta do devedor, de maneira que o depósito se apresenta como elemento essencial do ato executivo.

Quando cabe à penhora?

A Constituição Federal garante que pessoas não perderão seus bens sem o devido processo legal. Portanto, a penhora de bens ocorre após uma execução judicial por quantia certa chegar ao ponto em que a única alternativa para o pagamento da mesma seja a penhora de bens.

Quais bens pode ser penhorado?

Dessa maneira, os bens que podem ser penhorados, em ordem de prioridade, são:
  • Dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
  • Títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
  • Títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;

O que precisa para penhorar um imóvel?

A penhora de imóvel começa com um mandado de intimação do devedor. Ato contínuo, deve-se registrar a penhora do registro de imóveis. Seguidamente, realiza-se a avaliação do bem, que pode ser realizada pelo próprio Oficial de Justiça ou por um avaliador especializado.

É possível o deferimento de penhora On-line antes da realização de citação em processo de execução?

1. Segundo o STJ, permite-se a pré-penhora ou arresto na execução antes da citação (artigo 830 do CPC ), inclusive mediante bloqueio de valores on line, desde que o ato citatório tenha sido tentado e não alcançado inicialmente e obedeçam-se os rigores do artigo 854 do mesmo diploma processual civil.

Quando é possível o arresto?

O arresto é a forma do credor requerer uma penhora antes mesmo da citação do devedor no processo de execução. Ou seja, é o elemento surpresa! Ele pode ser requerido desde que comprovada a probabilidade do direito e o risco ao processo.

O que é arresto no processo de execução?

Arresto é um procedimento determinado pelo juiz, visando a garantia de futura execução judicial. Esta medida é aplicada a bens do devedor.

Pode penhorar sem citar?

Em síntese: o NCPC não permite penhora antes da citação; porém, é possível que haja constrição de bens, de natureza acautelatória, antes do ato citatório – de forma específica no art. 830 e de forma genérica no art. 301.

Qual é a diferença entre o arresto executivo e o arresto cautelar?

Enquanto o arresto cautelar tem natureza de tutela provisória de urgência, fundada no art. 799, VIII cc o art. 300 e seguintes do CPC 2015, o arresto executivo, previsto no art. 830 do CPC 2015, embora a ele não se negue caráter também assecuratório, tem causa de pedir distinta.

Qual a diferença entre penhora arresto e sequestro?

Em suma, no sequestro, vocês tem interesse em um determinado bem, já no arresto, o que te interessa é o dinheiro. Na maioria dos casos do sequestro, são de ações de execução de entrega da coisa. No arresto, o bem ou bens, são confiscados para garantir a execução da quantia.

Como solicitar a penhora online?

O procedimento de bloqueio ocorre nesta sequência:
  1. O juiz cadastra o CPF ou CNPJ do devedor no sistema e envia a ordem de bloqueio: ...
  2. Depois de receber esse retorno dos bancos, o juiz verifica se ocorreu corretamente e solicita a transferência para uma conta judicial;

Quais são os tipos de penhora?

– Penhora de outros estabelecimentos; – Penhora de semoventes; – Penhora de percentual de faturamento de empresa; – Penhora de frutos e rendimentos de coisas móvel ou imóvel.

Onde requerer a penhora no rosto dos autos?

Art. 674. Quando o direito estiver sendo pleiteado em juízo, averbar-se-á no rosto dos autos a penhora, que recair nele e na ação que Ihe corresponder, a fim de se efetivar nos bens, que forem adjudicados ou vierem a caber ao devedor.

Quais são os bens passíveis de serem penhorados?

Quais são os bens passíveis de penhora?
  • dinheiro em espécie, em depósito ou aplicação em instituição financeira;
  • veículos de via terrestre;
  • bens móveis em geral;
  • bens imóveis;
  • navios e aeronaves;
  • ações e quotas de sociedades empresárias;
  • percentual do faturamento de empresa devedora;
  • pedras e metais preciosos;

Não tem bens para penhorar o que fazer?

Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III, CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.

Quais bens são impenhoráveis lei 8009 90 e 649 CPC?

A lei 8009 /90, que disciplina a impenhorabilidade do bem de família, dispõe que são impenhoráveis, os móveis que guarnecem a casa, as benfeitorias, equipamentos, construções e plantações, desde que quitados. Ressalva, porém, os adornos suntuosos, as obras de arte e os veículos.

O que é aperfeiçoamento da penhora?

APERFEIÇOAMENTO DA PENHORA. NOMEAÇÃO DE DEPOSITÁRIO FIEL. O prazo para a oposição dos embargos à execução inicia-se com o aperfeiçoamento e a conclusão da penhora, que ocorre com a sua ciência pelo executado e a nomeação do depositário fiel.

Tem como recorrer de penhora?

914 do Novo CPC, portanto: Art. 914. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá se opor à execução por meio de embargos.

Como lavrar termo de penhora?

O termo de penhora é assinado pelo próprio devedor. Costuma-se se dizer que o auto de penhora é lavrado pelo oficial de justiça quando da efetivação da constrição judicial dos bens. O termo de penhora é lavrado pelo escrivão quando é o próprio executado que nomeia os bens a serem penhorados.

Artigo anterior
O que diminui ocitocina?
Artigo seguinte
O que quer dizer a gíria GG?