É possível argumentar a existência de responsabilidade penal da pessoa jurídica?

Perguntado por: Miguel Igor Barros Maia Tavares  |  Última atualização: 28. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

A pessoa jurídica não opera com uma disposição interna contrária à norma violada, nem possui possibilidade física de fazê-lo, havendo, tão- somente, a responsabilização penal a nível individual. e autônoma da responsabilidade penal tradicional individual.

É possível responsabilizar penalmente as pessoas jurídicas de direito público?

19. art. 3º, caput, da Lei 9605/98. “As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente [...]”.

Qual é a problemática central do debate acerca da responsabilidade penal das pessoas jurídicas?

Adentrando a discussão sobre o cabimento da responsabilidade da pessoa jurídica ou não, o cerne da questão está na falta de previsão legal para a tipificação dos crimes contra a ordem financeira e econômica.

Quais as responsabilidades da pessoa jurídica?

As pessoas jurídicas, tanto de direito público como de direito privado, respondem civilmente com seu patrimônio pelos atos ilícitos praticados por seus representantes legais. Quanto à responsabilidade civil contratual, não cumprida a obrigação pactuada, as pessoas jurídicas responderão por perdas e danos.

Quais são os requisitos legais para que as pessoas jurídicas sejam responsabilizadas penalmente?

São requisitos para a responsabilidade penal da pessoa jurídica conforme o artigo 3º, da Lei 9.605/1998: a) Infração cometida por decisão do representante legal ou contratual ou do órgão colegiado da pessoa jurídica; b) Infração praticada no interesse ou benefício da entidade.

Responsabilidade PENAL da Pessoa Jurídica

17 questões relacionadas encontradas

É possível a responsabilidade penal de pessoa jurídica por quê?

3.º da Lei 9.605/98 que prevê a responsabilidade penal da pessoa jurídica não deve ser aplicado, pois, apesar de norma vigente formalmente (porque aprovada pelo Poder Legislativo e promulgada pelo Poder Executivo), é substancialmente inválida, tendo em vista a incompatibilidade material com a Constituição Federal.

O que é responsabilidade penal da pessoa jurídica?

3º, a responsabilidade penal da pessoa jurídica foi estabelecida da seguinte forma: “as pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, ...

Qual teoria fundamenta a responsabilidade penal da pessoa jurídica?

É neste contexto que surgem as questões referentes à responsabilidade penal das pessoas jurídicas. Na doutrina atual, existem duas teorias principais acerca da responsabilidade penal da pessoa jurídica: teoria da ficção e a teoria da realidade.

Quem responde criminalmente por uma empresa?

Responsabilidade na esfera criminal Além das incidências legais trabalhistas, cíveis e previdenciárias, e dependendo dos fatos da situação a empresa, seus responsáveis e/ou prepostos podem responder ao processo criminal.

Qual o entendimento da jurisprudência acerca da responsabilização penal da pessoa jurídica?

Não há responsabilização criminal da pessoa jurídica, quando ausente previsão expressa na legislação extravagante. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 que prevê apenas a responsabilização penal de pessoa jurídica nos crimes ambientais (art. 225, § 3º) e contra a ordem econômica e financeira (art.

Quando ocorre a responsabilidade penal?

A responsabilidade penal surge com a ocorrência de uma conduta omissiva ou comissiva que, ao violar uma norma de direito penal, pratica crime ou contravenção penal. Os crimes constituem-se ofensas graves a bens e interesses jurídicos de grande valor, de que decorram danos ou perigos próximos.

Quais são os tipos de responsabilidade penal?

  • PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL. USE. PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL SUBJETIVA. ...
  • PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL SUBJETIVA. NOTA: ...
  • RESPONSABILIDADE PENAL. UP. ...
  • RESPONSABILIDADE PENAL OBJETIVA. NOTA:

Quanto à responsabilidade penal é correto afirmar que?

o agente maior de idade, portador de doença mental não responde criminalmente. o agente maior de idade, portador de doença mental, não responde se no momento da omissão for inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato.

