É possível curar dor de garganta sem antibiótico?

Perguntado por: Denis Tiago Castro de Moreira  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (36 avaliações)

Na grande maioria das vezes, não! Essa frase é muito comum, tanto por médicos em prontos-socorros quanto por pais de pacientes. Mas a verdade é que, na imensa maioria das vezes, não é necessário antibiótico para amigdalite porque são quadros virais.

Como acabar com a dor de garganta sem antibiótico?

Opções naturais para garganta inflamada
  1. Gargarejo com água morna e sal. Uma solução de água com sal possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os microrganismos da garganta, diminuindo os sintomas. ...
  2. Tomar chá de limão com mel e gengibre. ...
  3. Tomar chá de malva, sálvia ou alteia. ...
  4. Tomar vitamina de morango com mel.

Como saber se a garganta tá inflamada ou não?

Alguns sintomas que ocorrem em quadros como esse são:
  1. dor de garganta constante;
  2. dor na hora de engolir;
  3. dificuldade para engolir;
  4. inchaço;
  5. rouquidão;
  6. sensação de garganta arranhando;
  7. tosse;
  8. formação de pus nas amígdalas.

O que fazer para acabar com a dor de garganta?

18 remédios para garganta inflamada
  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Chá de orégano com limão. ...
  3. Alho. ...
  4. Gargarejo com bicarbonato de sódio. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Gengibre. ...
  7. Chocolate 70% cacau. ...
  8. Vinagre de maçã

O que acontece se não tratar garganta inflamada?

Infecções corriqueiras na garganta, sem o tratamento adequado, podem afetar e trazer problemas ao coração. O fato é que quando a infecção bacteriana na garganta, como no caso de amigdalites e faringites, não é devidamente tratada há o risco de que se torne um gatilho para a chamada doença ou febre reumática.

Quer acabar com a dor de garganta sem tomar remédio?

20 questões relacionadas encontradas

É possível morrer de dor de garganta?

Nos países ricos, crianças com dor de garganta são testadas para infecções bacterianas e rapidamente tratadas com penicilina ou algum outro antibiótico barato. Mas nos países pobres, a faringite estreptocócica costuma passar sem tratamento e pode se converter numa lenta e demorada sentença de morte.

Quanto tempo pode durar uma inflamação na garganta?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

O que deixa a garganta inflamada?

O que causa garganta inflamada? A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. A inalação de substâncias tóxicas também podem causar irritação na garganta, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta.

O que não pode comer quando está com a garganta inflamada?

“Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

O que causa inflamação na garganta com pus?

Principais causas

Na maior parte das vezes, o aparecimento de pus na garganta é sinal de uma infecção bacteriana, como acontece no caso de amigdalite bacteriana, infecção por estreptococos ou pneumococos.

Quando a dor de garganta é preocupante?

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Tem como morrer de amigdalite?

Doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana provocada por Streptococcus, tratada inadequadamente. Pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte.

Como surge o câncer de garganta?

O ato de fumar é um dos principais fatores de risco para o câncer de garganta. No entanto, além do tabagismo em si, quando o hábito é combinado com o consumo frequente de bebidas alcoólicas, o risco de adquirir a doença se multiplica consideravelmente.

Onde se localiza o câncer de garganta?

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da garganta.

Qual a chance de cura de câncer de garganta?

O câncer de laringe geralmente responde muito bem ao tratamento, sendo grandes as chances de cura total, principalmente se detectado em fases precoces. A taxa de cura nos casos iniciais são acima de 80-90%, sendo que, em 70% dos casos, a laringe é inteiramente preservada.

Quanto tempo vive uma pessoa com câncer na garganta?

Mas, saiba que muitos desses pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico. Os números abaixo são do banco de dados do Instituto Nacional de Câncer Americano (SEER - Surveillance, epidemiology, and end results), que rastreia as taxas de sobrevida em 5 anos para o câncer de laringe e hipofaringe.

Quando a amigdalite e grave?

Complicações da Amigdalite

A amigdalite é geralmente uma inflamação passageira e que se resolve vulgarmente ao fim de 5-7 dias. No entanto, pode causar complicações graves em casos pontuais. A complicação mais frequente é o abcesso peri-amigdalino.

Como matar a bactéria da amigdalite?

O tratamento da amigdalite bacteriana é quase sempre feito com o uso de um antibiótico de amplo espectro, como a amoxicilina, que permite eliminar o excesso de bactérias.

Quanto tempo pode ficar com amigdalite?

A doença dura em média 3 dias, mas é comum o médico indicar o uso de antibióticos por 5 ou 7 dias para garantir a eliminação da bactéria do organismo, sendo importante que o tratamento seja feito pelo período indicado pelo médico para evitar complicações.

Como saber se a dor de garganta e vírus ou bactéria?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

O que pode ser uma dor forte por dentro da garganta?

Mas há outros problemas que podem causar dor de garganta persistente. É o caso de doenças como febre reumática, nódulos na tireoide e, até, câncer de garganta (de faringe ou laringe), condições que podem se tornar graves se não forem tratadas a tempo.

Quais são os sintomas de câncer nas amígdalas?

Aqui estão alguns sintomas que podem indicar câncer de amígdala:
  • uma dor de garganta que dure por um longo tempo.
  • dificuldade em mastigar ou engolir.
  • uma mancha branca ou vermelha na amígdala.
  • uma ferida no fundo da garganta.
  • uma dor de ouvido persistente.

Quando sai pus é bom?

Ao contrário do que muita gente pensa, o pus não é uma substância produzida pelas bactérias. Se você tem uma lesão com pus isso realmente fala a favor de infecção bacteriana, mas quem produz o pus é o nosso próprio sistema imunológico.

O que é bom para tirar o pus?

Como limpar o pus
  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Artigo anterior
Como acabar com os fios arrepiados depois da chapinha?
Artigo seguinte
Quanto tempo se deve tomar cálcio?