É possível doação entre cônjuges?

Perguntado por: Bruna Joana Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (68 avaliações)

A doação entre cônjuges é permitida pelo CC de modo implícito no art. 544 do CC1. É preciso, porém, observar a sua compatibilidade com o regime de bens do casal. No caso de consortes casados em regime diverso do da comunhão universal, não há obstáculo à doação entre cônjuges, pois as liberalidades não se comunicam.

É possível doar parte de seu patrimônio para a sua esposa?

Não é possível doação entre cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens. ​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela impossibilidade de doação entre cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens.

É possível compra e venda entre cônjuges?

Desta feita, o novel art. 499, sem similar com o estatuto civil revogado dispôs: “É lícita a compra e venda entre cônjuges, com relação a bens excluídos da comunhão”.

Quais Regimes de casamento Admite-se a doação entre cônjuges e a terceiros?

Por conseguinte, pelo que restou decidido, pode-se concluir que se afigura em tese válida a doação entre cônjuges no regime de separação de bens, de comunhão parcial (bem próprio ou particular) ou de participação final nos aquestos (bem próprio ou particular), consoante orientação tradicional da doutrina civilista (cf.

Como declarar doação entre cônjuges?

O primeiro passo é abrir a ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis". Clique em "novo" e selecione o campo "14 - Transferências patrimoniais - doações e heranças". Em seguida, informe o nome e o CPF do doador e o valor correspondente ao bem ou a quantia em dinheiro recebida na forma de doação.

DOAÇÃO ENTRE CÔNJUGES

15 questões relacionadas encontradas

Como declarar valor recebido do cônjuge?

Desta forma, devem ser declarados os bens do casal na ficha de “Bens e Direitos” e o cônjuge ou companheiro precisa apenas mencionar que as informações sobre os bens constam na declaração do seu cônjuge, utilizando o código 99 (outros).

Como declarar transferência patrimonial entre cônjuges?

O contribuinte deve informar, no campo “discriminação”, que o bem é de propriedade de ambos. Já o outro cônjuge precisará, em sua declaração, no código “99-outros bens e direitos”, comunicar que possui tal bem, mas que ele está sendo declarado pelo companheiro/a.

Quais bens não se comunicam na comunhão parcial?

NO REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS

Assim, ficam excluídos (não se comunicam) os bens adquiridos antes da constância do casamento e aqueles recebidos por herança ou doação; isso significa que estes últimos são considerados bens particulares do cônjuge, não entrando na divisão.

É possível a doação entre cônjuges casados sob o regime da comunhão universal de bens?

STJ decide pela impossibilidade de doação entre cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela impossibilidade de doação entre cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens.

O que entra na comunhão universal de bens?

No regime da comunhão universal todos os bens (adquiridos antes ou durante o casamento) serão dos dois, inclusive os bens recebidos por doação ou por herança. No caso de separação, os bens serão somados e divididos em 50% para cada um.

Quais são os requisitos para a compra e venda entre cônjuges Qual o fundamento?

É importante salientar que para a venda de um imóvel adquirido depois do casamento é necessário autorização do cônjuge, ainda que sua administração seja particular. Se o cônjuge não tiver um justo motivo para a recusa (recusa injustificada), o outro pode pedir SUPRIMENTO JUDICIAL (Art. 1648, CC).

Quando é necessária a assinatura do cônjuge na venda?

É necessária a assinatura do cônjuge em todas os casos de venda, doação ou cessão de direitos de imóveis, devendo ser observado o regime de bens do casamento; No regime da comunhão parcial de bens, o cônjuge deverá assinar como Anuente em caso de transmissão de imóveis adquiridos antes de casamento.

Como comprar a parte do imóvel do Ex-marido?

Você pode fazer acordos para pagar a sua ex-cônjuge ao longo do tempo, ou concordar em pagar a multa com pagamentos de apoio à criança, ao invés de pagar a parte devida. Tenha um advogado para elaborar a papelada caso concorde em financiar a parte restante e certificar-se de que ambas as partes assinem.

Pode doar todo o patrimônio?

Assim, quem possui herdeiros necessários não pode doar todos os seus bens em vida, mesmo para realizar a partilha em vida. Havendo herdeiros necessários, o doador só poderá doar 50% do seu patrimônio. A outra metade é legalmente reservada aos herdeiros, sob pena da doação ser considerada uma doação inoficiosa.

Como doar parte de imóvel?

A doação do imóvel é feita por meio do chamado “Ato de Escritura Pública de Doação”. Ele deve ser registrado e assinado em tabelionato de notas. Esse serviço deve ser pré-agendado e é durante esse agendamento que o doador receberá maiores informações sobre como proceder em seguida.

Como doar a sua parte na herança para outra pessoa?

Assim sendo, o seu pai poderá doar a parte dele limitada a 50% do patrimônio e, caso a doação ultrapasse esse limite, ele poderá ser questionado posteriormente. Quanto a essa parte, o seu pai poderá doá-la a quem quer que seja. É o que se chama “parte disponível” do patrimônio, composta de 50% do que se possui.

É possível fazer doação de imóvel financiado?

Tecnicamente, o imóvel financiando não pertence de fato ao patrimônio do casal, sendo que, normalmente, o próprio bem é dado em garantia da dívida. Porém, independentemente disso, no ato do divórcio, o mesmo pode ser partilhado.

Como transferir um imóvel para esposa?

Como realizar uma doação em vida? Para fazer uma doação em vida é necessário comparecer em um cartório de notas munido da documentação do proprietário e dos documentos do imóvel. Ao realizar o processo de doação incidirão alguns custos do próprio cartório e o ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).

São excluídos da comunhão universal os bens doados ou herdados por um dos cônjuges com a cláusula de inalienabilidade?

O art. 1668 trata dos bens que são excluídos da união. Via de regra, os bens recebidos por doação ou herança comunicam-se com o outro cônjuge. Contudo, não serão bens comuns se for instituída uma cláusula de incomunicabilidade (arts.

Quais são os bens incomunicáveis?

São incomunicáveis os bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior ao casamento. Nesse regime há também os bens que se comunicam depois de celebrado o casamento.

Quando a herança não se comunica?

No regime da comunhão PARCIAL de bens e no regime de SEPARAÇÃO TOTAL de bens, os bens advindos de herança ou doação, tanto antes da união quanto na constância da união, NÃO se comunicam entre o casal (artigos 1.659 e 1.687 do Código Civil).

Como declarar transferência de dinheiro entre cônjuges 2020?

A doação realizada entre cônjuges casados sob o regime de comunhão parcial de bens deve ser entendida como mera movimentação de ativos e, portanto, não constitui hipótese de incidência do ITCD – Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.

Como declarar bens comuns do casal em declarações separadas 2021?

Para isso, abra um item na ficha de Bens e Direitos, código 99 (outros bens e direitos), explique a situação e informe o nome e CPF do cônjuge ou companheiro na "Discriminação" e deixe os valores zerados. Veja como declarar imóveis no IR 2021.

Como declarar transferência de dinheiro entre cônjuges 2018?

A sua esposa deve informar esse valor recebido na linha 26 da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Como declarar dinheiro de outra pessoa em minha conta?

Para declarar, é muito simples: no programa da Receita Federal, digite o saldo da conta corrente na ficha de “Bens e Direitos”, com o “Código 61”, Depósito bancário em conta corrente no País. Também informe o nome e CNPJ do banco, além do número da agência e da conta.

Artigo anterior
Qual o papel do fiscal da vigilância sanitária?
Artigo seguinte
Como pedir a primeira ligação de luz?