Quais os crimes que a pessoa jurídica pode cometer?

Pelo ordenamento jurídico brasileiro atual, as pessoas jurídicas são responsabilizadas penalmente apenas pelos crimes ambientais. Não há qualquer possibilidade de uma pessoa jurídica responder penalmente por crimes cujo objeto jurídico do crime seja a saúde pública.

É possível processar penalmente a pessoa jurídica Mesmo não havendo ação penal em curso contra pessoa física com relação ao crime ambiental praticado?

D o STF reconhece a possibilidade de se processar penalmente a pessoa jurídica, mesmo não havendo ação penal em curso contra pessoa física com relação ao crime ambiental praticado.

Qual é a base legal que fundamenta a responsabilidade penal da pessoa jurídica por condutas lesivas ao meio ambiente?

No que tange ao meio ambiente, essa regulamentação se deu com a edição da Lei de crimes ambientais – Lei 9605/98, que, seguindo o disposto na norma constitucional, regulamentou a responsabilidade penal da pessoa jurídica.

É possível fazer com que o sócio da empresa seja responsabilizado pelos atos ilícitos praticados por meio dela?

(g) com base na legislação do abuso de poder econômico –Lei Antitrustee , os sócios da sociedade limitada podem ser responsabilizados, em caso de prática de atos fraudulentos, quando agirem com abuso de direito, excesso de poder, infração à lei ou ao contrato social.

Quem pode responder por crime de responsabilidade?

O Senado Federal, na apuração e julgamento dos crimes de responsabilidade funciona sob a presidência do Presidente do Supremo Tribunal, e só proferirá sentença condenatória pelo voto de dois terços dos seus membros.

Quem julga crime de responsabilidade?

A competência para processar e julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade é do Senado Federal (art. 52, I, CF), após autorização da Câmara dos Deputados, por dois terços (2/3) dos seus membros (art. 51, I, CF).

Qual a teoria da pessoa jurídica adotada no Brasil?

A teoria da realidade técnica é um meio termo entre as duas anteriores: ela defende que a personalidade das pessoas jurídicas surge a partir de uma ficção, mas entende que elas têm atuação própria no meio social. No Brasil, essa é a teoria mais aceita.

Quais são as teorias explicativas da pessoa jurídica?

Para a explicação da pessoa jurídica surge algumas teorias, e duas correntes principais, as que dizem que a pessoa jurídica não existe (teorias negativistas) e as que afirmam a existência da personalidade jurídica por meio de um grupo de indivíduos que formam uma unidade orgânica (teorias afirmativas).

Quais as teorias da natureza jurídica da pessoa jurídica?

2. TEORIAS SOBRE PESSOA JURÍDICA 2.1 Teoria da ficção 2.2 Teoria da realidade objetiva 2.3 Teoria da realidade técnica 3. TEORIA DE HANS KELSEN 4.

É possível responsabilizar penalmente as pessoas jurídicas de direito público?

19. art. 3º, caput, da Lei 9605/98. “As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente [...]”.

É possível a punição por crime ambiental apenas da pessoa jurídica?

É possível a responsabilização penal da pessoa jurídica por delitos ambientais independentemente da responsabilização concomitante da pessoa física que agia em seu nome.

É necessário punir a pessoa jurídica juntamente com as pessoas físicas?

225 da CF/88. A pessoa jurídica pode ser punida penalmente por crimes ambientais ainda que não haja responsabilização de pessoas físicas. O principal argumento desta corrente é pragmático e normativo: pode haver responsabilidade penal porque a CF/88 assim determinou. Vale ressaltar que o § 3º do art.

Artigo anterior
Como esquecer o ex que te traiu?
Artigo seguinte
Qual tratamento para hipertrofia atrial esquerda?