É possível o reconhecimento extrajudicial de filiação socioafetiva de menores existe um limite de idade para o menor reconhecido?

Perguntado por: Nádia Branco Gonçalves  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (16 avaliações)

A partir de agora, somente as pessoas (filhos) acima de 12 anos poderão se valer do registro da filiação socioafetiva pela via extrajudicial, restando aos menores desta idade apenas a via judicial.

É possível o reconhecimento da paternidade ou maternidade socioafetiva de criança com menos de 12 anos de idade?

O reconhecimento de filho socioafetivo com idade inferior a doze anos é possível somente através de ação judicial. O interessado em reconhecer alguém como filho deve ser maior de dezoito anos. Não pode haver pedido de reconhecimento de paternidade socioafetiva dos irmãos entre si nem dos ascendentes.

É possível o reconhecimento da filiação socioafetiva de maneira extrajudicial?

Como destacado anteriormente, o processo para reconhecimento da filiação socioafetiva pode ser pela via judicial ou extrajudicial, tudo irá depender da idade do filho requerente. ... O processo judicial será a solução para os filhos menores de 12 anos e deve seguir os trâmites legais como qualquer outra ação judicial.

É possível o reconhecimento socioafetivo da filiação de maiores de 12 anos independente de parecer do Ministério Público?

Edit: A partir de agora, somente as pessoas acima de 12 anos poderão registrar a filiação socioafetiva pela via extrajudicial, restando aos menores desta idade apenas a via judicial.

Seria possível o reconhecimento da paternidade socioafetiva de forma extrajudicial?

O reconhecimento de filiação socioafetiva na esfera extrajudicial se dá por forma unilateral, ou seja, fica vedado por via extrajudicial realizar o reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva de dois ascendentes.

NOSSO DIREITO: Paternidade Socioafetiva - passo a passo para reconhecimento!

25 questões relacionadas encontradas

Quais as regras para reconhecer a parentalidade socioafetiva no cartório?

“O reconhecimento da parentalidade socioafetiva pelo procedimento simplificado disciplinado no provimento 63/2017 poderá ocorrer sempre que o filho tiver mais que 12 anos seguido as seguintes regras: desde que ele concorde com o ato; que haja também a anuência do ascendente registral caso o filho seja menor; que haja ...

Quem pode pedir reconhecimento de paternidade socioafetiva?

§ 2º Poderão requerer o reconhecimento da paternidade ou Maternidade Socioafetiva de filho os maiores de dezoito anos de idade, independentemente do estado civil. § 3º Não poderão reconhecer a paternidade ou Maternidade Socioafetiva os irmãos entre si nem os ascendentes.

Como se dá o reconhecimento da filiação socioafetiva?

Como ela é reconhecida? O reconhecimento formal da filiação socioafetiva é feito no âmbito da Justiça. Durante o processo, o juiz observará se o vínculo declarado caracteriza-se como uma relação comprovadamente socioafetiva, típica de uma relação filial, que seja pública, contínua, duradoura e consolidada.

Quais os requisitos para que a filiação socioafetiva possa ser reconhecida diretamente perante Cartório extrajudicial?

Certidão de nascimento e/ou casamento do pretenso pai ou mãe socioafetivo para inclusão correta dos ascendentes no registro do reconhecido; Preenchimento correto e completo do TERMO DE RECONHECIMENTO DE FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA disponível no cartório, o qual deve ser assinado perante a Oficiala.

É possível o reconhecimento extrajudicial voluntário de parentalidade socioafetiva estável e exteriorizada socialmente de pessoas acima de 12 anos?

10. O reconhecimento voluntário da paternidade ou da maternidade socioafetiva de pessoas acima de 12 anos será autorizado perante os oficiais de registro civil das pessoas naturais. ... A paternidade ou a maternidade socioafetiva deve ser estável e deve estar exteriorizada socialmente.

O que o Provimento 83 do CNJ alterou no 63 do CNJ sobre a paternidade socioafetiva?

Após a publicação do Provimento nº 83/2019, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que alterou o Provimento nº 63/2017, o reconhecimento voluntário da paternidade ou da maternidade socioafetiva perante os oficiais de registro civil das pessoas naturais foi restringido: o procedimento perante o registrador civil somente ...

Como comprovar vínculo afetivo?

