É possível morrer de cárie?

Perguntado por: Joel Valentim Correia de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

Sim, a cárie é a doença crônica mais comum do mundo e pode matar. O dentista Marcelo Sanches, explicou que as bactérias já estão no organismo e, quando a pessoa come e não escova os dentes, elas podem causar a perda total do dente, infecções graves no organismo e até mesmo problemas no coração que podem levar à morte.

O que acontece se não remover a cárie?

Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.

Quanto tempo posso ficar com a cárie?

Com o tempo, o dente pode se decompor até a raiz. Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.

O que uma cárie profunda pode causar?

O dente com cárie profunda, além de gerar dor, pode atrapalhar na mastigação, o que pode levar à problemas digestivos. Pode evoluir também para processos infecciosos da polpa, podendo levar a uma contaminação da corrente sanguínea pelas bactérias presentes nessa infecção (bacteriemia).

Como matar cáries naturalmente?

Parte 1 de 3: Cuidando de uma cárie naturalmente. Consuma mais vitamina D. A vitamina D é benéfica para a saúde dos ossos, pois acelera o metabolismo do cálcio e induz a produção de catelicidina, um peptídeo antimicrobiano que ataca as bactérias causadoras das cáries.

Cárie Mata?! | Saiba o que pode acontecer com você...

32 questões relacionadas encontradas

O que é bom para acabar com as cáries?

“A cárie só será eliminada pelo cirurgião-dentista através de tratamentos odontológicos invasivos ou minimamente invasivos, dependendo da extensão da doença”, diz ela. Uma terapia bastante recomendada para acabar com a cárie, é o procedimento de restauração dentária, que pode ser feito com resina.

O que acontece quando a cárie atinge o nervo?

Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.

Como saber se a cárie está grave?

A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento. Se notar o surgimento de uma mancha, na dúvida, consulte seu dentista para avaliar que procedimentos podem ser realizados.

Como saber se a cárie está avançada?

O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;

Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?

E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos. Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.

É normal ter muita cárie?

Enquanto na minha infância quase todo mundo tinha cárie, hoje, felizmente, ela se manifesta em menor intensidade e em muito menos gente. No entanto, talvez porque ainda esteja fresco em nossa memória que a maior parte da população convivia com ela, acreditamos que ter o problema é normal.

Quem tem cárie pode beijar?

Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.

Como saber se uma cárie atingiu a raiz?

As causas mais comuns são laminados desadaptados ou com bordas espessas que impedem a remoção adequada de placa bacteriana junto às gengivas. Os sintomas do problema são dores e escurecimento das laminados; o tratamento requer a remoção da lâmina para que o dentista tenha acesso livre à lesão cariosa.

Quando a cárie atinge a raiz?

A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.

Tem como fazer com que a cárie não se espalhe?

COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?
  1. CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. ...
  2. ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ...
  3. USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ...
  4. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ...
  5. FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO. ...
  6. DOR E SENSIBILIDADE DENTAL. ...
  7. PERDA DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. ...
  8. DENTES DANIFICADOS.

Quando a cárie não dói?

Apesar de ser um dos sintomas mais conhecidos desse quadro, Daniel afirma que sim, é possível ter cárie sem sentir dor no dente. “A doença cárie se refere ao acometimento da estrutura dentária sã por uma infecção bacteriana que destrói os tecidos duros que compõem o dente”, explica.

O que acontece quando a cárie chega no canal?

Quando um dente passa pelo tratamento de canal, ele perde toda sua terminação nervosa (a polpa) e, consequentemente, a capacidade de sentir dor ou qualquer incômodo vindo da cárie. "O paciente vai demorar mais tempo para diagnosticar, pois o dente não terá nenhuma sensibilidade", esclarece.

Como Desinflamar nervo do dente?

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

Qual o pior tipo de cárie?

Conheça a cárie dentária mais perigosa

As agudas são aquelas que devemos ter mais cuidado, pois a bactéria entra em contato com a polpa do dente, podendo causar uma pulpite - inflamação na região nervosa do elemento.

Quando a cárie chega no osso?

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

O que é cárie radicular?

Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente. Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.

Quando o dente fica preto na raiz?

O dente preto na raiz é um sinal de alerta porque indica que algum problema está em curso, ou que estamos negligenciando o cuidado com nossa dentição.

Pode beijar com dente podre?

É preciso ficar atento também ao fato de que esse tipo de doença pode ser transmitida pelo beijo. — Se alguém estiver com cárie ativa e beijar outra pessoa, ela passa a bactéria — afirma Katyuscia.

Pode beijar com o dente inflamado?

Não é recomendável que haja contato bucal se o dente está aberto e sem canal tratado, deve se concluir o canal e fechar o dente com curativo provisório para evitar contaminação do parceiro e do próprio canal do dente. Abraço Fraterno!

Porque algumas pessoas têm mais cáries?

Algumas pessoas possuem uma quantidade maior de bactérias q causam a cárie e dessa forma, são mais propensas a desenvolver a doença cárie. No entanto, outros fatores pracisam estar presentes para isso acontecer, como dieta rica em açúcar e falta de escovação.

Artigo anterior
O que é uma linha quebrada?
Artigo seguinte
O que é considerado imóvel?