É possível o cabimento de indulto ao crime de tráfico de drogas?

Perguntado por: Jorge Araújo de Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)

Não é possível a concessão do indulto ao crime de associação para o tráfico de drogas, ainda que não haja proibição no Decreto Presidencial.

Quando não cabe indulto?

"Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de: anistia, graça e indulto" (art.

É possível a concessão do indulto ao crime de associação para o tráfico de drogas ainda que não haja proibição no Decreto presidencial?

Não é possível a concessão de indulto ou comutação da pena ao condenado pelo delito de associação para o tráfico de drogas, pois há vedação legal contida no art. 44, caput, da Lei n. 11.343/2006. Precedentes.

Quem tem direito ao indulto?

Desta forma, é comum o indulto benficiar indivíduos condenados por por crimes menores, crimes culposos, bem como, aos apenados que possuam bom comportamento, mulheres que possuam filhos recém nascidos ou dependentes menores de 18 anos, pessoas com enfermidades graves, deficientes físicos e mentais, vítimas de tortura, ...

Quando o tráfico de drogas passou a ser crime hediondo?

7.210/ 1984 (Lei de Execução Penal), diferenciando frações para os delitos hediondos ou “equiparados”, sem mencionar quais seriam os delitos “equiparados”.

Artigo Quinto | Inciso XLIII | Tortura, tráfico de drogas, terrorismo e crimes hediondos

28 questões relacionadas encontradas

Porque o tráfico de drogas e crime hediondo?

Na legislação atual, Lei 11343/06, tráfico exprime a negociação ou o comércio ilícitos, daí as expressões comércio de tráfico de drogas ou narcotráfico. Desta forma, as relações do tráfico com o crime se dão em decorrência da motivação financeira, assim como da coação e do vício.

Porque o tráfico é equiparado a hediondo?

"A jurisprudência pacífica do Superior Tribunal de Justiça reconhece que o crime de associação para o tráfico de entorpecentes (art. 35 da Lei n. 11.343/2006) não figura no rol de delitos hediondos ou a eles equiparados, tendo em vista que não se encontra expressamente previsto no rol taxativo do art. 2º da Lei n.

Quais os requisitos para indulto?

Para a concessão do indulto, é preciso ter bom comportamento, sem nenhuma falta grave nos 12 meses anteriores à data de publicação do Decreto, além de ser necessário o cumprimento de parcela da pena, que varia de acordo com o regime prisional do preso e da quantidade da pena.

Quem tem direito a indulto de Natal 2021?

Concede indulto natalino e dá outras providências. III - por doença grave, como neoplasia maligna ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids), em estágio terminal e comprovada por laudo médico oficial, ou, na sua falta, por médico designado pelo juízo da execução.

Quando o Presidente pode dar indulto?

O indulto só pode ser concedido "após condenação transitada em julgado, mas, na prática, têm sido concedidos indultos mesmo antes da condenação tornar-se irrecorrível". O indulto "apenas extingue a punibilidade, persistindo os efeitos do crime, de modo que o condenado que o recebe não retorna à condição de primário".

É incabível o indulto natalino ao condenado por crime de tráfico?

É incabível o indulto natalino ao condenado por crime de tráfico. D O condenado por crime de tráfico, não sendo reincidente, só poderá obter a progres-são do regime fechado para o semi-aberto, depois de cumpridos 2/5 (dois quintos) da pena, qualquer que seja a data do fato criminoso.

É possível a concessão de indulto a condenados por crime comum que sejam igualmente condenados em definitivo por crimes hediondos?

Não é possível a concessão de indulto a condenados por crime comum que sejam igualmente condenados em definitivo por crimes hediondos.

É possível o indulto humanitário?

Na jurisprudência, há precedentes da 2a Turma do STF no sentido de que não é possível o deferimento de indulto humanitário ao réu condenado por tráfico de drogas, ainda que tenha sido aplicada a causa de diminuição, porquanto se trata de circunstância que não altera a natureza hedionda do crime.

Quais os crimes considerados hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art.

Quais são os crimes classificados como hediondos?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Quem tem direito a comutação de pena em 2021?

Assim, o requisito objetivo para a comutação do crime comum será o cumprimento de 5 anos da pena até a data do Decreto. Usando as penas do exemplo, caso se pretenda a concessão da comutação com base no Decreto 8.615/2015, a pessoa deverá ter cumprido 5 anos da pena até o dia 25/12/2015.

Quem se enquadra no indulto de Natal?

Normalmente, o benefício é destinado aos detentos que cumprem requisitos como ter bom comportamento, estar preso há determinado tempo, ser paraplégico, tetraplégico, portador de cegueira completa, ser mãe de filhos menores de 18 anos.

Quem pode receber o indulto de Natal?

O decreto natalino de 2020 prevê que poderão receber o perdão da pena os condenados das seguintes esferas: policiais federais, civis, militares, bombeiros, entre outros que, no exercício da função ou em decorrência dela, tenham cometido crimes culposos ou por excesso culposo, bem como os agentes públicos que tenham ...

Quem pode sair no indulto de Natal?

O governo federal publicou em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 24, um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que concede indulto de Natal a presos acometidos por doenças graves e a militares e agentes de segurança pública presos por crimes culposos.

Quais são os tipos de indulto?

Tipos de Indulto:

Temos o Indulto individual, conhecido também como graça, ou o Indulto coletivo. O Indulto individual pode ser total, alcançando as sanções impostas ao condenado, ou parcial, ocorrendo o instituto da comutação. Esta por sua vez na prática acarreta na redução ou na substituição da sanção aplicada.

O que é tráfico por equiparação?

Assim, é fácil concluir que, se Tício compra a droga e a oferece a Mévio para juntos a consumirem, Tício estará cometendo o crime denominado de “cessão gratuita para consumo”, figura equiparada ao crime...de tráfico.

Porque segundo entende o STF o crime de tráfico privilegiado não constitui crime equiparado a hediondo?

Tráfico privilegiado não afasta natureza de crime hediondo, diz TJ-SP. A incidência da causa de diminuição de pena do artigo 33, §4º, da Lei de Drogas, não afasta a natureza de crime hediondo ou equiparado, tampouco exclui a tipicidade, do crime de tráfico de drogas.

O que deve se entender por tráfico de drogas por equiparação?

O tráfico de drogas no qual incide a causa de diminuição de pena por se tratar de agente primário, de bons antecedentes, que não se dedica a atividades criminosas e não integra organização criminosa (art.

Por que o tráfico de drogas atrai tantas pessoas para a criminalidade no Brasil?

O principal motivo citado para justificar a entrada no tráfico é a questão financeira, 62% alegam que queriam ajudar a família e outros 47%, ganhar muito dinheiro. A busca por adrenalina, a ligação com amigos e a dificuldade em conseguir um emprego também estão entre as razões mais citadas.

Quais crimes da Lei de drogas não são hediondos?

Ademais, o constituinte (art. 5º, XLIII, CF/88) e o legislador (art. 2º, §2º, da Lei nº 8.072/1990), ao colocarem os delitos de “tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo” ao lado dos delitos hediondos, por exclusão lógica, definiu que esses três delitos não são hediondos.

Artigo anterior
Quais são as principais pragas e doenças do pepino?
Artigo seguinte
O que é arquivar um documento?