É possível fazer uma viagem ao centro da Terra o que você acha que encontraria pelo caminho?

Perguntado por: Mélanie Cruz de Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

PROVAVELMENTE ENCONTRARIA MINÉRIOS COMO FERRO, MAGNÉSIO, DIAMANTES, OURO, ESMERALDA E MUITO OUTROS ALEM DE MUITA TERRA PELO CAMINHO.

O que você acha que tem no centro da Terra?

Ao contrário do que muitos imaginam, o núcleo interno é sólido, constituído basicamente por NIFE (Níquel e Ferro). Por isso, os indícios apontam que o centro da Terra seja uma grande bola de ferro envolvida por uma camada de rochas em estado líquido.

Seria possível as pessoas viajarem ao centro da Terra?

Seja na terra ou no mar, o que se conseguiu foi descer a uma fração minúscula do que seria uma viagem até o centro do planeta. Para chegar até lá, seria preciso descer 6.371 km, que é o valor do raio do nosso planeta. E essa viagem seria bem turbulenta.

Por que não é possível fazer uma viagem ao centro da Terra?

O problema de viajar até o centro da Terra não é a distância. A grande dificuldade é mesmo o calor e a pressão debaixo dos nossos pés. No centro do planeta, a temperatura chega aos 4 mil graus e a pressão ultrapassa 3 milhões de atmosferas.

Como é o centro da Terra de acordo com o filme Viagem ao Centro da Terra?

Resposta: "De acordo com o filme Viagem ao centro da Terra, o núcleo da Terra é composto por lavas de vulcão, diamantes, campos minados, pedras metálicas ou seja, que surgiram do endurecimento da lava dos vulcões".

Como seria uma VIAGEM até o CENTRO DA TERRA? - O PORQUÊ DAS COISAS?

33 questões relacionadas encontradas

Qual era o objetivo inicial do filme Viagem ao Centro da Terra?

Inspirado na obra de Julio Verne, Viagem ao Centro da Terra permite conhecer a estrutura do planeta.

O que o cientista de Viagem ao Centro da Terra queria buscar no centro da Terra?

Depois de uma ampla pesquisa, inspirada principalmente nos livros de Julio Verne, o cientista Max Anderson partiu para uma exploração que poderia comprovar suas descobertas, mas nunca regressou. Dez anos depois, seu irmão Trevor continua com suas pesquisas, mas ainda com poucos dados.

O que foi descoberto pelo professor Lidenbrock no centro da Terra?

Em 1863, pleno século XIX, o renomado cientista e professor de geologia e mineralogia alemão, Otto Lidenbrock, após ter encontrado um manuscrito escrito em código único pelo antigo alquimista islandês do século XVI, Arne Saknussemm, e de o ter decifrado, ele descobre que, segundo o alquimista, quem desce a cratera do ...

Qual a profundidade até o centro da Terra?

O núcleo interno do nosso planeta, por sua vez, estende-se desde os 5150 km até os 6371 km de profundidade.

Porque a Terra é quente por dentro?

Além disso, o núcleo da Terra mantém-se quente graças a duas fontes de “combustível” distintas. Por um lado, a energia deixada pela formação do planeta. Por outro lado, a energia nuclear que existe devido à decomposição radioativa natural.

O que acontece se cavar muito fundo na Terra?

A perfuração mais profunda já realizada no planeta é a de Kola, na Rússia, que chegou a 12.262 m. Mesmo se conseguíssemos, e enfim um ser humano se jogasse nesse buracão, ele se tornaria uma espécie de bola de pingue-pongue – indo de um lado para o outro eternamente por causa dos efeitos da gravidade.

Seria possível perfurar o planeta Terra de um lado para o outro?

Mas é completamente impossível... No entanto, o que se passa no interior da Terra é ainda mais espetacular do que imaginas… A Terra é feita de várias camadas, mais ou menos como um bolo ou um ovo.

O que existe no centro da Terra?

O interior da Terra é formado por camadas parecidas com as de uma cebola. A última delas (a mais profunda) é o núcleo interno sólido de ferro e níquel, que tem um raio de 1,2 mil km, aproximadamente três quartos do tamanho da Lua.

O que você imagina que existe no interior do planeta?

O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas telúricos, é dividido por critérios químicos em: uma camada externa crosta de silício; um manto altamente viscoso; um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida.

O que tem embaixo da Terra?

Abaixo dela, está o manto, uma camada de rocha que constitui 84% do volume da Terra, dividida entre manto superior e manto inferior. Mais abaixo, há um núcleo externo de ferro líquido em movimento em torno de um núcleo interno de ferro sólido, ambos com um pouco de níquel.

O que tem dentro da Terra para crianças?

A Terra é dividida em três camadas — crosta, manto e núcleo —, graças às transformações ocorridas ao longo de bilhões de ano. Essas camadas atuam de forma interdependente entre si, e mudanças em uma afetam as outras, o que demonstra que nosso planeta não é um bloco rochoso único e estático.

Qual foi a maior profundidade alcançada pelo homem na Terra?

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.

Qual o lugar mais profundo da Terra?

A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos, atingindo uma profundidade de 10 984 metros. Localiza-se no oceano Pacífico, a leste das ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Oceano Pacífico e das Filipinas.

O que acontece se o centro da Terra esfriar?

Agora, se o núcleo terrestre esfriasse, aconteceriam mudanças importantes. Acabariam os movimentos tectônicos, pois o centro da Terra se solidificaria e as massas continentais não teriam por onde deslizar, e com eles terremotos e furacões terminariam.

O que deixou Otto Lidenbrock intrigado após o término da viagem?

O que deixou Otto Lindenbrock intrigado após o término da viagem? Não ter sido bem recebido pela comunidade científica. O fato da bússola ter indicado a direção errada. Não ter conseguido provar que Saknussem fez a mesma viagem.

O que havia escrito no fundo da cratera?

— dizia num tom de espanto e alegria. Corri para perto dele, que apontava para um rochedo colocado no centro da cratera. A evidência tomou conta de mim. Na face ocidental do bloco, em caracteres rúnicos semirroídos pelo tempo, estava escrito: Arne Saknussemm.

Onde o professor Lidenbrock achou o criptograma?

Em um velho manuscrito, Lidenbrock encontra um criptograma feito por Arne Saknussemm, célebre cientista islandês do século XVI, com a bombástica revelação de que, pela chaminé da cratera do extinto vulcão Sneffels, na Islândia, era possível penetrar até o centro da Terra e que ele -Saknussemm - havia comprovado este ...

O que o cientista buscava?

A principal função dos cientistas é a de realizar pesquisas com a finalidade de alcançar uma compreensão mais clara e complexa a respeito da natureza, incluindo a dimensão física, matemática e social do ambiente ou do objeto empírico analisado.

O que o cientista buscava mostrar?

Por meio da curiosidade e questionamento, os cientistas pesquisam sobre a vida e o Universo. Durante a Antiguidade e na Idade Média, as explicações sobre os fenômenos naturais eram baseadas na religião e no misticismo. A partir da Idade Moderna, começa-se a utilizar o método científico para a obtenção de conhecimento.

Como se classifica a narração do livro viagem ao centro da Terra?

A narração da viagem ao centro da Terra, sob a forma de diário de bordo, ocupa grande parte do romance que, numa fusão de realismo com imaginário, apresenta diversos detalhes geológicos e mineralógicos, os quais conferem ao texto certa credibilidade.

Artigo anterior
Qual a diferença entre pneus 165 70 e 175 70?
Artigo seguinte
O que é flagrante esperado e se o mesmo é regular ou irregular?