É possível desistir da ação após a sentença?

Perguntado por: Samuel Gonçalves Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)

DESISTÊNCIA DA AÇÃO APÓS A PROLAÇÃO DA SENTENÇA. IMPOSSIBILIDADE. Prolatada a sentença, não é permitido ao reclamante desistir do feito, nos termos do art. 485 , § 5º , do CPC .

Pode desistir do processo depois da sentença?

1. Após a sentença não cabe extinção por desistência da ação, mas apenas desistência do recurso ou renúncia ao direito sobre o qual se funda a ação, devendo este ser expresso.

Até quando se pode desistir da ação?

A desistência da ação é um instituto puramente processual e que, até o momento da prolação da sentença (§ 5º, Art. 485, NCPC), permite a extinção sem resolução do mérito. Antes da citação é incondicional (Art. 485, VIII, NCPC) mas, após oferecida a contestação só poderá ser deferido com anuência do réu (§ 4º, Art.

Qual o procedimento para desistir de uma ação judicial?

Resposta: Para desistir da ação, é necessário que a parte ou o representante processual ingresse com uma petição na vara ou juizado onde tramita o processo.

O que acontece quando o autor desistir da ação?

Assim, antes de proferida a sentença, pode o autor, a qualquer momento, desistir da ação por ele proposta, desistência esta que, como analisado anteriormente, produzirá efeitos apenas a partir de sua homologação judicial.

Dicas - Desistência da ação

31 questões relacionadas encontradas

Quem desiste da ação tem que pagar custas?

Se a desistência ocorrer antes de oferecida contestação, a parte ficará isenta do pagamento de custas e de honorários de sucumbência. A desistência apresentada nos termos do § 1o independe de consentimento do réu, ainda que apresentada contestação. (art. 1.040 do CPC).

Pode o autor desistir da ação após a citação?

Nessa ordem de ideias, antes de apresentada a contestação pelo réu, o autor poderá desistir da ação, independentemente do consentimento do réu. Após a apresentação da contestação pelo réu e antes da prolação da sentença pelo juiz, o autor poderá desistir da ação, desde que haja o consentimento do réu.

Quanto custa para desistir de um processo?

É sempre mais vantajoso e simples desistir da ação no Juizado Especial: não há custas nem honorários a pagar, em primeira instância, e o novo pedido pode ser ajuizado de imediato, sem aguardar o trânsito em julgado da sentença.

Como faço para retirar um processo de um advogado?

É feito por meio de petição juntada aos autos de processo judicial, onde se informa o juiz da qualificação do novo advogado, seus poderes, e se o advogado anterior permanece ou não.

O que é homologar a desistência da ação?

É possível a homologação pelo juiz da desistência da ação, requerida pelo autor antes da citação, sem necessidade do consentimento do réu, mesmo que tenha comparecido espontaneamente aos autos e ofertado contestação, pois caso contrário seria deixar ao alvedrio do réu o direito do autor de desistir.

É possível desistir da desistência?

Conforme parágrafo único do art. 200 do Código de Processo Civil, há possibilidade de arrependimento e retratação pela parte antes de homologado o pedido de desistência pelo magistrado.

Pode desistir da ação antes da citação?

A desistência da ação é ato privativo do autor e enseja a extinção do processo sem resolução de mérito (CPC 267 VIII). Se a desistência ocorre antes da citação, o autor responde apenas pelas custas e despesas processuais, mas não por honorários de advogado.

Quando o advogado pode desistir da ação?

45 do Código de Processo Civil, o advogado poderá, a qualquer tempo, renunciar ao mandato, provando que cientificou o mandante a fim de que este nomeie substituto.

O que acontece se o réu não concordar com a desistência da ação?

Não havendo concordância do réu com o pedido de desistência, - formulado após a citação - e, sendo fundamentada e justificada a sua discordância, resta prejudicado o pedido, não podendo ser extinto o feito sem julgamento do mérito.

É possível tirar um processo de um advogado e passar para outro?

Sim, o cliente pode trocar de advogado no curso do processo judicial. É muito comum a troca de advogado durante o processo. Na maior parte das vezes não causa nenhum problema de relacionamento e é combinada com o cliente e com o novo advogado.

É possível trocar de advogado no meio do processo?

Muita gente nos pergunta se é possível trocar de advogado no meio de um processo. A resposta é: SIM! Com muita frequência, clientes se queixam acerca de seus advogados. As razões são variadas: a perda da confiança, a falta de assistência mínima e várias outras atitudes que tornam a continuidade do contrato impossível.

É possível desistir de um processo?

A desistência da ação é um instituto puramente processual e que, até o momento da prolação da sentença (§5º, Art. 485, NCPC), permite a extinção sem resolução do mérito. Antes da citação é…

É possível desistir do processo?

Quem move um processo contra outra pessoa física, empresa e afim, pode, em algum momento, não querer mais prosseguir com a causa. A desistência da ação no novo CPC está prevista e pode ser requerida. Contudo, há casos em que o Juiz precisa consultar o réu sobre o encerramento do processo.

Quantas vezes a parte pode desistir da ação?

486, parágrafo 3º, do Novo CPC. (4) O parágrafo 3º, por fim, trata da hipóteses de perempção. Quando o autor, portanto, der causa, por 3 vezes, à extinção do processo sem resolução de mérito em virtude de abandono da causa, não poderá propor nova ação, de objeto idêntico, contra o réu.

É possível nova manifestação do autor após a contestação do réu?

I. Se o réu tiver alegado na contestação alguma preliminar ou algum fato modificativo, extintivo ou impeditivo do direito do autor, o juiz intimará o autor para se manifestar em 15 dias (nos termos dos arts.

Quem desiste da ação paga sucumbência?

DECISÃO: Autor que desiste da causa deve arcar com honorários de sucumbência. Se o processo terminar por desistência ou reconhecimento do pedido, as despesas e os honorários serão pagos pela parte que desistiu ou reconheceu.

Como desistir do pedido de justiça gratuita?

Nesse caso, ou ainda quando a parte desistir do pedido de gratuidade e quiser efetuar o pagamento das custas iniciais, o advogado deverá entrar em contato com a Unidade Judicial onde tramita o processo e solicitar a modificação da situação “Justiça Gratuita” no cadastro de partes, de “Requerida” para “Não Requerida” ou ...

O que acontece se não pagar as custas iniciais?

Se o autor não pagar as custas iniciais, mesmo sendo intimado para tanto, o juiz deverá determinar o cancelamento da distribuição (art. 290 do CPC), não sendo necessária a oitiva do réu e não gerando a condenação ao pagamento de ônus sucumbenciais.

Quando o advogado prejudica o cliente?

O advogado que quebra a confiança do cliente, deixando de lhe repassar valores de seu cliente, comete infração ética profissional, e crime de apropriação indébita, porque fere objetiva e subjetivamente a relação de confiança, causando decepção, desconforto íntimo e transtorno a quem deveria proteger.

O que significa renúncia ao prazo em um processo?

RENÚNCIA DE PRAZO EM FAVOR DA PARTE. Comentários: – A desistência do prazo recursal é feita geralmente em pedidos de alvará judicial e outros procedimentos, quando a parte tem interesse em que a sentença transite de imediato em julgado, para proceder, sendo o caso, ao levantamento do valor.

Artigo anterior
Como fazer 5 por cento de desconto?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas de Oxiurus?