É possível fazer um seguro de vida em nome de outra pessoa?

Perguntado por: Mia Lia Lourenço de Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

Vale ressaltar que, embora o próprio contratante possa ser um beneficiário, o seguro de vida pode incluir qualquer pessoa ou instituição no rol de beneficiários.

É possível ter 2 seguros de vida?

Sim. Não há limite para o valor da indenização, podendo o segurado contratar quantos seguros quiser. Cada seguradora efetivará a indenização de acordo com o valor do capital segurado constante de cada contrato.

Quem posso colocar como beneficiário seguro de vida?

Beneficiário do seguro de vida é a pessoa que foi escolhida pelo contratante do seguro para receber a indenização caso o segurado morra. O beneficiário pode ser um amigo, vizinho, parente, cônjuge ou até um herdeiro. Há algumas regras a serem levadas em conta.

Pode colocar amigo no seguro de vida?

É importante deixar claro que, diferentemente da herança, que é destinada para herdeiros, no seguro de vida qualquer pessoa pode ser colocada como beneficiária. Dessa forma, é possível incluir nomes de filhos, cônjuge, pais, amigos, vizinhos, conhecidos, ou seja, não há limitação para a escolha do beneficiário.

Quem não pode fazer seguro de vida?

Embora essa definição dependa de cada seguradora, é possível, por exemplo, que seja estabelecida apenas uma limitação no capital segurado. Portanto, não há regra que impeça uma pessoa doente de fazer seguro de vida.

POSSO RECEBER O SEGURO EM NOME DE OUTRA PESSOA? PAI, MÃE, FILHO, ESPOSO, ETC...

16 questões relacionadas encontradas

Quais doenças são consideradas graves para seguro de vida?

Coberturas do seguro de vida para doenças graves
  • Câncer;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Infarto Agudo do Miocárdio;
  • Alzheimer;
  • Paralisia de membros;
  • Transplante de órgãos;
  • Esclerose múltipla;
  • Insuficiência renal terminal;

Quando a seguradora recusa o seguro de vida?

As seguradoras poderão recusar o pagamento alegando que alguma violação das condições gerais da apólice do seguro. As mais recorrentes são as negativas por doença preexistente e por inadimplência.

Quantas pessoas posso colocar no seguro de vida?

Tecnicamente, a lei não estabelece um limite quanto à quantidade de beneficiários do seguro. No entanto, quanto maior for o número, menor será o montante recebido por cada um deles. Por isso, não convém colocar muitas pessoas na sua lista.

Pode colocar namorado no seguro de vida?

O segurado pode escolher qualquer pessoa como beneficiária do seguro, podendo inclusive alterar sua escolha a qualquer momento. Na falta da indicação de beneficiários o seguro será pago aos herdeiros legais conforme Artigo 792 do Código Civil.

Como funciona seguro de vida para terceiros?

Uma prática conhecida de seguro de vida para terceiros é a contratação realizada pelas empresas para os seus empregados. ... Além dessa modalidade, existe a possibilidade de uma pessoa física contratar um seguro de vida para outra. É uma prática comum entre cônjuges para garantir proteção aos filhos e aos parceiros.

Quem tem direito a receber o seguro de vida do falecido?

É comum as pessoas terem dúvida sobre quem tem direito ao seguro de vida em caso de morte do segurado. A indenização é paga aos beneficiários informados pelo contratante, não importa se eles são parentes, herdeiros ou não. O beneficiário pode ser um amigo, vizinho, parente, cônjuge e também um herdeiro.

Quem são os herdeiros legais?

São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão Legítima.

Qual a diferença de segurado e beneficiário?

Assim, caso sofra um sinistro como acidentes ou outras adversidades, será o beneficiário, pois poderá contar com a indenização da seguradora. Ao contratar um seguro, você se torna o segurado. Mas caso você venha a falecer, a seguradora deverá repassar essa indenização para os seus beneficiários.

Como dividir seguro de vida?

792 do Código Civil, que estabelece que o valor do seguro será dividido em 50% para o cônjuge não separado judicialmente e os outros 50% aos herdeiros legais, obedecida a ordem da vocação hereditária.

É possível ser feito mais de um contrato de seguro sobre o mesmo bem no seguro de vida quem poderá ser o beneficiário?

Muitas pessoas acham que o seguro de vida é único, que só é possível ter um por pessoa. No entanto, não há nenhuma lei ou qualquer outro impedimento para que um segurado possa contratar vários de uma mesma seguradora ou até de empresas diferentes.

É possível ser feito mais de um contrato de seguro sobre o mesmo bem?

Dessa maneira, é defeso ao segurador celebrar mais de um contrato relativo ao mesmo bem, pelos mesmos riscos de maneira que, em ocorrendo o sinistro, receba-se a indenização integral de todos os seguradores.

Como comprovar união estável para seguro de vida?

Um jeito simples de comprovar a união estável é apresentar uma declaração em cartório. Mas é comum que os casais não tenham esse documento. Em casos assim, é possível então comprovar a união por qualquer meio que cumpra os requisitos legais.

Quem é o estipulante do seguro de vida?

Estipulante é a pessoa física ou jurídica que contrata apólice coletiva de seguros, ficando investido dos poderes de representação dos segurados perante as sociedades seguradoras, nos termos desta Resolução. Parágrafo único.

Como funciona seguro de vida para funcionários?

O seguro de vida para funcionários não é uma obrigação prevista na lei da CLT. Dessa forma, ele entra no pacote de benefícios que a empresa oferece. Assim, é o dono do negócio junto com o departamento de RH e o setor financeiro que definem a contratação do tipo de seguro de vida a ser oferecido.

Qual o valor mínimo de um seguro de vida?

Qual o valor mínimo para investir em seguro de vida? Na prática, não existe uma tabela fixa de preços. Não há, portanto, um valor mínimo para investir em seguro de vida, já que isso depende do perfil de cada um, conforme os dados apresentados, as coberturas adicionais escolhidas e a indenização desejada.

O que a CLT diz sobre seguro de vida?

A Consolidação das Leis do Trabalho não prevê a obrigatoriedade de contratação do seguro de vida para funcionários. No entanto, isso não significa que todas as empresas estão isentas de oferecer aos seus colaboradores esse tipo de benefício.

Como a seguradora investiga?

Como dito anteriormente, as seguradoras possuem profissionais especializados para analisar diferentes situações, inclusive o motivo do sinistro. Se for provado que a situação foi intencional, o pagamento da indenização será negado.

Quanto tempo prescreve seguro de vida?

Morte: três anos

Este é o prazo de prescrição do seguro de vida que foi contratado. Neste caso, o prazo estipulado é de três anos. No caso de falecimento do segurado, o prazo começa a ser contado a partir da data de falecimento do segurado e não a partir da data em que o beneficiário comunica o óbito.

O que pode ser considerado como morte natural?

Já a morte natural, configura-se por exclusão, ou seja, por qualquer outra causa, como as doenças em geral, que são de natureza interna, feita exceção às infecções, aos estados septicêmicos e às embolias resultantes de ferimento visível causado em decorrência de acidente coberto (Resolução CNSP nº 117/2004).

Quais as doenças que aposentam por invalidez com proventos integrais?

Confira agora quais doenças dão direito à aposentadoria por invalidez do INSS:
  • Doença de Parkinson.
  • Tuberculose ativa.
  • Alienação mental.
  • Cegueira.
  • Nefropatia grave.
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).
  • Esclerose múltipla.
  • Hanseníase.

Artigo anterior
Quanto é Log de 32 na base 2?
Artigo seguinte
O que significa o nome Kira em japonês?