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?
  1. Documento oficial de identificação com foto (original e cópia): do pai ou mãe socioafetivo(a), do reconhecido e, se for o caso, dos pais biológicos;
  2. Certidão de nascimento do filho reconhecido (original);
  3. Comprovação do vínculo afetivo:

Como a filiação socioafetiva tem sido abordada pelos tribunais superiores?

Essa nova modalidade de vínculo, denominado filiação socioafetiva é consequência de entendimento jurisprudencial de nossos Tribunais, que, embora a omissão do Poder Legislativo na edição de uma lei específica para regulamentar o tema, passou a reconhecer a existência de vínculo decorrente única e exclusivamente do ...

É requisito para o reconhecimento da filiação socioafetiva que haja uma diferença de 16 anos de idade entre pai e filho?

O pai ou a mãe socioafetivos devem ser, pelo menos, 16 anos mais velho que o filho e, obrigatoriamente, maior de 18 anos. A legislação prevê que o reconhecimento voluntário, feito em cartório, é possível apenas para o reconhecimento da filiação socioafetiva de forma unilateral.

O que é necessário para fazer reconhecimento de paternidade?

- no caso de reconhecimento de maternidade, se for possível, declaração do Hospital/Maternidade em que nasceu o filho (original). - No caso do desaparecimento ou morte do pai\mãe da criança/adolescente: Declaração de três testemunhas (assinatura com firma reconhecida) relatando que o falecido era genitor(a).

É possível o reconhecimento da maternidade?

Após a entrada em vigor do Provimento nº 69 do Conselho Nacional de Justiça, passou a ser possível o reconhecimento de paternidade/maternidade socioafetiva diretamente em Cartório. Em se tratando de filhos menores de 18 anos, é obrigatória o consentimento dos pais biológicos.

Como fazer para acrescentar o nome do padrasto no registro?

Como foi dito, o pedido de registro civil com nome do padrasto ou madrasta pode ser feito em cartório. Se o cartório se recusar, estará violando a determinação do CNJ. Neste caso, a família deve procurar um advogado para requererem a alteração do registro por meio de ação judicial.

Quanto custa o reconhecimento de paternidade socioafetiva?

Caso o Ministério Público emita parecer desfavorável, as partes devem procurar o Poder Judiciário para o reconhecimento. O valor para o procedimento de reconhecimento socioafetivo é R$ 166,68 e deve ser pago no momento da assinatura do requerimento.

Como colocar o nome de dois pais na certidão?

Conforme o provimento 63 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ o reconhecimento mãe ou pai socioafetivo, pode ser feito através do cartório, não precisando mais de uma ação judicial para ver reconhecida a multiparentalidade.

O que acontece quando um homem registra um filho que não é seu?

Assim, o registro de filho alheio como próprio, em havendo o conhecimento da verdadeira filiação, impede posterior anulação. O registro não revela nada mais do que aquilo que foi declarado - por conseguinte, correspondente à realidade do fato jurídico.

Pode ter dois pais no registro?

Cabe-nos apenas analisar se existe a possibilidade jurídica de promover o registro de nascimento de uma criança de forma a fazer constar dois pais e uma mãe. Não. Em nosso ordenamento jurídico tal registro não é possível.

Quais os direitos do filho socioafetivo?

O filho poderá requerer o reconhecimento judicial do relacionamento socioafetivo, comprovando que era tratado como filho pelo pai ou mãe socioafetiva, que usava o nome da família para se apresentar e socialmente é reconhecido como pertencente à família. É o reconhecimento da paternidade socioafetiva post mortem.

Como reconhecer filho já registrado?

Se a iniciativa para reconhecimento da paternidade for do próprio pai, basta que ele se dirija a qualquer cartório, com a cópia da certidão de nascimento do filho a ser reconhecido ou informações de onde ele possa estar registrado.

Como o direito sucessório analisa as questões de filiações?

Sendo os descendentes os primeiros aptos a receberem a herança, deve se analisar novamente o princípio da igualdade entre os filhos. ... O direito sucessório é um dos relacionados à filiação, sendo assim, o reconhecimento dos direitos sucessórios ao filho afetivo é visível.

Foi criado como filho tem direito a herança?

Conforme o Código Civil Brasileiro, os filhos são considerados “herdeiros de primeira classe”, ou seja, os filhos possuem direito a herança junto com o cônjuge, o que também vale para o filho adotivo.

Artigo anterior
Quem quer comprar um planeta?
Artigo seguinte
Qual a vantagem da tração integral?